Publicado originalmente no site da consultoria Conceito Lazer – Soluções Integradas e Eventos.
Em ritmo de Natal, fechamos o ano de 2009 com o gostinho de que mais eventos poderiam ter sido fechados, mas o lado positivo é que muitos contatos foram feitos, que demos cursos aqui em São Paulo e Fortaleza, consultorias, chegamos ao número 200 de nosso INFO, e que 2010 tem muito mais (livro, cursos no exterior e maiss).
A quem é aluno na área, sucesso em suas carreiras, aos profissionais que façam um balanço de 2009 e tracem metas factãveis para 2010 e que o Espírito de Natal seja de rever nossa postura: seja de dar uma palavra de carinho ao outro e que tracemos um próximo ano realmente nota 10 e que …vcs continuem curtindo o nosso Boletim, aproveitem e mandem dicas do que querem ler ano que vem.
Boas Festas!
Libia Macedo
Antenado
Feira Preta
Dia 13.12, ocorreu a Feira Preta. Nesta 8a edição o tema principal foi “Heranças Compartilhadas Negros e índiosâ€, temática que abordou duas culturas que tiveram que reagir se defender, resistir e tentar revidar para não sucumbir í opressão durante a formação do Brasil.
Economia – Eventos Internacionais do Brasil
A pesquisa encomendada pela EMBRATUR para a Fundação Getúlio Vargar sobre eventos internacionais no Brasil revelou que estes injetaram U$ 34,9 milhões na economia nacional, sendo 61% em hospedagem e alimentação. O gasto médio do estrangeiro de eventos é de U$ 285,00 superior aquele que vem a negócios U$112,90 e o de lazer U$73,40. A área médica é responsável por 44% dos eventos, tecnologia e meio ambiente 27%.
T1K em São Paulo
A cidade de São Paulo recebeu no dia 05/12, o T1K, um encontro de “tuiteirosâ€. Detalhes: só participam aqueles que possuem mais de mil seguidores no serviço de microblog. O evento promoverá troca de experiência e de relacionamento entre usuários do Twitter, apresentações sobre mídias sociais e debates entre os participantes.
ExpoZebu – Feira Sustentável de Verdade
Belo exemplo da feira, a ExpoZebu (12 dias de evento, 355.000 visitantes, mais de 3.000 animais), que se preparou efetivamente para o quesito sustentabilidade: compostagem dos resíduos do gado, uso racional da água, coleta seletiva, separação de lixo orgí¢nico, posto de recolhimento de lí¢mpadas frias e pilhas, coleta de óleo de fritura consumido nas barracas (ano que vem com usina para transformar o óleo em biodiesel), apresentações de trabalhos mostrando pecuária sustentável.
Parabéns !!!
Exposystems
Estive no evento do Grupo Feira & Cia. Além de rever amigos, trago breves resumos do que ouvi e vi por lá:
Claus Holtman – Networking para Eventos de Alta Qualidade
- Dono da Holtman Messe-Alemanhacomentou que hoje em dia as empresas de eventos devem aperfeiçoar-se na parte de tecnologia e capacitação.
- Que nas feiras, 3 elementos são fundamentais: diálogo, emoção, sustentabilidade.
- Mostrou um stand onde ele tinha uma estrutura básica, mas que mudava a cor e os efeitos especificamente vários momentos do dia (simples, diferente e sustentável).
- As associaçõees devem trabalhar conjuntamente para se auxiliarem.
Rodrigo Leme – Eventos Promocionais
- Profissional da Banco de Eventos, bem descontraído, mostrou o case Camarote da Brahma, que esse ano faz 20 anos e é o carro chefe da empresa.
- Qualquer projeto atual da Banco de Evento deve ter alguma ação envolvida com sustentabilidade.
- Apresentou o case Dia do Amigo, onde reforçou a oportunidade com feriados e datas aplicadas a características da marca, no caso a Skol, que é jovem, se aproveitou do feriado.
Glaucus Cianciardi – O Estande Promocional: a Embalagem da Embalagem do Produto.
- Profissional que fala com propriedade do assunto, dando várias dicas e trazendo muitos cases.
- Integrar para comunicar, pense nisso ao pensar o conceito de seu estande.
- Ao realizar um projeto considere: brilho, movimento e pessoas.
- Preto é uma cor mais masculina, evite texturas elas repelem.
- 83 % das pessoas são visuais, mas trabalhe o conceito de visibilidade e hospitalidade.
- Aconchego = linhas horizontais e orgí¢nicas, cores bege, marrom,verde, textura fosca, luz indireta.
- Jovialidade = linhas inclinadas e verticais, cores contrastantes, texturas lisas e brilhantes, luz direta;
Fernanda Graef – Eventos Temáticos Proprietários
- Abordou com muita desenvoltura o tema, indicando que evento proprietário é o meio de comunicação mais segmentado que existe, e que este tipo de evento consegue transformar o branding em experiência paupável.
- Comentou sobre os ícones FreeJazz , Carlton Dance, Hollywood Rock como plataformas de oportunidade, pois as marcas de cigarro sabiam que as restriçoes de publicidade iam aumentar e precisavam continuar se comunicando com seus consumidores e/ou potenciais e portanto, nada melhor que criar algo para falar com eles, na forma destes eventos.
- Trouxe o case Boteco Bohemia e mostra como ele também trabalha o trade, pois os bares participam, vendem ingressos, tem estandes, sendo uma plataforma completa.
- Deixou uma afirmação: “Os eventos deixarão de ser propriedade das marcas e passarão a ser proprietários dos publicosâ€.
Gabriel Rossi – A dança frenética do mundo digital
- Trouxe algumas dicas e utilizou muita a experiência da platéia (até demais).
- Veja o que já estão falando de você na web e replique.
- O computador para a classe C está cada vez mais acessóvel, prepara-se apra monitorar isso.
- “Quem retwita, ganha”, para açõeso durante o evento. Twitter é on time, portanto, faça sua açao e verifique a resposta on time.
- Peça para que os visitantes escrevam a newsletter com você.
- Construa um senso de comunidade pós-evento.
- A arte de escutar ganhou uma nova dimensão;
Carlos Pazetto – A Ferramenta Emoção no Luxo
- Com sua paixão explicita pelo que faz, trouxe sua experiência em eventos de moda e ator para a área de eventos de luxo com muita elegí¢ncia. Este ano abriu uma filial da Escaravalho Eventos em Miami.
- Emoção é o elemento mais importante no mercado de luxo, parafraseando Lipovetsky: “luxo é comprar emoção.â€
- Indicou que os fornecedores devem chamar os contratantes, mostrando suas novas aquisições, assim organizadores de eventos se lembram destes quando precisarem.
- Luxo mora no detalhe.
- Na Louis Vuitton existe um diretor mundial de eventos que acompanha e aprova o projeto de qualquer evento que ocorre no mundo. A empresa tem um manual com os mínimos detalhes do que pode e o que não pode. Ex: 17cm é a altura de qualquer degrau de cenografia (pois é a altura de um degrau onde qualquer mulher mantém-se elegante, independente da roupa).
- Sempre entregue aquilo que apresentou;
GeraEvento Ganha Prêmio
A GeraEventos, do meu ex-aluno de eventos Geraldo Giovani, recebeu o Prêmio Fornecedores de Confiança 2009. Parabéns!
Na Rede
Agora é oficial, a ABRAFESTA Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais, foi instituída no último dia 25. A solenidade da primeira posse da associação reuniu grandes nomes do segmento, que celebraram em grande estilo a chegada da ABRAFESTA, em comemoração fechada no Club A.
O site do diretório Freeshop está com um software novo para acesso gratuito dentro do site para auxiliar os organizadores em check list e cronogamas. Confira em www.freeshop.com.br
Dica de livro: Desvendando o twitter, Sara Milstein & Tim O’Relly, Ed. Digerati.
O conceito de inovar se aplica também aos destinos de eventos. Vejam o que o Sawarak Convention Bureau, na Malásia, fez para se divulgar: http://www.youtube.com/watch?v=H1g_d9Hsqhw
Reciclando
Abertas as inscrições para a Especialização em Planejamento e Produção em eventos & MBA em Gestão e MKT de Entidades esportivas-chancela Real Madrid na Anhembi Morumbi, acesse: www.anhembi.br
Curso Produção Executiva para Artes Cênicas, Shows e Eventos, de 19-22.01 (noite), 23.01 das 10h30 í s 18h30. Informe-se : manufatura1@yahoo.com.br
Livro: O Poder do Marketing de Exposições, Barry Siskind, Ed. SENAC 2009
Esta semana meus amigos Marina e Cláudio Mello, junto com Auli de Vitto e João de Simoni, lançaram o Livro: Gifting, um novo conceito em brindes, vale a pena.
Livro: As melhores viagens do mundo, Dorling Kindersley, Ed. Publifolha.
Livro: Borbulhas – Tudo sobre champanhes e espumantes , Aguinaldo Zachia Albert, Ed. SENAC
Inscrições abertas para premio de estandes, acesse e inscreva-se www.estandesign.com.br.
Classificados
Estagiário (eventos e apoio espaço de dança) – Turno de 4 ou 6 horas. Os horários são: das 10hs í s 14hs ou das 10h í s 16h., de segunda a sexta-feira e eventualmente aos finais de semana. Se o turno for de 6 horas e ele escolher fazer uma hora de almoço deve sair uma hora mais tarde, í s 17hs. O salário é de R$ 400,00 para 4 horas e R$ 600,00 para 6.Enviar CV para o email renata@apaa.org.br
GARí‡ONS Buffet de Alto Nível, contrata p/ eventos. Fone: (11)2879-2280
Assistente de eventos, Experiência em logística, pacote Office e eventos corporativos, CV para contato@academiadetalentos.tur.br
MOTORISTA Empresa região da Mooca admite motorista com categoria D. Interessados enviar CV p/ milleniumeventos@uol.com.br ou (11)2965-404
Auxiliar de Eventos. Empresa do segmento de Educação seleciona pessoas para atuarem como Auxiliar de Eventos em suas filiais.
- Boa Vista – RR
- Caratinga – MG
- Feira de Santana – BA
- Macapá – AP
- Paracatu – MG
- Petrolina – PE
- São Carlos – SP
- Valença – RJ
- Vitória da Conquista – BA
Atividades a serem desenvolvidas: * Recepção de Alunos/ Entrega de Material Didático/ Auxílio na Organização da Unidade/ Freelancer- * Valor da diária: R$ 40,00. * Os eventos acontecem de 2 a 3 vezes na semana.Interessados enviar currículos para: rhestagio08@yahoo.com.br, mencionando no assunto: Nome da cidade que deseja trabalhar;
GERENTE DE CONTAS Profissional e / ou Empresas. Para venda de Eventos em Hotel localiz. em Caburi – Litoral Norte. Tratar (12)3865-1452 hc ou Enviar CV p/ eventos@novocambury.com.br
PROJETISTA P/ STANDS (M/F)Exp. feiras e Eventos. Utilizar Auto Cad e 3D. (11)2296-1273 CV: adm.uniartes@uol.com.br
Tí‰CNICO EM GASTRONOMIA M/F – Com experiência em restaurante, gerenciamento de equipe, cardápios e eventos. C.V. para Caixa Postal 21.293 – CEP 04602-970
ASSISTENTE DE ATENDIMENTO – empresa de ramo de eventos e mídia, procura estagiário para apoio e suporte o departamento comercial da empresa. Suas funções incluem auxiliar o departamento financeiro nas cobranças e controle de comissões, circulação de contratos, preenchimento de planilhas gerencias. Preferencialmente Feminino, Até 25 anos, Curso Técnico completo ou Superior em curso – Administração, Ciências Econí´micas, Eventos, Marketing, Conhecimento do pacote office (word, excel, power point), Regime de contrato: estágio, Horário: de Segunda a Sexta das 09h as 18h. CV urgente para : fernando@visualfarm.com.br
Somente divulgamos as vagas, não nos responsabilizamos pelas mesmas!!! Vocês também podem colaborar, se tiverem algum assunto, dica, crítica ou sugestão, envie para nós.