Senado Aprova Regulamentação da Profissão de Turismólogo

Foi aprovado no dia 21 de Dezembro, no plenário do Senado Federal, o Projeto de Lei que regulamenta a profissão de turismólogo. Entre as vantagens do reconhecimento apontadas pelos profissionais do setor estão as possibilidades de se buscar melhorias no currí­culo do curso, junto ao Ministério da Educação, de realizar concursos públicos voltados í  carreira especí­fica e alinhar polí­ticas públicas voltadas ao setor de turismo.

O Projeto de Lei agora segue para sanção presidencial. Vamos ficar de olho.

National Pie Champioship

í€s vezes alguns eventos parecem ser meio bizarros, mas podem mostrar como um único e prosaico í­tem pode movimentar vários setores de uma cidade.

Este eu descobri em minhas fuçadas pela net, o National Pie Championship, que existe desde 1995, recebe 32.000 espectadores e conta 500 voluntários que trabalham num campeonato em 3 categorias: amador, profissional e comercial.
Há também o campeonato Júnior, incentivando novos talentos e ações beneficentes que apoiam estudos de crianças na Florida, além de venda de tortas, seminários, etc. Tudo gerenciado pela APC (American Pie Council). Aliás, dia 23 de Janeiro é o Dia Nacional da Torta nos EUA.

Este é o American Way of Marketing

Reveillón no Rio de Janeiro

A festa de Reveillon do Rio, sempre tão aguardada, teve a sustentabilidade como tema este ano, já servindo como largada para a Rio+20, conferência mundial das Nações Unidas que acontece no Rio de Janeiro em 2012.

A queima de fogos, que encantarão o público, serão neutralizadas, e tiveram seis fases temáticas:

  • Bem-vinda Rio+20;
  • Energia Solar;
  • ígua;
  • Fauna e Flora;
  • Vento e Otimismo.

Cada uma destas fases com cores e formas caracterí­sticas, com belezas únicas e de fácil identificação para o público.

A neutralização vai acontecer por meio de mudas nativas da Mata-Atlí¢ntica que serão plantadas na Bacia do Rio Guandu, em Miguel Pereira.

Nos bastidores do Réveillon, jovens do Solar Meninos de Luz, das comunidades do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo, trabalharam como aprendizes. Sendo aproveitados em setores como Alimentos e Bebidas, Fogos, Palco”, Produção, Marcenaria, entre outros.

Outra iniciativa de inclusão social foi a produção do material de comunicação do Réveillon, que levou a assinatura de artesãos da Rede Asta, ONG que trabalha capacitando grupos produtivos e fazendo a ponte entre seus produtos e o mercado.

Resumindo, uma boa inspiração, pois já está na hora de realizarmos nossos eventos com um “verde” vivo e não somente algumas ações.

Feng Shui em Eventos

Aproveitando o clima de Ano Novo e energizar 2012, vamos falar sobre Feng shui em eventos. Feng Shui numa tradução livre, significa vento e água e se refere ao conhecimento milenar chinês voltado a trazer paz e das energias positivas. E no caso de eventos, o bem estar dos frequentadores.

  • Qi é da energia fluir, e deve começar externamente, ao buscar a facilidade para a pessoa chegar, estacionar, deslocar-se. Lembrem-se em grandes cidades, o central muitas vezes é mais complicado que o distante, portanto não há regra e sim análise. Falando do interno, avalie se o fluxo de passagem e circulação é harmonioso: entrada, banheiros, pontos de comida, etc sinalizados e com uma lógica cronológica; evite esquinas, biombos, ambientes em T, pois a energia não circula;
  • Entradas não devem ter poluição visual. São para recepcionar, não impactar. Use algum elemento de água e cores vibrantes, que atraem o yang (energia ativa);
  • Yin/Yang. Brinque com os opostos: claro/escuro, leve/pesado, ácido/doce. Tenha isso em móveis, decoração, cardápio. Mas mantenha o equilí­brio, ou vira uma bagunça; As cores preto e branco são também sinónimo do Tei-gi, um sí­mbolo chinês que resume toda a filosofia Taoí­sta de um universo criado e regido por forças opostas e complementares. Estas duas cores juntas representam uma forte e balançada relação e a sua correta combinação é muito positiva, já as cores verde a azul formam uma dupla muito boa: elas evocam sentimentos de calma e harmonia. Representam uniões longas, trazendo sorte e bons fluidos (bons para casamento/ inauguraçoes/ fusões;
  • Cores: amarelo (alegria e desinibição-coloque perto de locais de palestrantes e oradores)/ azul (no local de descanso, longe)/ branco (repele energias negativas, mas deixe o ambiente muito frio);
  • Evite elementos quadrados, com quinas, moveis ovalados são mais adequados;

Existe muito mais a respeito, mmas não sou expert no assunto. Se algum leitor tiver mais dicas, envie para nós e colocamos no próximo boletim.

Boa energia a todos em 2012!

Deixe um comentário