Já está acontecendo o RMCa – Rio Music Conference, evento que reúne profissionais do setor de música e eventos musicais do mundo inteiro. A conferência, que tem um formato interessante – mais distribuí­do, com eventos menores e reuniões em várias cidades do paí­s – terá seu principal encontro e atividades no começo de Fevereiro de 2013, reunindo DJ’s, produtores e fornecedores do mercado musical, além de apresentações de Tií«sto, Fatboy Slim,a Kings of Swingers (Renato Ratier e Mau Mau), Bob Sinclair, Maurí­cio Lopes e diversos outros DJs e produtores.

O Mercado de Música Eletrí´nica no Brasil

Um dado interessante divulgado é sobre o mercado de música eletrí´nica brasileira, que está concentrado em São Paulo e Florianópolis, com 25% e 16% dos eventos, respectivamente, e o restante espalhado por outras capitais e cidades.

Outra dado importante é que, enquanto no exterior a bilheteria é responsável pela maior parte do faturamento, aqui no Brasil são os patrocí­nios que respondem pelo grosso do dinheiro, principalmente através a de eventos proprietários e participação em festivais já consagrados como Lolapalooza ou Sónar. Outra tendência que vem se fortalecendo é transmitir os eventos via internet e streaming, uma forma de aumentar a abrangência a fim de aumentar o retorno (ROI – Return Over Investment), já que os cachês dos Top DJ’s e bandas estão chegando a cifras altas e encarecendo demais a produção, embora isto venha se amenizando devido í  crise na Europa, fazendo com que os cachês (e o verão) brasileiros seja mais atraentes aos DJ’s, que estão aportando com alegria no Brasil.

Perguntamos a alguns DJs brasileiros sobre o assunto e todos fizeram observações parecidas sobre o mercado, reclamando da diní¢mica dos cachês e hábitos de contratantes, que muitas vezes preferem contratar um DJ não-profissional, uma sub-celebridade da TV ou cinema, do que um profissional das pickups.

Confira o que disse o Maestro Billy, DJ e produtor do musical, que, entre outros trabalhos, é DJ no programa Caldeirão do Huck:

“Este lance de Top DJ conta para mais ou menos 20 DJs internacionais e DJs nacionais. Entre estes Top 20, nem sempre os contratantes pagam o que eles querem, geralmente só vem para o Brasil se fizerem mais barato os shows e fecharem pelo menos 5 datas. Aí­, vira um turismo bacana, bancado pelos contratantes.

Para o restante, é tudo mais difí­cil: não rola grana, não rola gig, não rola nada. A maioria vem passear no Brasil e em troca pedem para tocar por cachês bem baixo, isto quando não for simbólico. E para 99% dos DJs brasileiros que fazem turnê internacional, o esquema é semelhante.

E nem sempre o contratante está ligando para a qualidade musical do DJ, muita vezes preferem contratar uma subcelebridade do que um DJ bom, até se o valor for o mesmo. O que ele quer é chamar atenção com um nome conhecido.”

Para quem quer saber mais sobre este mercado, a conferência ainda conta com diversas outras palestras, painéis e debates diversos, além de feira de negócios, shows e apresentações. As inscrições são gratuitas até o dia 31/01/2013 (sujeitas a cobrança no dia) e mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Serviço Rio Music Conference e mercado de música eletrí´nica no Brasil

Evento: RMC Rio Music Conference 2013 Data: 1 a 2 de Fevereiro de 2013 Local: Pestana Rio Atlí¢ntica- Av. Atlí¢ntica, 2964 – Copacabana – Rio de Janeiro Horário: Credenciamento, a partir das 14h Inscrições e Informações: http://pack.to/XgNF65

Chamada Bob Sinclair Rio Music Conference 2013 e o mercado brasileiro de música eletrí´nica
Rio Music Conference 2013 e o mercado brasileiro de música eletrí´nica

Deixe um comentário