Os programas de incentivo são ações realizadas por empresas para motivar asa equipes e colaboradores a cumprirem suas metas corporativas. Esses programas são fundamentais para alavancara as vendas das empresas, uma vez quea osa mercados estão cada vez mais concorridos e exigentes.
Quais são asa premiações mais importante dentro de um programa de incentivo? De modo geral, os eventos ou as viagens (um segmento que cresce e se estabelece no cenárioa Meetings, incentives, conferencing, exhibitions (MICE). No Meetings Forum ocorrido na Riviera Maya, no México, o presidente da Society for Incentive Travel Excellence*** (SITE), Paul Miller, fez uma apresentação sobre o tema com alguns apontamentos que me pareceram importantes. Ele listou seis indicadores para que um destino seja qualificado para viagens de incentivo:
- Ter algo novo a oferecer. Exemplos: hotéis, melhoria no aeroporto, atividades diferenciadas para grupos, etc;
- Potencial para ser trabalhado na promoção do mesmo;
- Infra-estrutura para suportar a característica de viagem de incentivos (não é um grupo de turismo de lazer, mas um grupo que está lá í lazer formado por convidados VIPs de uma corporação);
- Investimento constante no setor turístico;
- Estabilidade política, econí´mica e climática (difícil, não?), pois as viagens de incentivo são informadas no mínimo com uma ano de antecedência e mudanças imprevistas podem descaracterizar toda a tematização, fora o dinheiro jogado fora;
- Política de preços atrativa, pois as pessoas que participam deste programa, além de ter uma oportunidade rara de visitar o local, têm verba para gastar lá (já que vão como convidadas) e podem voltar com seus familiares durante as férias.
Uma pesquisa do site também listou países emergentes para viagens de incentivo. Seguem eles, caso você esteja pesquisando: Panamá, Croácia, Vietnã, Budapeste, Guatemala, índia, Peru, Brasil, Islí¢ndia e República Dominicana.
Mais do que o tour pelas cidades, o bacana nas viagens de incentivo é a oportunidade de conhecer o lugar e a sua história, de se deslumbrar com os momentos e situações tãpicas do destino para onde o funcionário prestigiado está indo. Fico feliz de saber que o nosso país está nessa listagem – que os vários estados trabalhem para assegurar cada vez mais a presença destes qualificados e rentáveis projetos para o Brasil! :)
***Aa mudança no nome Sociedade de Viagens de Incentivo Executivas para Society for Incentive Travel Excellence não é nada fortuita. Está na cara que é uma demonstração de cuidado, de qualidade e de exclusividade a que esse mercado se propõe. O que vocês acham? Compartilham da mesma opinião?