Vim relatar para vocês um pouquinho da minha experiência na 41aª a Feira de Turismo das Américas, realizada entre 4 e 8 de setembroa pelaa Associação Brasileira das Agências de Viagensa (ABAV)a no Espaço Brasil, do Ministério do Turismo.
Foram muitos roteiros, muitos estados, muitos países e muitas atrações naa Vila do Saber, Congresso da ABRAV que promoveu palestras, cursos de capacitação e fóruns de debates.a Entre os temas discutidos, destacam-se os roteiros de experiências alternativos e a necessidade de uma programação cultural que estimule o folclore e o artesanato local dos 25 estados que participaram do evento. O intuito é que essa programação seja capaz de atrair o interesse do mercado turístico e do público corporativo.
Números que chamam a atenção
Aa Pesquisa Anual de Conjuntura Econí´mica do Turismo foi a que trouxe dados mais curiosos.
Você sabia que o setor de eventos é o que mais traz turistas para o Brasil? Pois é, parece quea 25.6% de estrangeiros vêm ao país graças í s ações desse segmento. Por outro lado, a falta de recursos para realizar grandes eventos no Brasil ainda é uma dificuldade a ser superada.
No setor de cruzeiros, foi divulgado que 98% de cabines para a Copa do Mundo já foram comercializadas (aliás, uma alternativa de hospedagem que se fortalece cada vez mais no Brasil).
A criação de roteiros tematizados como os de pesca, ciclismo, natureza, turismo étnico (indígenas e afrodescentes) e para o público LGBT também está em alta, mostrando que há, sim, viagens para todos.
***
Por fim, queria frisar ainda que a 41aª edição da Feiraa foi uma ótima oportunidade de reencontrar grandes amigos do mercado, como o Antã´nio Brito, de Portugal (nosso encontro foi registrado na foto abaixo):
Valeu!