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Artigos

11/07/2015Lí­bia MacedoSem Comentários

Como definir um bom Palestrante para seu evento

Nos vários tipos de eventos, utilizamos Palestrantes como forma de conteúdo, atração, merchandising entre outros.
Depois de definido o objetivo e a linha de abordagem do orador, é importante saber selecioná-lo de forma adequada.
No Brasil* já temos empresas que tem um casting de oradores, mas não se compara com os bureaus que existem nos EUA e Europa, aliás lá eles tem várias associações** que são consultadas pelos clientes para checar os Keynote Speaker (vide em nosso glossário o significado em detalhes) para os eventos .
Sugerimos 5 pontos importantes na contratação de um palestrante.
1) Test Drive
Você compra um carro sem dar uma voltinha no mesmo?
Com o Palestrante é o mesmo, tente assistir uma palestra e/ou ver um vídeo do mesmo. Interessante que seja recente, com o tema similar e que seja possível comprovar que foi gravado durante uma ação com plateia.
Se o palestrante não tem um vídeo, fique bem desconfiado.
Outra possibilidade são as referências, que podem estar postadas como forma de testemunhal de ex-clientes e ouvintes, mas se possível tenha isso de maneira formal ou até mesmo cheque isso pessoalmente com alguma empresa que já o tenha contratado.
2) Por encomenda
Uma palestra para um evento não pode ser uma fala padronizada. Primeiro, porque já pode ter sido assistida em outro momento por alguns dos ouvintes, segundo porque o contexto é outro e esta precisa ser o mais personalizada.
Instrumentalize o palestrante com dados da plateia, mercado, empresa, e qual o objetivo almejado. Certifique-se disso através de reuniões, analisando o draft da fala e verificando anteriormente a apresentação.
É diferente comprar um terno pronto e um feito por medida, não é mesmo?!
3) Presença Efetiva
Sabemos que a agenda de muitos palestrantes é extremamente concorrida, mas pensar numa forma de otimizar a presença deste no evento é fundamental.
Quando o palestrante assisti parte do evento, fica mais fácil ele contextualizar, entender o público, se aquecer para a sua performance, além de mostrar que está efetivamente envolvido, idem quando este fica pós sua palestra para “tietagem”, conversa com o board e possíveis perguntas extras, além de autógrafos em livros dele como autor.
A presença do palestrante não fica pontual e sim especial (negociar isso anteriormente e colocar no contrato de alguma forma)
4) Aposte na Co-promoção
Se o seu evento for aberto ao público, negocie desde o contrato que ele apoie na divulgação através de seu site, mailing e outras mídias que ele utilize.
Isso também se aplica a produtos diretos do palestrante como: cursos/livros/ softwares, negocie que durante o seu evento estes terão um preço promocional (e isto pode virar moeda de negociação entre você e o speaker)
5) As aparências enganam
Ser famoso ou celebridade pode trazer interesse de muita gente, mas se a pessoa não corresponder em sua fala com informação, indicações, exemplos, conhecimento – não servirá de nada.
Certifique-se que estas pessoas estão realmente engajadas em transmitir conteúdo e contribuir efetivamente com seu evento e não somente posar para fotos, fazer merchandising dos produtos dela.

Um bom Palestrante compõe a grade de um evento de forma a colaborar para o sucesso, certifique-se destes detalhes e receba somente aplausos.

* No Brasil existe um grupo que criou em 2014 a Associação Brasileira de Consultores e Palestrantes ABCP, mas não encontramos muitas referências
** National Speaker Association (http://www.nsaspeaker.org/)

coloquio e
Colóquio e
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