Novo Presidente da EMBRATUR

Flavio Dino é o novo presidente da EMBRATUR (não o conheço, mas é). Advogado e professor de Direito, o
ex-deputado Flavio Dino, maranhense, a exemplo do ministro Pedro Novais é ex-deputado federala pelo PCdoB pelo Maranhão, tendo encerrado seu mandato em janeiro deste ano. Em sua trajetóriaa polí­tica atuou como vice-Presidente, Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, São Luí­s/MA, a 1990-1992; Membro, Comissão Polí­tica Estadual do Partido Comunista do Brasil, em 2006. Mais uma do Maranhão, polí­tico e com qual experiência na pasta de Turismo? Num momento tão importante ea efervescente como os de 2014 e 2016. Sorte ao digní­ssimo e a nós.

Programa Bem Receber Copa

Com o slogan “O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos”, o Programa Bem Receber Copaa abrange também outras áreas além de Negócios e Eventos, como os segmentos de Alimentação,a Transporte, Receptivo, Hospedagem e Entretenimento.

O programa está sendo implementado ema parceria com entidades integrantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT) e pretende qualificara ao todo 306 mil profissionais do turismo até 2013, com metodologia adotada pelo MTur, em cursosa presenciais e a distã¢ncia. é uma parceria do Ministério do Turismo com a ABEOC (Associaçãoa Brasileira de Empresas de Eventos), CBCVB (Confederação Brasileira de Conventions & Visitorsa Bureau), ABRACCEF (Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras ) e AMPRO (Associação de Marketing Promocional).

O Projeto vai abranger prioritariamente as 12 cidadesa sedes da Copa do Mundo de 2014 e os 65 destinos indutores e terá vigência de 18 meses. Serãoa oferecidos 10 cursos especí­ficos para os profissionais da área, visando a “expertise” do segmento ea as peculiaridades de megaeventos internacionais.

iPod como Guia

Próxima vez que for visitar a Basilica na Italia será com iPod; A ação visa reduzir o barulho causado pelas visitas guiadas. O dispositivo vem equipado com um aplicativo que auxilia o turista a tirar dúvidas relacionadas í  arquitetura, arte e história cristã. Para utilizar o iPod durante a visita basta o turista deixar seus documentos, por questão de segurança, e retirá-lo gratuitamente em um balcão no fundo do templo. De acordo com o Vaticano, a experiência dura até dezembro e caso o resultado for satisfatório o experimento pode ser ampliado. A modernidade aos pés de Deus, rs!

O Difí­cil Começo

Recebi um email esta semana com um desafio:

Oi

Bom eu faço faculdade em gestão de eventos, e procuro estágio a 6 meses.
E tem muitas pessoas na mesma situação.
Gostaria de vocês falassem sobre o como é dificil entrar na área, o porque é tão difí­cil estagiar naa área etc… e se vocês concordam é claro.
Aguardo resposta.

Obrigada.

Depois de respirar e refletir, seguem algumas palavras:

Acredito que não é um “mérito” da área dea eventos o iní­cio de carreira ser difí­cil e com o chavão de que os candidatos quando chegam aosa empregos, é exigida uma experiência que quem esta começando óbviamente não tem. Porém, oa setor de eventos é muito abrangente, pois só em segmentos temos eventos culturais, esportivos,a corporativos, sociais, e estes se desmembram em um monte de outros.

O profissional pode estara envolvido tanto na criação, no planejamento, na produção ou na captação do mesmo, e a forma dea trabalho em eventos não é somente fixa é também no formato esporádico/freela e isso pode ser umaa oportunidade, pois você pode ser contratado somente para um job e aí­ começa mostrar o seua serviço.

Ok, mas os formandos ou quase saí­dos de faculdades ou cursos não tem conseguidoa engajar-se no mercado. A nossa área é encantadora e muitos se enveredam nela, portanto muitaa gente querendo vagas, com isso muita procura e média oferta. As vagas existem, mas por mais quea o mercado cresça pessoas já estão efetivadas, por isso acredito que a maneira mais fácil para uma iniciante em eventos é como freelancer, começando em um job e aí­ fazendo seu nome para sera chamado em mais temporadas.

Outra forma é enriquecer seu portfólio: sendo voluntário em eventos, í s vezes ganhando pouco, estagiando não remuneradamente, pedir para acompanhar um eventoa somente (use a desculpa que é para um trabalho universitário), estude um determinado segmento ea poste em blogs, revistas – mostre que gosta e entenda de um assunto.

Pense em outros locais paraa buscar emprego e enagajr-se em projetos: linkedin, associações classistas, órgãos públicosa (concursos), camaras de comércio, consulados, centros culturais, ONG’s, prefeituras e secretarias,a licitações, Pode ser um comecinho….ah, acompanhe o dica, temos divulgado muitas vagas.

Esperoa ter ajudado.

LIBIA

Deixe um comentário