O chá de bebê, evento bastante tradicional na cultura brasileira e americana (em inglês, baby shower), é um fení´meno recente para franceses e britã¢nicos, onde a modinha só está chegando agora.

Ele difere muito pouco do chá de fraldas, festa na qual a futura mamãe também recebe presentes destinados ao bebê que está chegando. Se no chá de bebês a lista de presentes é variada, no chá de fraldas as convidadas dão presentes para os pais que já fizeram o enxoval completo, levando produtos de higiene como pomadas contra assaduras, talcos, sabonete, etc. ou somente fraldas.

Quando e como organizar?

A festa normalmente é organizada entre o 6aº e 8aº mês de gestação.

Apesar de tradicionalmente reunir apenas mulheres, hoje em dia muitas pessoas optam por realizar os chás de bebê com a presença de ambos os pais da criança que está por vir, ou então convidam os amigos mais próximos do casal (independentemente do sexo).

Os presentes são previamente escolhidos e inseridos em uma lista que vai anexada ao convite para a festa, a fim de que todos os convidados decidam por conta própria o que vão levar. Outra opção é deixar a lista de presentes em uma loja de artigos infantis (que tenham ou não a opção de comércio eletrí´nico).

Durante o evento, além das comidinhas e de brincadeiras como adivinhar o tamanho da barriga da grávida, boliche de mamadeiras, bingo-bebê e caça í  chupeta, outro costume é fazer a grávida adivinhar quais são os presentes antes de abri-los e, depois, fazer com que ela descubra quem é que deu o quê. Quando a grávida erra nos chutes, o jeito é pagar algum mico, como permitir que o dono do presente desenhe com batom ou guache na sua barriga.

Outros tipos de festa

Os três tipos de evento que mais me chamaram a atenção são as seguintes variações do chá de bebê:

Chá cultural: nessa versão, os convidados levam livros, CDs e brinquedos educativos para a criança que está chegando;

Chá de bebê surpresa: bem parecido com o chá de bebê tradicional que é ofertado pela gestante. A diferença é que nesse toda a organização do evento fica por conta das amigas mais chegadas, que estão a par dos itens que ainda faltam para o enxoval e logo se encarregam de arranjar o que está faltando;

Chá de bebê solidário: aqui, os pais pedem que os convidados tragam presentes como leite em pó, roupinhas e até mesmo dinheiro, que serão entregues para entidades que auxiliam crianças e que de fato necessitam dessas doações. Para quem estiver interessado em colaborar com um, o casal Shakira e Gerard Piqué está promovendo um chá de bebê virtual que arrecadará donativos para o Fundo das Nações Unidas para a Infí¢ncia (UNICEF). Quer checar? í‰ só clicar ema http://shakira.socialtoaster.com/

Bem que a princesa Kate poderia ter entrado nessa, né? Certo mesmo é que não teria faltado gente para ajudá-la nesta boa causa.

Uma resposta

Deixe um comentário