(Press Release)

Plataforma 3.0 e tendências de mercado são alguns destaques da 8aª edição do evento

As feiras e congressos são, por excelência, as vitrines de novos investimentos e crescem em quantidade e qualidade í  medida que se fortalecem oportunidades nos nichos. Em uma realidade de comunicação em constante movimento e de tecnologia cada vez mais sofisticada, é preciso estar atento e adequar-se í s mudanças para aproveitar melhor estas oportunidades. í‰ neste panorama que acontece a ExpoSystems – Congresso e Exposição Internacional de Soluções Integradas para Feiras e Eventos, um ponto de encontro anual para empresas ligadas í  indústria. Em sua 8aª edição, que ocorre de 01 a 03 de dezembro, a interatividade estará presente como um dos principais temas.

“Estamos investindo em transformar a ExpoSystems em um evento hí­brido, que pode ser explorado no campo fí­sico e digital simultaneamente, e utilizar este conceito de interatividade para amplificar nossa voz e alcance”, conta Anselmo Carvalho, diretor do Grupo Feira & Cia., idealizador e responsável pela ExpoSystems. Ele salienta a necessidade de perceber a reação do público e empresas no ambiente online e adequar-se a esta nova realidade de resposta rápida e diní¢mica, sabendo utilizar as ferramentas disponí­veis para agregar valor í  marca.

Para tanto, além de estar presente nas redes Twitter, Facebook, e LinkedIn, o objetivo da ExpoSystems é proporcionar uma experiência satisfatória para o público antes, durante e depois do evento. Em parceria com a Gabriel Rossi Consultoria, autoridade no campo de digital branding, foi desenvolvida uma plataforma inédita no Brasil, usufruindo do conceito de web 3.0, para integrar as redes sociais e ví­deos e potencializar a experiência, sobretudo, durante os dias em que a acontece a ExpoSystems e valorizar os comentários e informações em tempo real.

Criada em 2002, quando o setor já havia crescido 273,7% em quatro anos, a “feira das feiras”, como pode ser definida, recebeu a missão de acompanhar, nortear e solidificar esta ascensão, fortalecer o setor no paí­s e destacá-lo mundialmente. Isto é o que torna ainda mais crucial í  ExpoSystems se posicionar na referência das práticas de eventos. Como explica Carvalho, a proposta “é de dar força aos participantes. Os expositores e congressistas têm a oportunidade diferenciada de estabelecer contato, gerar negócios e ficar a par das tendências do mercado”.

Enquanto a feira acontece, com expositores das áreas de organização de eventos, marketing, comunicação, vendas, promoção e incentivo, é realizado também o congresso ExpoSystems, com a finalidade de apresentar perspectivas e melhores práticas do mercado. Entre os destaques este ano, por exemplo, está Jeremy Williams, CEO da Photosound, expoente mundial na comunicação de marca com expertise indústria farmacêutica, que abordará exatamente o futuro da indústria de feiras e eventos. Já Gisela Domschke, mestre em design de comunicação, falará sobre projetos experienciais e interativos na comunicação de marcas.

Sobre a proposta do congresso, Anselmo Carvalho destaca a importã¢ncia da ExpoSystems não apenas como uma vitrine de mercado, mas uma oportunidade única de aprendizado e bagagem profissional para as empresas participantes. Ele aponta que “cada executivo, analista de marketing e representante de uma empresa que comparece e participa do evento sai melhor e com mais recursos para gerar negócios”. Nisto, Carvalho constata que muitas das grandes corporações não perceberam o potencial de eventos do tipo em agregar valor e proporcionar base para os colaboradores: “Eventos são um ponto-chave na capacitação de profissionais de negócios”, afirma.

Megaeventos impulsionam o mercado

O Brasil destaca-se como um dos principais paí­ses emergentes e um mercado plural para investidores de todos os cantos do mundo. Uma economia estável, que resistiu bem í s recentes crises, ajuda ainda mais o paí­s a se sagrar como um ponto atrativo para que deseja fazer negócios. Prova da importã¢ncia do Brasil é que São Paulo é apontado como o melhor destino da América Latina para fazer negócios, segundo estudo da América Economia Intelligence. E, é claro, inclui-se aí­ o mercado de eventos.

Isso tende a melhorar ainda mais com os investimentos que prepararão paí­s para a Copa de 2014 as Olimpí­adas de 2016. Anselmo Carvalho pondera que a infra-estrutura brasileira ainda é precária, sobretudo na área de transportes, mas que há melhorias a vista nos próximos anos aceleradas principalmente por estes dois megaeventos esportivos, que elevam a visibilidade nacional a outro patamar. “O calendário de eventos no paí­s ficará abastecido na carona destes”, antecipa.

Além da efervescência causada pela Copa e as Olimpí­adas, os maiores frutos a longo prazo são o que ficará da “ressaca”, já que, como constata Carvalho, “toda a infra-estrutura montada para eles permanecerá e beneficiará o setor de eventos”. O diretor ainda avalia o diferencial brasileiro no quesito de novos negócios: “Temos passado por uma fase promissora de estabilidade e crescimento. Dos paí­ses que compõem o BRIC, somos o que dispõe de melhores caracterí­sticas culturais para servir como ponto de encontro para todos os cantos do mundo”. Ele ainda destaca o papel da ExpoSystems, que com a sua proposta e abrangência, serve como “de porta de entrada para relações de mercado”.

Serviço

ExpoSystems
8aº Congresso Internacional de Soluções Integradas para Feiras e Eventos

Data: 01 a 03 de dezembro de 2010. Das 13h00 í s 20h00
Local: Anhembi – Palácio Das Convenções
. São Paulo – São Paulo – Brasil
Site oficial: www.exposystems.com.br
Mais informações: expo@exposystems.com.br ou (11) 3025-5555

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