Começou ontem (26) a terceira edição do Latin America Meetings & Events Conference (LAMEC).

O fórum, que promove palestras sobre tendências, tecnologia, técnicas e melhores práticas da área de eventos, é idealizado pelaa Meeting Professionals International (MPI) e está sendo realizado noa WTC Event Center, em São Paulo.

í‰ claro que o Dica Evento não podia deixar de participar, né? Hoje, o mote da discussão foi o mercado de eventos latino-americano (aliás, mais do que nunca brasileiro).

Boas-vindas, reciclagem e descontração

O dia começou com um café da manhã feito pelo Levy Restaurant’s, seguido pelo pronunciamento de Alberto Moane (presidente da MPI Brasil).As boas-vindas oficiais foram dadas pelo CEO Global da MPI, Paul Van Deventer, que apresentou estimativas que indicam o quanto a indústria de eventos torna-se cada vez mais importante.

Depois, oa Grupo Alatura a nos convidou a participar daa atividade integrativa em quea materiais geralmente desperdiçados na organização de eventos (latas de refrigerantes, garrafas de água, fitas adesivas, canudinhos, etc.) foram distribuí­dos para que montássemos com eles instrumentos musicais. Os objetos confeccionados serão distribuí­dos para ONGs que oferecem aulas de música para crianças.

O objetivo era mostrar como ações dea responsabilidade social podem e devem ser inseridas com mais frequência na programação de conferências, congressos e outros eventos similares.

Na sequência, o autor do livro Events 2020,a Shuli Golovinski, falou com otimismo sobre o uso da tecnologia no design dos eventos, estratégia que as gerações Y e Z trouxeram para o setor.

Para Shuli, se – e apenas se – o organizador souber como utilizar e otimizar ferramentas high-tech, elas podem exercer um papel adjuvante na dispersão de eventos (perspectiva, aliás, incorporada na própria sessão de perguntas do evento, realizada por meio doa QR Code).

Shuli lembrou ainda que além de um Key Note Spekear (no caso, ele) custar caro, os patrocinadores haviam pisado na bola ao esquecer de convidá-lo para um jantar, uma estratégia importante para efetivar o networkinga e aproveitar a vinda do mesmo.

Adote uma árvore

No primeiro intervalo, foi introduzida uma diní¢mica bem diferente – e muito legal – para incentivar a responsabilidade socioambiental: oa Projeto SAVE – Sou Amigo do Verde, da Verde e Progresso Consultoria, é uma site onde pessoas fí­sicas têm a oportunidade de calcular e neutralizar seu impacto ambiental através da adoção de árvores virtuais (tudo pago pela organização do evento, é claro).

Debate Grandes Eventos – Desafios e Legados

í€ tarde, tivemos duas discussões de peso: a primeira, entituladaa Gerações: a Revolução do Aprendizado; e,a em seguida, falamos sobrea Grandes Eventos – Desafios e Legados.a No segundo debate,a destacaram-se os tópicos:

  • Copa do Mundo x Olimpí­adas: falamos sobre aa diní¢mica dos frequentadores, ações e patrocinadores em cada evento. Por serem diametralmente opostos, cada um requer uma estratégia distinta (a Copa acontece em várias cidades, em uma modalidade só; as Olimpí­adas já abrangem várias modalidades e são concentradas em uma cidade só).
  • São Paulo está com tudo: a cidade, totalmente inserida no circuito dos megaeventos, sediará durante a Copa a abertura e os jogos de semi-finais; nas Olimpí­adas, São Paulo também será o grande apoio do Rio 2016, responsável por receber as competições e delegações de futebol.
  • Hospitality Centers: discutimos seu papel no estreitamento de relações (afinal, um jogo não se resume a 90 minutos de partida).

MPI Idea

Durante o almoço, participamos da votação eletrí´nica do MPI Idea (projeto que premia um case de sucesso). A Revista ELLE Summer Fashion, que fechou a ponte da ígua Espraiada para desfile e festa comemorativa da Revista, foi a grande vencedora do troféu e da viagem para Istambul.

Tecnologia, Live Marketing Y Otras Cositas Más

Destaca-se a discussão de que a tecnologia não afasta as pessoas dos eventos e de que, na verdade, ela só tornaria ainda mais importante o chamado “face to face”. Em outras palavras, tecnologia não é custo extra e sim otimização de resultados – é através dela que o público sai da condição de espectador para a de produtor.

Na outra sala, a discussão sobre o chamado Live Marketing (confesso que ainda tenho minhas ressalvas quanto ao termo)destacou oa planejamento das ações de comunicação na promoção de eventos.

Outras falas interessantes foram as das professoras Andrea Nakane e Beth Wada, doa MPI – World Education Congress (WEC), que reforçaram o papel das diní¢micas dentro de eventos; os convidados da Corpora BR, capitaneados por Victor Oliva e seu sócio Pastore, que falaram sobre como as marcas devem se solidificar e contar estórias verdadeiras na divulgação e nos eventos.

Encerramento

No final, a apresentação a capella e show contorcionismo aqueceram o público para a discussão final sobre o Futuro í‰tico: O Papel dos Eventos na Construção da Reputação.

 

Avaliação final

Acredito que o evento deva trazer resultados positivos. Tive a oportunidade de participar de discussões sérias sobre o mercado de eventos (só senti falta de enquetes para que pudéssemos votar nos próximos assuntos que serão discutidos na versão do evento).

Deixe um comentário