Dica Evento

Glossário

TERMOS ESPECÍFICOS DO SETOR DE EVENTOS E COMUNICAÇÃO INTEGRADA, EM ORDEM ALFABÉTICA

OBS: Listamos estes verbetes para auxiliar a vida dos gestores de eventos, aproveite e compartilhe com mais profissionais da área, e se quiser sugerir algum termo para abordarmos basta direcionar para contato@dicaevento.com.br

GLOSSÁRIO COMPLETO

Abstract

Abstract : podemos identificar esse termo com diversas abordagens. Genérico=Resumo

AED

AED : Abreviação de Automated External Defibrillator), ou desfibrilador, equipamento usado em emergências médicas.

Agent Discount

É o desconto sobre a tarifa normal, oferecido ao agente de viagens. Também denominado AD75, referindo-se ao percentual de 75%, normalmente oferecido pelas companhias aéreas após dois anos de aceitação da agência pela IATA. Embora não haja obrigatoriedade, em geral, são oferecidos dois bilhetes por companhia/ano.

Alfabeto fonético internacional

O Alfabeto Fonético Internacional é um sistema de notação fonética que padroniza sons falados a fim de evitar confusões, principalmente ao soletrar palavras, baseado no alfabeto latino. Importantissimo, por exemplo, no preenchimento de passagem aérea, hoje muito usado em telefonemas e conversas em rádios comunicadores.

Amenities

Amenities, ou amenidade, são itens ou atos cujo principal propósito é trazer prazer aos outros, mas que tenham utilidade. Por exemplo, uma cesta com sabonetes, shampoo, sais de banho, colônia, etc. no banheiro dos hóspedes pode trazer uma satisfação adicional. Podemos considerar esse termo aplicado aos brindes, ou melhor ao conceito de Gifting abordado no […]

American Breakfast

American Breakfast (café da manhã americano), é uma das variações de café da manhã normalmente inclusos em hospedagens. Neste caso é um café típico americano, que inclui 2 ovos, bacon ou salsicha, pão ou torradas, geléia, manteiga, panquecas, cereais, café, chá e suco.

American Plan

American Plan : Acomodações hoteleiras com três refeições incluídas no preço da hospedagem. Vide Pensão Completa.

AMPRO

Associação que congrega empresas e profissionais de marketing promocional no Brasil. Possui capítulos em várias cidades e visa gerar apoio ao setor e propor discussões diversas ao segmento.

Anfiteatro

Anfiteatro : vasto edifício de forma circular ou oval, com arquibancadas, costumeiramente aberto e externo.

Aperitivos

Apertitivos : petiscos pequenos, servidos antes de refeições para preparar o paladar e “apetecer” a fome dos convidados.

Arquibancada retrátil

ARQUIBANCADA RETRÁTIL: Estrutura telescópica com assentos e encostos dobráveis, que pode ser recolhida até atingir a profundidade de uma fileira. Utilizada para organizar as tipologias cênicas de uma sala multiuso ou teatro black-box.

ASAP

ASAP significa “assim que possível” (“as soon as possible” em inglês), se aplica a email, mensagens e tudo que deve acontecer assim que possível.

Assoalho

ASSOALHO: Pavimento de madeira que forma o piso do palco. O piso do palco de teatro deve ser executado em madeira por alguns importantes motivos: facilidade de implantação (fixação) do cenário, som, e estabilidade dos atores.

Auditório

Disposição só com cadeiras (sem mesas), em linha e de frente para o palco. Este formato é normalmente usado para grupos grandes com uma interação limitada com o orador.

Avant Première

Avant-première – termo francês que se refere à primeira apresentação de um evento cultural, costumeiramente cinema ou musical.

Back of the house

Saiba o que é Back of the House no glossário de eventos, turismo e marketing do Dica Evento.

BEO

BEO : Banquet event order, um formulário usado em hotéis principalmente com detalhes específico de A&B, horários e setup.

Boca de cena

BOCA DE CENA: Abertura frontal do palco que delimita horizontal e verticalmente o espaço visual da cena.

Borderô

Borderô: da palavra francesa bordereau, termo usado na contabilidade como relatório de credito e débitos da empresa. Em eventos, um resumo de todas as receitas e despesas em determinado dia da atividade (em especial os esportivos e culturais relaciona-se a movimentação dos ingressos). Relatório utilizado como histórico e análise de outras versões e conferência para cobranças de […]

BYOL

BYOL (Bring Your Own Lunch), pode estar num convite de um evento mais informal, como sequência de palestras, reunião do escritório, indicando que a comida não está inclusa. Saiba mais.

Cabine de controle

CABINE DE CONTROLE: Sala geralmente localizada ao fundo da plateia, onde são instalados os equipamentos para controle dos equipamentos cenotécnicos, de iluminação cênica e sonorização.

Café Continental

Café Continental ou Continental Coffee – consiste em: café , leite , uma ou duas opções de pães , manteiga , geléia , um suco e uma ou duas frutas . Pode também ter frios , iogurte e cereais.

Café da manhã

Modalidade de hospedagem onde o café da manhã é incluso no preço da hospedagem. Possui variações regionais e algumas consideradas “padrões” mundo afora.

Canapé

“Saiba o que é Canapé no glossário de eventos, turismo e marketing do Dica Evento.”

Cash flow

Cash Flow : refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico (evento)

Catering

Catering: serviço de A&B, saiba mais no glossário DICA

Cerimonial

Conjunto de formalidades, entre autoridades nacionais e estrangeiras, a serem seguidas durante um ato solene, festa pública ou visita.

Chamamento público

Chamamento Público: muito utilizado para projetos incentivados de eventos, é o procedimento destinado a selecionar órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta (em qualquer esfera de governo), consórcio público ou entidade privada sem fins lucrativos para firmar convênio ou contrato de repasse.

Charter

Charter : arrendar para uso exclusivo: aeronaves ou outro tipo de transporte num itinerário específico.

Check-in

Check in : procedimento de registro de um hóspede de hotel ou passageiro de companhia aérea quando de sua chegada.

City tour

City Tour ou simplesmente Tour, é um “giro” pela cidade, usualmente de 4 horas, onde o guia mostra pontos turísticos importantes da cidade.

Collab

Collab: a estratégia consiste na associação de um negocio a outras empresas ou artistas para lançar produtos com edição limitada. Interessante para serem lançados em EVENTOS OU como atração de loja conceito de Collab TEMÁTICA que acontece somente durante o evento.

Colóquio

Colóquio : do latim coloquium, deriva da conferência , muito utilizado pela classe médica, discute e toma decisão sobre determinado assunto.

Comim

Comim : ajudante ou aprendiz de garçom, também conhecido como commin ou commis. Atua limpando as mesas vazias, trocando toalhas, juntando mesas para grupos maiores de pessoas, recolhendo objetos caídos, transporta a comida da cozinha até o guéridon

Concierge

Concierge – Departamento/profissional responsável pela assistência às pequenas necessidades dos hóspedes, que não são necessariamente atendidas pelo hotel. Um assessor para assuntos não relacionados à hospedagem.

Conclave

Conclave: reunião do sacro colégio de cardeais em clausura (incomunicáveis), convocado para eleger um novo pontífice.

Conference center

termo que é utilizado em inglês para indicar o espaço que é dedicado aos eventos, geralmente menores.

Conferência

“Saiba o que é Conferência no glossário de eventos, turismo e marketing do Dica Evento.”

Congresso

Congresso : reunião de participantes de um mesmo setor profissional, promovida por entidade associativa que os agrega.

Continental Breakfast

Saiba mais sobre o Continental Breakfast, uma das modalidades de café da manhã inclusas em hospedagens, tradicionalmente meditarrâneo

Contra-regra

CONTRA-REGRA: Pessoa encarregada de cuidar dos cenários e objetos de cena, indicar as entradas e saídas dos atores, dirigir as movimentações dos maquinismos cênicos, distribuir horários e informes.

Convenção

Convenção – reunião de pessoas de determinados departamentos para: conhecer novas diretrizes, reciclagem, treinamento, apresentação novos membros, lançamentos, traçar as próximas metas, realinhar, apresentação programas de incentivo.

Cross entertainment

Cross entertainment: quando o cruzamento entre as marcas e entretenimento vai além do conteúdo em si, ampliando ptos de contato.

Crowdfunding

Crowdfunding : é uma maneira de viabilizar um projeto, forma de patrocínio mais informal onde a receita surge de maneira colaborativa e quem doar tem acesso e facilidades no mesmo.

CV&B – Convention visitors bureau

CV&B – Convention Visitors Bureau – é uma organização de instituições que promovem o turismo e a receptividade de uma cidade ou localidade para convenções e visitação de eventos e atrações diversas.

Debate

Debate: idem a mesa redonda, mas os participantes tem linhas diferentes de pensamento, geralmente de cunho político. Ex. Um debate político, ou debate sobre transgênicos, onde cada participante defenda uma vertente.

Debate

Debate : onde convidados expõem sua opinião sobre determinado assunto, porém as pessoas tem linhas diferentes de pensamento, geralmente de cunho político.

DMC

DMC – Destination management company – empresas de gerenciamento de destinos, que são mais do que uma simples agencia de turismo, mas tenham um conhecimento muito específico de destinos, fornecedores para apoiar em viagens corporativas e de incentivo e eventos, no processo de logística e que apoiem o briefing.

Dress code

Dress Code : indicação de traje ou estilo para ser utilizado na ocasião do evento, costumeiramente indicado no convite.

Early Bird

Early Bird =expressão “early bird worm” = pássaro que madruga e pega minhoca “madrugadores” que aproveitam as vantagens. Opção para eventos conhecidos para já frequentadores garantirem seu ingresso OU lote 01 antes de vendas oficiais . Tende à ser mais barato e/ou provoca as buscas e auxilia em promoção inicial do evento

Encontro

Encontro – muito similar a um congresso, mas em menor escala. Geralmente da área de Humanas e Sociais, várias palestras e apresentação de estudos. 

Encontro

Encontro – muito similar a um congresso, mas em menor escala. Geralmente da área de Humanas e Sociais, várias palestras e apresentação de estudos.

English Breakfast

Saiba mais sobre o English Breakfast, uma das variações de café da manhã inclusos em hospedagens, que segue a tradição inglesa.

Entidades privadas sem fins lucrativos

Entidades Privadas sem Fins Lucrativos – são constituídas sob a forma de associação ou fundação e não distribuem patrimônio auferido mediante o exercício de suas atividades sob qualquer denominação (lucros, excedentes operacionais, dividendos, bonificações, participações etc.).

European Plan

European Plan: uma taxa de hospedagem que não inclui refeições e que pode estar em fichas e emails como EP. Saiba mais sobre seu significado e uso.

Exposições

Exposições – Expõe obras de arte com as mesmas podendo ser vendidas

FAM

FAM – Meeting Planner Familiarization, viagem de reconhecimento bancada por entidade interessada

Fam tour

Fam Tour também conhecido como Fam Trip, é um programa desenhado especialmente par receber potenciais compradores ou divulgadores de um local/serviços focado em Turismo e espaços de eventos.

Faux Placement

Faux Placement: uma variação de placement, qdo há uma marca fictícia na trama. Ex: Friends, o café Central Perk

Festivais

Festivais – geralmente periódico, objetivo de competição ou divulgação, uma ou várias Artes. Espaço formador, discussão e experimentação

Flyer

Flyer: material impresso utilizado para a divulgação de um evento, produto ou serviço. Atualmente, é possível ajustar o material que foi impresso para que ele tenha uma versão virtual.

Focus group

Focus Group – método de pesquisa onde um pequeno grupo é questionado por um facilitador sobre determinados assuntos relacionados a comportamento, marca, compra, tendências.

Fórum

Fórum – grande numero de participantes que levantam problemas de interesse á ser discutido. Geralmente quem organiza são entidades da comunidade e Órgãos públicos.

Frisas

FRISAS: Em um teatro italiano com forma de ferradura (como geralmente são os grandes teatros dos séculos XVIII e XIX), série de camarotes situados junto às paredes de contorno da sala, no nível da plateia. No caso de eventos como carnaval, pequenos “camarotes” no mesmo nível da rua.

Gobo

 Gobo – Um pequeno pedaço circular de vidro ou metal que se encaixa em uma luminária e projeta um logotipo ou gráfico no palco, cenário, piso, grande cortina, etc.

Hackaton

Originalmente Hackathon significa maratona de programação, uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). Era focado para soluções tecnológicas e de programação. Com o tempo tem sido utilizada no setor de empreendedorismo, economia criativa, inovação e até comunicação.

Halal – dieta Halal

Dieta Halal é o nome dado a comida preparada de acordo com as leis islãmicas que seguem o alcorão. Halal, que em árabe significa lícito, autorizado, indica normas que dizem respeito a preparação e abate de animais.

Headset

Headset é um equipamento formado por um fone de ouvido e um microfone acoplado que é fixado na cabeça do usuário.

Hors d’oeuvre

Hors d’oeuvre : palavra francesa cuja tradução é ‘’fora do trabalho’’. Seriam os pratos servidos à parte da refeição, antes ou em horário em que não há refeição. Desta forma seriam adequados em um coquetel, open house, casamento (dependendo de espera de noivos), etc.

Host

Host: vide Hostess

Hosted buyer

Hosted Buyer – são potenciais compradores de um setor que são convidados à irem à um evento do nicho (com parte da viagem custeada pelo programa) e reúnem-se com os fornecedores.

Hostess

Hostess: recepcionista de um evento ou local, responsável por recepcionar os convidados, dar indicações de lugares específicos, colocação de pulseiras, entrega de cortesias, informações básicas do evento entre outros.

ICW

ICW – in conjunction with Um evento ou função que ocorre devido a um outro evento. Utilizado para esclarecer que uma atividade derivou e até mesmo depende de outra.

Ilha Estande

Estande Ilha ou Island Booth – é o estande que tem corredores nos 4 lados.

Invoice

Invoice : documento comercial que formaliza uma operação de compra e venda com o exterior, contendo quantidade, preço e condições de pagamento de mercadorias ou serviços prestados.

Job description

Job description – descrição da vaga, termo que indica o que o cargo é responsável por desenvolver. No setor de eventos é fundamental, principalmente em mega eventos e internacionais, pois os nomes de vagas não necessariamente são entendidos que realizam as mesmas coisas.

Jornada

Jornada- reunião periódica, âmbito regional de certo setor profissional, para discussão.

Kick off

kick off: ou reunião de kick off representa o início/começo. Com a presença dos envolvidos, no caso de eventos os stakeholders principais, validando os objetivos, recursos, restrições, prazos, entregáveis e cronogramas referentes ao projeto em questão.

Kosher – dieta

Kosher ou Kasher – que em hebraico significa apropriado, adequado –, pois o povo judaico acredita que o alimento nutre não apenas o corpo, mas a alma. É a comida preparada de acordo com as leis e restrições da comunidade judaica, eventos para a comunidade judaica optam por seguirem estes princípios e buffets que realizem […]

Lançamento de livros

Lançamentos de livros – Dia especial com autógrafos e venda inicial de obra literária (pode haver debate, palestra e coquetel), também conhecida como Noite de autógrafos

Licitação

Licitação: é o procedimento administrativo formal em que a administração pública convoca, mediante condições estabelecidas em ato próprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentação de propostas para o oferecimento de bens e serviços.

Lighting Plot

 Lighting Plot (Gráfico de Iluminação) – Uma descrição detalhada das necessidades de iluminação para o show, pistas, tipos de luminárias, géis, etc.

Linólio

Linólio – o nome de um tipo de revestimento para piso impermeável levemente emborrachado, colocado em salas e palcos de madeira para apresentações de dança pode ficar definitivo ou por temporada.

Live marketing

indica todas as ações “ao vivo” que seriam : eventos, ativações, degustações, sampling, promoção de vendas, premiações por concurso, sorteio, vale-brinde, programas de incentivo, abordagens, monitoramento em PDV´s)

Live painting

Live Painting – simplesmente pintura ao vivo, é a expressão da improvisação performática de seus participantes e costuma acontecer em locais públicos.

Lote

Lote: remessa de várias unidades de um mesmo produto. No setor de eventos, refere-se às remessas de ingressos de um certo valor. A cada lote, o valor dos ingressos aumenta.

Maratona

Maratona – Uma das mais antigas provas de corrida de longa distância com 42,195 km, temos também a meia maratona e as ultramaratonas – estas referem-se as provas com mais de 42km. Entenda mais sobre Maratona : https://www.youtube.com/watch?v=ZoXMA4QZu54

Mesa redonda

Mesa redonda – onde 3 até 9 pessoas expõem sua opinião sobre determinado assunto.

Mesa redonda

Mesa Redonda : onde 5 até 9 pessoas expõem sua opinião sobre determinado assunto, em concordânci, mas podendo ter abordagens sobre diferentes prismas ou áreas.

Mesversário

Mesversário: trata-se da comemoração mensal do nascimento do bebê até ele completar o primeiro aninho. Saiba mais.

MICE

MICE – do acrônimo Meeting, Incentive, Conference, Exhbition indica os tipos de eventos corporativos mais comuns: Reuniões/ Incentivo/ Congressos/ Feiras.

Mise-en-place

Mise-en-place, termo em francês que significa “posta no lugar, pôr em ordem” . Relacionado as ações da cozinha.

Mostra

Mostra – Exposição com caráter itinerante, objetiva apenas apresentar, sem venda para público.

Nominata

Nominata: ficha entregue ao anfitrião do evento para que possa citar o nome das pessoas que precisam receber destaque, presentes ou não, ajudando-o a não esquecer ninguém. O conteúdo é básico, com o nome e o cargo da pessoa a ser citada. Caso o nome seja estrangeiro, deve conter entre parêntesis como pronunciá-lo corretamente. Exemplo: […]

Olimpíada

Olimpíada – Competição que agrega várias modalidades, categorias e países, o maior exemplo acontece de 4 em 4 anos. Podemos ver essa denominação para competição de incentivo a temas escolares como Olimpíada de matemática.

Open house

Open House – é uma festa dada quando as pessoas que se mudam para uma casa ou apartamento novo oferecem para os amigos mais próximos.

Orquestra

Orquestra – é um grupo musical típico da música clássica, mas tem subcategorias importantes:

Outsourcing

Outsourcing : O termo terceirização é comum no setor de eventos. A terceirização é a contratação de uma terceira empresa para fornecer bens e serviços para o negócio da organização.

Painéis

Painéis – apresentações orais de 15 minutos de estudos acadêmicos ou pesquisas, podem ser somente banners expostos e os autores ficam ao lado num horário determinado na agenda do evento para possíveis explicações. (já existe versão e-poster).

Painel

Painel: dentro de um evento educativo são apresentações orais de 15 minutos de estudos acadêmicos ou pesquisas. Podem ser somente banners expostos e os autores ficam ao lado num horário determinado na agenda do evento para possíveis explicações. Costumeiramente dentro de um congresso, necessitam prévia inscrição e dependem de seleção e aprovação. Seguem critérios padrão […]

Pallet

Pallet – plataforma de madeira (ou plástico) usado para transportar ou apoiar mercadorias.

Paraninfo

Paraninfo: É o padrinho da turma de formandos, normalmente o Monitor. A escolha é feita pelos alunos. Cabe ao paraninfo entregar os diplomas à turma de formandos e proferir discurso durante a cerimônia.

Parceria Público-privativa (PPP)

Parceria Público Privada – PPP: entende-se como m contrato de prestação de serviços de médio e longo prazo (de 5 a 35 anos) firmado pela administração pública e regulado pela Lei nº 11.079/2004, cujo valor não seja inferior a vinte milhões de reais.

Patrono

Patrono: Personalidade de destaque e/ou inspiração na área de formação da turma, também podendo ser figura influente no município, na Fundação ou em outros âmbitos. A escolha é feita pelos alunos da turma. Cabe ao patrono proferir discurso durante a cerimônia

PAX

Pax : é a nomenclatura utilizada para identificar pessoas. Comum quando nos referimos aos participantes de eventos, fichas de briefing, entre outras. Advindo da área de turismo, esse formato relaciona-se ao passageiro dos bilhetes aéreos.

Pedra fundamental

Pedra fundamental – uma pré-inauguração de um Monumento, edificação, via pública, arena esportiva, praça, entre outros.

Península

Estande Península – estande com 3 lados livres

Pensão completa

American Plan : Acomodações hoteleiras com três refeições incluídas no preço da hospedagem. Vide Pensão Completa.

Piso tátil

Piso tátil: caracterizado pela diferenciação de textura em relação ao piso adjacente, destinado a constituir alerta ou linha-guia perceptível por pessoas com deficiência visual

Plano de contingência

Plano de Contingência – também conhecido como plano de recuperação de desastre.

Plano de emergência

Plano de Emergência – conjunto de normas e procedimentos lógicos, técnicos e administrativos estruturados de forma a se ter respostas rápidas e eficazes.

Planta baixa

Planta baixa: é um documento básico para representar o layout de um casa ou determinado ambiente, no caso de eventos é um desenho técnico que indica a disposição de áreas, setores, mobiliário e cenografia. Importante para noção espacial, adequação de sinalização, posicionamento de staff e segurança, fluxo de pessoas e rotas de entrada/saída.

PLE

PLE=acrônimo de paper less events. Esta terminologia serve para indicar que um evento se preocupou e foi planejado sem uso ou com o mínimo de uso de papel se tornando sustentável.

Pódio

Pódio ou Podium – estrutura com 3 posições utilizada em competições na hora de premiação, para que o 1°, 2° e 3° recebam as medalhas.

Praticável

PRATICÁVEL: Estrutura, usualmente em madeira, com tampo firme, usada nas composições dos níveis dos cenários ou como palco em reuniões, passarelas… É construído em diversas dimensões e formatos e é normalmente modulado para facilitar as composições.Um padrão é de 2mX1m.

Precedência

Precedência – Determina a ordem ou hierarquia de uma pessoa sobre a outra.

Pregão

Saiba mais sobre o pregão, modalidade de licitação regulada pela Lei 10.520/2002 e pelo Decreto 5.540/2005 para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios

Product Placement

Product Placement: presença da marca , produto ou conceito em conteúdos não produzidos por iniciativa do anunciante.

Q&A

Q&A = abreviação de questions & answer. Indica a sessão de perguntas e respostas em eventos educativos-científicos.

Rally

Rally – Nome da corrida focada em carro e moto.

Rave

Rave – Com longa e ininterrupta duração, com apresentação de DJ´s e performers, geralmente em locais abertos (campo).

Regata

Regata – Competição entre embarcações à vela ou remo.

Reverse Placement

Reverse Placement: marca da ficção vem para o mundo real . Ex: cerveja Duff (Simpsons), Wonka chocolate

RFP

RFP = Request of Proposal, ou em bom português Requisição de Proposta. Efetivamente é uma solicitação, muitas vezes feita através de um processo de licitação, por órgão ou empresa interessada na aquisição de um bem ou serviço aos seus potenciais fornecedores para que estes apresentem propostas de negócios.

RFP= request for purposal

RFP (request for purposal): pedido de uma proposta, quando o fornecedor elabora um orçamento para atender as necessidades do cliente de maneira livre, sem tantas especificações.

RFQ= request for quotation

RFQ (request for quotation): É uma solicitação de Cotação realizada de forma estruturada e com todas as especificações detalhadas, onde todos os fornecedores (concorrentes) vão elaborar orçamento de forma totalmente comparável tornando um processo de compras transparente. Tem regras, especificações técnicas, clausulas contratuais e expectativas sobre o contratado. Trazendo informações para que fornecedores saibam se […]

Rider

Rider – termo utilizado para indicar uma lista de equipamentos de sonorização e/ou iluminação que serão necessários.

Rodeio

Rodeio – Competição com várias modalidades relacionadas a montaria e provas cronometradas, cada região do Brasil tem suas características, mas os maiores eventos do Brasil seguem um formato americano desde 1980. Nossa maior referência é a Festa do Peão de Boadeiro de Barretos que com esse evento gera um aumento de 18% no PIB na cidade.

Sarau

Sarau – é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente.  Típico da região sul, o Sarau de Prendas é um exemplo da maneira peculiar de cultivar a tradição e nada mais é do que um baile de debutantes à moda gaúcha, onde as […]

Save the date

Save the date: é a primeira comunicação sobre o evento. É um aviso, que pode ser enviado por e-mail, por correio ou até por algum aplicativo. Sua função é fazer com que o convidado reserve a data (e horário) na sua agenda, garantindo sua presença e o bom planejamento do evento. O ideal é enviar […]

Seminários

Seminários – tem um tema central, duração de um dia inteiro, com formulação de uma decisão final.

Sessão paralela

Sessão Paralela – Sessão que tem alguma correspondência ou similaridade de assunto com alguma que já existe num evento educativo e ocorre simultaneamente.

Set up

Set up = maneira como salas , espaços e áreas de eventos são organizadas.

Shows

Shows – Apresentação geralmente de dança e música para público, quando o mesmo acontece em várias praças indicamos que é uma turnê.

Shuttle

Shuttle = um serviço de transporte, ônibus/van, contratada para transportar os participantes do evento entre instalações durante um determinado período de tempo. Serviço gratuito.

Simpósio

Simpósio – Dividido em subtemas, anais com todos os conteúdos, com curta duração.

Smash the cake

Em tradução livre, bagunçar o bolo. É uma sessão de foto onde o bebê interage com um bolo criando cenas divertidas. Indicado a partir de 6 meses, num local que seja um cenário bonito e interessante. Saiba mais.

Soft open

Soft open – que atua com o funcionamento do local de maneira minimizada com intenção de testar e treinar à equipe, alinhando para a inauguração oficial.

Teaser

Teaser – objetivo de provocar a curiosidade do público em torno de algo.

Teaser

Teaser: na definição genuína é “aquele que provoca”. No setor de marketing , algo feito para chamar a atenção de algo maior que irá acontecer, preparar, instigar.

Termo aditivo

Termo Aditivo: instrumento elaborado com a finalidade de alterar itens de contratos, convênios ou acordos firmados pela administração pública.

Torneio

Torneio – Competição de caráter eliminatório, de curta duração. Geralmente não há confronto entre todos. Boa opção para muitos participantes/times.

Vernissage

Vernissage (vernissagem) – encontro prévio à inauguração de uma mostra de arte, focada na imprensa e formadores de opinião, mas pode ser aberta a público e geralmente com coquetel. A palavra vem de “envernizagem” — do Francês vernis (o nosso verniz) e remonta ao velho costume de dedicar o dia anterior à abertura de uma exposição para os artistas aplicarem o […]

VIP

VIP significa uma pessoa muito importante, e vem do inglês “Very Important Person” Para marcas, seus clientes mais especiais, que utilizam mais seus serviços e merecem um atendimento especial. Por isso, as vezes estes tem facilidades para compra de produtos, ingressos, tem área especial e são convidados para eventos fechados.

Visita técnica

Visita Técnica, também conhecida como sight inspection. É a visita ou viagem a um local/destino onde será realizado o evento.

Workshop

Workshop – evento educativo que contém uma parte teórica e outra parte prática (idem oficina), importante para experienciar técnicas, equipamentos e afins