Ao classificarmos eventos, um dos quesitos é periodicidade do evento. Mais do que simplesmente categorizar, é importante entender como estas divisões impactam na organização e função dos mesmos.
Tipo | Definição | Exemplos |
---|---|---|
Data fixa ou permanente | Ocorrem com frequência determinada Feriados cívicas e religiosas e datas precisas do calendário |
Desfile de 7 de setembro Corrida São Silvestre Ex: Feira Benedito Calixto, feira de antiguidades e artesanto que ocorre todos os sábados há 25 anos |
Data móvel | Seguem o calendário relacionado ao tipo de produto ou a análise da organização do evento. Os intervalos podem ser irregulares, mas mantém uma certa ocorrência no mesmo período. Ex: coleções (outono/inverno-primavera/verão), programas de sáude (dengue, vacina, etc), colheita | SPFW (São Paulo Fashion Week) Festa do Morango de Atibaia |
Data esporádica ÚNICO |
Fatos extraordinários, Comemorações específicas, Oportunidade única | Tributo a Ayrton Senna (10 anos) 100 Anos Jorge Amado Vernissage (abertura é feita uma vez só) |
Agora que separamos os tipos, pensemos um pouco sobre como esta classificação impacta na efetividade dos eventos:
- Quando temos eventos com data fixa é mais fácil programarmos a participação;
- existe histórico que pode ser pesquisado e referenciado para versões em outras localidades;
- se tal data é muito relacionada com certas áreas, a busca e o interesse de patrocinadores é focada e mais fácil;
- o tempo para preparação é otimizado: é possível determinar uma data fixa. Ex: Todo último domingo do mês. Ccom isso as pessoas se programam para participar, independente de data. O risco disso é que pode coincidir com algum feriado.
Em eventos de data móvel:
- é preciso conhecimento técnico dos elementos á serem abordados. Ex: colheita de morango é de agosto a dezembro, mas em setembro costumeiramente é o auge da colheita.
- ainda tendo como exemplo a colheita do morango: atenção a problemas com chuvas ou secas, que prejudicar a qualidade e a quantidade do produto principal do evento.
- estes fatores podem atingir a divulgação, que deve ser feita com antecedência. Aqui o interessante é que temos uma certa expectativa para com o evento, mas como não sabemos quando efetivamente acontecerá, será necessário ficar em busca de informação e informando seguidores em blogs, sites, redes sociais para perderem os ingressos ou promoções.
Em eventos esporádicos:
- um tema da atual pode ser rapidamente explorado;
- algo novo como a abertura de um lugar traz um grande interesse da mídia e participantes, por isso inaugurações e lançamentos bem arquitetados impactam diretamente no sucesso do empreendimento.
Ex: Um projeto premiado da Gafisa/Agencia Innova, o “Square in the sky experience”, onde as pessoas ficavam a 80 m num container/apto para sentirem como seria a vista de sua varanda do empreendimento imobiliário que não existia. Conseguiram com isso, na única oportunidade de venda, fazer com que os prospects vivenciassem como seria viver naquele prédio.