í‰ um engano pensar que o patrocí­nio é um presente dado por benfeitores solí­citos que não têm nenhum interessea além de ver uma festa bem dada. Se as pessoas se prestam a realizar esse tipo de ação é porque ela vem sempre acompanhada de uma contrapartida, cujos motivos quero ilustrar aqui para ajudar gestores de eventos a olhar para algumas empresas e perceber nelas uma boa oportunidade. A seguir, confira cinco perfis de patrocinadores que podem ter muito a contribuir para o mercado de eventos:

  • Empresas globais e/ou multinacionais
    Por quê? Se elas costumam patrocinara eventos do gênero que você trabalha em seus respectivos paí­ses, aumentam as chances de que elas queiram perpetuar seu legado também em outras praças.
  • Empresas que apresentaram perda de imagem ou que passaram por escí¢ndalos recentes
    Por quê? Porque elas precisam entrar em contato com o público de uma maneira positiva. Um bom evento é uma ótima ferramenta para chamar a atenção do público,a que passa a associar a empresa com um empreendimento bacana.
  • Empresas com lançamento contã­nuo de novos produtos e serviços (como embalagens, por exemplo)
    Por quê? Porque elas necessitam de mais pontos de contato com o público do que o normal para reforçar o nome e as caracterí­sticas de seus vários lançamentos. Fique ligado: eventos proprietários e naming rights são perfeitos para essa situação.
  • Empresas aniversariantes
    Por quê? Ora, nada melhor para comemorar e reforçar a imagem institucional da empresa do que promover uma ação festiva que faça alusão í  evolução da marca ao longo dos anos. Eventos que ocorram paralelamente í  data também podem ser aproveitados: um bom exemplo é a Gerdau, que comemorou seu aniversárioa patrocinando o 100 anos de Jorge Amado, um especial multimí­dia para celebrar o centenário do autor.
  • Empresas recém-chegadas í  região/paí­s
    Por quê? Elas precisam ser conhecidas e ganhar espaço das concorrentes. Nada melhor do que oferecer um evento que fortaleça suas caracterí­sticas, bem como o seu leque de serviços e produtos, e ainda evidencie o seu nome. Eventos inovadores, com muita experimentação, são ideias para esse cenário.

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Eu poderia listar outros itens, mas acho que é um exercí­cio melhor para o leitor se ele mesmo fizer um levantamento de quais situações e caracterí­sticas podem ser proveitosas para o evento que ele planeja. Outra possibilidade é criar um evento depois de tomar conhecimento de uma dada situação e perfil da empresa, é claro. Coloque a cabeça para pensar e não perca nenhuma oportunidade que possa fazer bem para o seu negócio!

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