Dica Evento

Glossário

TERMOS ESPECÍFICOS DO SETOR DE EVENTOS E COMUNICAÇÃO INTEGRADA POR DATA DE POSTAGEM

ÚLTIMOS TERMOS POSTADOS

NPS – Net promoter score

NPS – Net promoter score: Métrica padronizada para medir a fidelidade do relacionamento com os clientes de uma organização. Focado na confirmação se indicariam ou não o evento ou algum serviço inserido nele

Get-in

Get-in:  horário especificado para  o staff chegarem e acessarem um local para configuração antes da chegada do público ou convidados. Repassar detalhes e checar se temos alguma baixa de funcionário para verificar como gerenciar.

House mix

House mix: Espaço reservado para o gerenciamento de palco de qualquer evento, seja ele artístico ou corporativo. O objetivo é que seja uma central técnica para os comandos de sonorização, iluminação/projeções de led, pirotecnia, vídeos, transmissão e captação de imagem.

Back stage

Back stage: Na tradução livre é o “atrás do palco” ou “bastidores”, na área próxima ao  palco, com acessos privilegiados e camarim (com área de descanso/ banheiros exclusivos), onde os artistas se preparam antes de entrar no palco e ocorrem os ajustes técnicos

Side Show

Side Show: Shows pockets que artistas que compõem o line-up de um festival, fazem antes ou depois do evento acontecer. Aproveitando a vida para a localidade.

Line-up

Line-up: Quem vai tocar no evento/ dia

Head liner

Head liner: Atração principal, em especial utilizado em festivais (banda, cantor, DJ)Importante trazer alguém conhecido, de preferência que não tenha vindo a localidade do evento e que esteja com trabalhos recentes  OU ao contrário pode estar a tempos sem tocar, mas já alcançou o reconhecimento e trará o interesse.

Dimmer

Dimmer: Um dispositivo usado para controlar a intensidade da iluminação cênica, permitindo ajustes de luz e sombra.

Fosso de orquestra

Fosso de orquestra: Um espaço abaixo do palco onde a orquestra ou banda se posiciona durante uma apresentação teatral ou musical.

Backdrop

Backdrop: Um painel grande colocado ao fundo do palco ou cena para criar uma atmosfera ou ambiente específico. Exemplo: entrada de premiação para fotos, assim como de zona mista de atletas ou entrevista ao final do jogo, costumeiramente com logo do evento e patrocinadores, que devem ter tamanhos equivalentes.

RSVP

RSVP: répondez, s’il vous plaît   / Favor confirmar presença, utilizada em convites para indicar a necessidade de resposta sobre presença ou não do convidado ou entidade, deve determinar a data limite e deixar fone ou site/email.

Key note speaker

Key note speaker: O/A palestrante principal que faz a fala de abertura ou de encerramento do dia, trazendo um interesse maior para que as pessoas cheguem no início do evento e/ou para que fiquem até o final. Importante que esses profissionais podem ser contratos em empresas especializados por palestrantes ou diretamente com eles desde que […]

Coffee break

Coffee break: Uma pausa durante o evento em que os participantes podem desfrutar de café, lanches e socializar. Internamente pode ser utilizado para alguma mudança de layout de sala, montagem de palco. Costumeiramente de 15-30 min, dependendo da agenda do evento.

Abraçadeira ou Enforca gato

Abraçadeira ou também conhecida como “enforca gato”: composta de nylon é utilizada para fechar/lacrar fios, gradis, firmar equipamentos e até mesmo por seguranças para imobilização.

Arara

Arara: Uma estrutura feita em madeira ou metal, onde se colocam os cabides com os figurinos do espetáculo. Normalmente ficam nos camarins ou nas coxias do palco.

Cumim

Cumim: profissional responsável por servir pratos, copos e talheres, repor bebida nos copos e limpar as mesas. Não anota pedidos que é responsabilidade do garçom.

Hospitality Center (HC)

Hospitality Center (HC): são espaços existentes ou construídos em eventos bem localizados/visão privilegiada e com serviços mais requintados para assistir e acompanhar um evento cultural ou esportivo. Camarote.

Sold out

Sold out: ingressos esgotados

Bid Book

Bid Book: caderno de intenções para se candidatar à ser sede de um evento.Formulário com informações de infra-estrutura, apoios, relação do tema com a comunidade, investimentos, rede hoteleira, entretenimento, etc.Documentos comprobatórios

BidBook

Formulário com informações de infra-estrutura, apoios, relação do tema com a comunidade,  investimentos, rede hoteleira, entretenimento, beleza, locais, aeroportos, dados, histórico eventos, meio ambiente, profissionais, legado pretendido e documentos comprobatórios com liberações e apoio de órgãos e gestores públicos e privados.

Bidding

Processo de candidatura que é aberta pelo Organizador responsável pela Competição (geralmente Confederação) com os aspectos necessários para a realização da mesma. Tem fases de recebimento de bidbook, visita técnica, apresentação e votação de seus membros.

FOP

Fiel of Play, o local de jogo, competição. Importante pois esse é um lugar especial para jogadores e para a mídia, por isso limiar a circulação, atenção a limpeza e processos.

Look

Relacionado ao visual do espaço d eventos, arenas e entorno e de materiais de suporte.

Badge

Credencial, crachá.

Mixed Zone

Zona Mista, local por onde passam os atletas/times pós competição e dão suas entrevistas.

QR code

Código de barras que pode ser lido por câmeras de smartphones. Ele pode trazer uma série de informações ou uma URL para abrir no navegador. Muito usado para os sites de credenciamento, inscrição, compra de ingressos ou baixar o app do evento ou códigos promocionais.

Metaverso

“A terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e Internet“. Um momento no tempo onde ser recria a realidade, ou se cria uma.

Unboxing

Traduzindo é “tirar algo de uma caixa”, mas com as redes sociais vai-se além. Onde alguém especial (influenciador, famoso, cliente) abre uma embalagem que divulga algo, no caso de Eventos pode ser: ingresso, camiseta, cartaz. Importante pq isso é gravado e postado nas redes e pode ser além de divulgação, promoção e atua como teaser