Algumas notas e dicas “pescadas” durante 15o Encontro de Promoções e Eventos, organizado pela PSCarneiro e realizado na Universidade Anhembi-Morumbi.
Amplie a comunicação com imagens diferentes
A equipe da agência Bijari deu a dica: use imagens diferentes para amplificar a comunicação, mostrando a interaço da arte e cenografia.
Dicas de ouro de Fernando Figueiredo (Bullet)
Fernando Figueiredo, CEO da Bullet, que veio praticamente direto do aeroporto, trouxe de Cannes – onde foi um dos jurados – o melhor da Promoção, com os leões e seus cases favoritos e ótimas dicas e toques:
- imparcialidade regional, mas mostrar para júris brasileiros, pois os jurados da nacionalidades explicam aos outros o contexto da campanha;
- o vídeo case tem que ter “pegada†não ser somente uma lista do que se fez, aliás que precisa claramente estar provado que é viável e foi feito;
- arrancar sorriso e mostrar resultados não somente números
E também destacou alguns pontos de trabalhos do Brasil, que teve 214 cases inscritos:
- Case Spanair que quis mostrar o quanto seus passageiros são importantes através dos que viajaram na noite de Nata de 2009, colocando na esteira presentes que os mesmos queria ganhar com nome e gravaram isso (bem emocionante)
- Coca Cola na mesma linha foi ao Museu do papai Noel nos EUA, onde as cartas escritas para ele são guardadas pelo correio neste museu, resgatou 75 e foi na casa dessas crianças de 30 anos atrás hj adultos e levou o presente, provando que Papai Noel existe e a Coca traz sse sonho (mais emocionante ainda)
- TEDx na Argentina, levando taxistas para assistir o evento e depois eles fizeram um “viral†falando, pois quantos passageiros eles não pegam, bela sacada pois criaram uma nova mídia, já prometeram para o próximo ano com os cabelereiros (rs)
- a simples utilização de ticket de estacionamento para promover um chiclete (todo mundo põe o bilhete de estacionamento na boca. Que percepção!)
- Mais do que nunca as mídias sociais estão acopladas ao mix e a questões culturais devem quebrar barreiras
Henrique Guerra (TV1) e Branded Spaces
Henrique Guerra da TV1, falou com propriedade de arquiteto sobre Branded Spaces, mas soube fazer ponte de quanto isso é importante para os eventos que são espaços efêmeros de marca (adorei essa definição).
Seja com o estilo de escritório, prédios, lojas conceitos, parques temáticos e isso pode ser exportado aos eventos quando o ambiente carimba a atmosfera do que a marca vende como conceito seja nas cores, nas formas, nos adereços, nas interações nos seus estandes, festas e lançamentos; por isso estar antenado ao que se faz é fundamental.
Cases GTM
No segundo dia tivemos o pessoal da GTM, com cases incríveis como Casa Veja em Campos, Skol Sensation e lançamento Audi A1, que teve que cenografar um prédio e um estacionamento subterrí¢neo para test drive.
Interessante ver que a preocupação de sustentabilidade da empresa esta no galpão de trabalho com reutilização de água de chuva, ferros.
A equipe GTM também lembrou que cenografia é interpretar a vontade de clientes em espaços de eventos.
(para não dizer que não falei do espinhos, não posso deixar de comentar que muitas fotos estavam desfocadas e amadoras. Num produto onde imagem é tão importante, é um problema sério)
Rock in Rio
Raul Azevedo, diretor comercial do Rock in Rio, com todo seu sotaque espanhol encantou e foi direto mostrando números e provando que nenhum evento conseguiu 1 milhao de pessoas em 1985, conseguiu silencio em 3.522 rádios por uma causa, Record até hoje.
Comentou sobre a Festa de gala para lançar o festival 1 ano antes, sempre em locais inusitados.
Contou que SP queria reviver o sonho Rock in Rio e o governo carioca não deixou e tem fechado versões em 2013 e 2015 também , bem no intervalos dos 2 grandes eventos esportivos, numa jogada teaser de turismo. Comentou também do namoro com Colí´mbia e México para receber uma versão do festival.