Vocês já sabem o quanto eu gosto de eventos esportivos, né? E eles ficam ainda mais interessantes quando são de modalidades diferentes, fora do comum, pois se transformam em um verdadeiro desafio logístico para quem os promove. Abaixo, vão alguns exemplos disso:
BRASIL RIDE
Esta é uma ultramaratona de mountain bike na Chapada Diamantina, Bahia, da qual participam 400 atletas divididos em duplas (masculinas, femininas e mistas) e trios (na categoria corporativa). Os atletas percorrem, em média, 140 quilí´metros de trilhas por dia, durante uma semana.
Em termos de infraestrutura, o evento oferece tendas para o acampamento, alimentação, assistência mecí¢nica e uma mala para transportar equipamentos. Para atrair novos adeptos ao esporte, os organizadores realizam uma ação especial para amadores, que podem utilizar a mesma infraestrutura em trechos mais suaves.
prova já entrou no circuito oficial internacional da Union Cycliste Internationale (UCI) e cresce ano a ano.
ROCKY MAN
Organizada pelas revistas Go Outside e Hardcore, a Rocky Man é uma prova multiesportiva em que aconteceu em 2013, na cidade do Rio de Janeiro pelo segundo ano consecutivo. As equipes disputam provas de surf, mountain bike, stand-up paddle, corrida de montanha, parapente, remada em canoa polinésia e corrida. E tudo isso com a bela paisagem carioca ao fundo.
ECOMOTION PRO
A maior corrida de aventura do Brasil recebe 128 atletas do mundo todo, divididos em 32 equipes que percorrem cerca de 600 quilí´metros de trilhas e rios. As modalidades são trekking, bike,canoagem, natação, caving, orientação e técnicas verticais.
A preparação dessa prova é um desafio e tanto para os organizadores. Isso porque não basta apenas traçar um circuito emocionante, é preciso conseguir permissões especiais das autoridades para realizar as competições em locais isolados ou protegidos por leis ambientais.
Outra preocupação é com a infraestrutura: como a Ecomotion Pro tem um formato de expedição, há toda uma preocupação com o transporte de equipamentos. Além disso, os mais de 150 profissionais, entre médicos, cinegrafistas e coordenadores de prova, devem estar sempre prontos nos Pontos de Controle, inclusive durante a noite. Isso sem falar nos imprevistos, como carros quebrados e atolados e toda a dificuldade para recolher o lixo gerado em pontos tão distantes entre si. Haja fí´lego!