Gestão Estratégica de Eventos
Na primeira semana de aula da Especialização de eventos que coordeno, recebemos nossa amiga Maria Cecília Giacaglia que falou um pouquinho do tema de seu livro Gestão estratégica de eventos.
Ela comentou que a parte operacional continuará existindo, mas as empresas necessitam do “pensador†de eventos que indica a melhor forma de estar num evento, seja criando, patrocinando, apoiando um evento. Onde existe um profissional interno fazendo isso ou contratado, mas que entenda o DNA da empresa.
Mais, só lendo o livro, rs…
São Paulo Indy Run
Bela associação, um evento surge a partir de outro, agora teremos a São Paulo Indy Run 8k será realizada no dia 30 de abril, véspera da prova da Fórmula Indy, no mesmo trajeto que será percorrido pelos carros no dia seguinte.
A largada será feita em movimento, com o pelotão puxado por um pace car, e a bandeirada de chegada será dada pelo piloto Tony Kanaan; A prova será realizada í s 19h, depois do término dos treinos da Indy. A organização abriu inscrições para três mil atletas.
Geo Eventos Assume a Outplan
E mostrando que a Geo nao está para brincadeira, a empresa ataca também no setor de esportes assumindo o controle da Outplan, empresa dedicada í comercialização de tickets e entradas para eventos de futebol, através do sistema FutebolCard. Com a negociação, a Geo passa a ter uma frente de atuação nas vendas de entradas para jogos de futebol, tanto via internet como também pelas bilheterias. Dizem que o próximo passo dessa divisao, seja com projetos de sócio-torcedor dos clubes e atividades de hospitalidade em camarote. Isso que eu chamo de visao Copa 2014.
CarnaNegócio
O Carnaval passou e não deixou nenhum gosto de quarta de cinzas não. Considerado um dos maiores eventos do planeta, é a representação cultural das mais reconhecidas do Brasil, obviamente muito do seu espontã¢neo tem se perdido com enredos patrocinadores, camarotes com programação para a TV entre outros, mas traz muitos turistas e aquece muitos setores e ainda mais o de eventos que fatura direta e indiretamente com a festa.
Fiz uma clipagem de itens que nos interessam e podem nos ajudar a refletir e apostar em certas áreas:
- Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, respectivamente – movimentam mais de R$ 2,2 bilhões ea geram cerca de 325 mil postos de trabalho (diretos e indiretos).
- Salvador tem seus números 06 dias R$ 1 bilhão, 2 mihões de pessoas (sendo 550 mil turistas), médiaa de custo de um camarote por dia R$ 1.500,00 se pensarmos que temos 70 camarotes, gira muito $, pora exemplo no EXPRESSO 2222, Flora Gil gasta R$ 5 milhões e recebe 1.200 pessoas por noite;
- Já no Rio de Janeiro,a 700.000 pessoas circulam pela cidade e trazem R$ 2 bilhões, com 400.000 pax em empregos diretos ea indiretos. Dados SEBRAE-RJ
- O Galo da Madrugada perdeu a vaga no Guiness Book para o Bola Preta, os blocos conseguiram 1.6a milhão e 2 milhões de pessoas frequentando a sua folia.
- Os sites de compras investindo em ações promocionais durante o carnaval para arrecadar mailing ea também vendendo pacotes de pousadas e hotéis e até ingressos para os desfiles;
- Nas alegorias e cenografias a tecnologia estava fortemente presente, em telas gigantes, luzes ema fantasias, leds em carros alegóricos, …
- No Facebook , a Suvinil, fez uma brincadeira interessante, você colocava adereços em sua foto convidavaa amigos para compor seu bloco se “fantasiandoâ€também… – Bloco virtual, é mole ?!
- Também estamparam no carnaval campanhas de conscientização como:
- Contra as drogas
- Respeito ao patrimí´nio público
- Se beber nao dirija
- Sexoa seguro e DST
- Fumo
- Turismo sexual
- No Rio de Janeiro o tema das escolas de samba foi: a Superação; por tanta logística para apresentar um carnaval dea qualidade, mesmo com tantos contratempos e perdas;
- De olho no público GLBTS, o Rio de Janeiro ganhou o primeiro camarote GLS, batizado de Candybox, (Grupo pacíficaa e siper QG) , custou R$ 4.500,00 por pax e não teve patrocinador.
- Primeiro no Rio de Janeiro, o Camarote da Brahma, faz 20 anos e se despede do local, pois vai ceder o espaço para aa prefeitura do RJ para obras relacionadas a 2016. – Criativos dos eventos, aí está uma grande oportunidade paraa 2012
- Cordeiro, o profissional ao lado dos trios que separa os com abadás e os da “pipocaâ€, recebe R$ 30,00/diaa + VT, na Bahia foram 60.000 cordeiros trabalhando – Para muitos a oportunidade de estar pertinho da foliaa do carnaval, mesmo trabalhando;
- 424 blocos, 2.5 milhoes de pessoas, contou com 7.400 banheiros químicos, 800 agentes de trí¢nsito, guiaa de blocos em português e inglês – Patrocínio Itaú e Antarctica
- A média registrada com a transmissão dos desfiles – que ocupou as madrugadas dos quatro dias dea carnaval na TV Globo – foi maior nos dias em que a emissora exibiu as escolas paulistanas, bem comoa a apuração que em SP teve 26 pontos de audiência e no RJ 17; aos poucos SP vai conquistando postoa de carnaval tão profissional e de qualidade quanto do RJ; assim como cidades com suas característicasa populares não só com Bahia e Recife, mas tambem em MG, Sao Luiz do Paraitinga reerguendo-se, entrea outros.
- Recife 800 milhões de pax, gerar 7000 empregos diretos e indiretos e R$ 3 milhoes de receita
- Porque os maiores patrocinadores são de cerveja? Simplesmente porque mantem as vendas do verão pora mais tempo (blocos, bares, camarotes, ambulantes, praia, etc. Ainda mais este ano em março.
- O NíƒO marketing – a Duracell patrocinou o trio de Daniela Mercury, fazendo alusao a pilha e o espiritoa da artista e a durabilidade 7 horas no ar. O fato é que em meio a folia, a energia acabou e o trio ficou sema luz durante 5 minutos, depois ficou 1 hora parado na frente do camarote de Ivete por falha mecí¢nica. Ema tempos de internet blogueiros e twiteiros colocaram: “O coelhinho da Duracell não aguentou†– Que azar !!!