Semana passada estive presente no Seminário Itaú Empresas – Copa 2014, iniciativa do banco com seus clientes e potenciais clientes de modo a otimizar a participação efetiva e coerente de empresas junto ao evento.

O Banco é patrocinador e banco oficial da seleção brasileira e debateu oportunidades e números sobre a Copa do Mundo da FIFA 2014, trazendo o mediador Ricardo Amorim (economista e um dos participantes do programa Manhatan Connection), Ilan Goldfajn (Itaú BBA), Gilmar Alves (Secret. Municipal articulaçao para COPA 2014), Ricardo Azevedo (nosso amigo, jornalista, prof, consultor e autor do livro Brasil e a Copa do Mundo) e Heloisa Dias (dira. Pan Rotas).

Algumas coisas me chamaram a atenção:

  • A logí­stica do evento no auditório Ibirapuera, gerido pelo Itaú Cultural desde 2005, teve boa organização, mas a música no lounge estava muito irritante no lounge, além do jingle Itaú repetidamente no auditório;
  • Ilan fez uma abordgem comparando a história da economia e do paí­s desde a última Copa do Mundo aqui em 1950, traçando apralelos interessantes, mostrando nossa evoluçao polí­tica e Social: lembrando que antes a Copa se concentrou em 2 cidades (São Paulo e Rio de Janeiro) e hoje está em 12 cidades, mostrando a pulverização do crescimento, bem como o efeito marca Brasil, reconhecida no mundo todo, gerando investimento em infra-estrutura, consumo, emprego e turismo.
  • O fato das distã¢ncias entre as cidades ser muito grande mostra que as pessoas ficam no entorno í  passeio, ou utilizam-se de muitos serviços para se deslocarem, oferecendo grandes possibilidades divisas. O convidado tambem criou uma cartilha com números e dados interessantes para apoiar comerciantes
  • Segundo Gilmar, em 6 semanas, teremos 64 jogos, distribuí­dos em 12 centros, e por isso devemos nos preparar muito bem antes, pois o evento em si é muito rápido. Temo que aproveitar muito bem para obtermos os beneficios. Alertou também que as cidades, por mais que tenhamos feriado durante o evento, não podem parar e cuidar do transito, supermercado, serviços em gerais
  • Uma pesquisa mostra que as exportações crescem 30% em paí­ses que são sede de mega eventos, pois a janela fica aberta o tempo todo;

Fica claro para mim, que este cavalo da COPA 2014 passa selado somente uma vez. Aprender a cavalgar, e aprender rápido, é nosso desafio, pois ele passa a galope e sinto que estamos atrasados e temos que montá-lo em movimento.

Se preparem!

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