A “lua de mel” pós acordo ortográfico

Utilidade pública para nosso português: “A lua de mel foi maravilhosa” com ou sem hí­fen???

Bom sabermos que depois do Acordo Ortográfico, os antigos nomes compostos ligados por preposição perderam seus hí­fens. Passaram a ser entendidos como locuções ou expressões. Assim: lua de mel, mão de obra, queda de braço, dona de casa, pai de santo, boca de urna, quartas de final etc.

Muita gente imagina que todos os hí­fens dos compostos ligados por preposição desapareceram, mas também não foi isso o que aconteceu. Os nomes das espécies botã¢nicas e das espécies animais mantiveram os traços de união. í‰ por isso que continuamos escrevendo “cana-de-açúcar”, “castanha-do-pará”, “pimenta-do-reino”, “louva-a-deus”, “gato-do-mato”, “urubu-de-cabeça-amarela” etc.

í‰ preciso cuidado, por exemplo, com casos como o de “boca-de-lobo” (planta) e “boca de lobo” (bueiro). São duas grafias, com significados diferentes.

Também temos de lembrar que restaram algumas exceções, grafias consagradas, segundo a Academia Brasileira de Letras: cor-de-rosa, arco-da-velha, água-de-colí´nia, pé-de-meia (no sentido de “economias”).

Vale a pena lembrar ainda que os compostos que empregam o d’ mantiveram-se com hí­fen. Assim: queda-d’água, marca-d’água, caixa-d’água etc.

Portanto : “Com o belo pé-de-meia que ele fez, viajaram de lua de mel, pois a vida é cor-de-rosa”.

Apoio í  Cultura

Reconhecimento é bom e 40 profissionais do setor serão premiados, mas o Ministério da Cultura contratou a diretora e cenógrafa paulista Bia Lessa por R$ 489.369 para a direção e produção da cerimí´nia de entrega da Ordem do Mérito Cultural deste ano no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Acredito que a classe artistica preferiria este dinheiro revertido em apoio efetivo da cultura, o que acham ???

Rock in Rio

O primeiro fim de semana de vendas do Rock in Rio, vendeu mais de 62 mil ingressos e a estimativa é que os 100 mil colocados í  venda esgotem antes mesmo do Natal – o que mostra a força do evento.

Aula com Jorge de Sebastián

Esta semana tive uma grande oportunidade, 2 dias de aulas com Jorge de Sebastián, professor convidado em nosso MBA de Gestão e Marketing de entidades esportivas da Anhembi Morumbi.

Ele falou sobre eventos esportivos, utilizando como case a Volta Ciclistica da Espanha (uma das 3 maiores do mundo) com XXXX, foi tanta coisa interessante que nao dá para resumir, mas temos muitas oportunidades por aqui.

Temos que entender mais sobre audimetria, ações de relacionamento, licencing, hospitalidade em espaços promocionais, tecnologia perpetuando o evento em outros paises on time/em game e por aí­ afora. O saber dividido, Gracias!!!

Trí¢nsito e Eventos em SP

Mais uma da CET e já em decreto assinado pelo prefeito Kassab, determina que eventos que afetem o trí¢nsito da cidade paguem pelos serviços pela CET. Isso se aplica a manifestações, passeatas e eventos que bloqueiem parcial ou total certas vias. Os valores serao definidos pela Secretaria de Transportes que fará o cálculo pelo número de pessoas, carros e tempo de interrupção.

Ah! E o pagamento é anterior (autorização 30 dias antes)!!!

Junto a este decreto vem o fato de que se um caminhao tombar, e sua carga cair em vias públicas deve pagar pela ajuda do CET caso a via nao seja liberada em 1 hora.

Rússia e Qatar sedes da Copa

Rússia e Qatar serão as sedes da Copa do Mundo, respectivamente, em 2018 e 2022. A FIFA e seus votantes decidiram por novos, vultuosos e emergentes mercados.

Me chama a atenção que ambas terão que investir em infra-estrutura na grande maioria do nada, porém a FIFA segue a linha de disseminação do futebol em paí­ses que pouco “consomem” o futebol.

Espanha/Portugal, Bégica/Holanda, USA e Japão perderam esta parada.

Deixe um comentário