36 novas unidades hoteleiras no Rio de Janeiro e Pernambuco
Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE) são as duas cidades-sede do mundial nas quais há falta de leitos. Historicamente, os hotéis brasileiros têm ocupação média de 50%, mas em cidades como o Rio de Janeiro o percentual chega a 82%. Para solucionar o problema, já existem 36 obras de unidades hoteleiras em terras cariocas e pernambucanas, totalizando 10 mil novos leitos, segundo declaração do presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), em 31 de outubro.
Poesia Gourmet
Um evento bem diferente aconteceu no Rio de Janeiro, em junho. O Poesia Gourmet, uniu gastronomia e literatura, trazendo í cidade maravilhosa recitais com jantares harmonizados, saraus, lançamentos de livros, oficinas de gastronomia, piquenique com leitura de cordel em fazendas históricas e chás. Bonito e inventivo.
A Indústria do Tabaco pode voltar a patrocinar eventos
Muita gente que lê este boletim, deve ser lembrar de Marcas de cigarro que patrocinavam escuderias de F1, bem como tinham eventos proprietários como o Carlton Dance Festival, FreeJazz Festival, eles acabaram, mas não por um desinteresse dos patrocinadores e sim por causa do surgimento de uma lei que impede indústria do tabaco patrocinar eventos.
Entretanto, esta semana fui surpreendida por uma notãcia sobre uma Medida Provisória (MP) aprovada esta semana pela Cí¢mara dos Deputados, autorizando fabricantes de cigarros a patrocinar eventos esportivos e musicais. A Medida ainda terá de passar pela aprovação do Senado Federal, mas já anima os empresários do setor.
Especialistas na legislação para controle do tabaco, dizem que essa Medida Provisória contraria a Convenção-Quadro, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Muita fumaça ainda está por vir, mas um dado é fato: a indústria do tabaco lucra cerca 15 bilhões de dólares por ano, o Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador mundial de fumo. Assim como sobre as indústrias de bebidas, armas e farmacêutica é preciso que tenhamos uma opinião clara e uma posição definida sobre o tema. Reflitam.
The Globe e AMPRO Globes Awards 2011
O The Globes e o AMPRO Globes Awards 2011 reuniram as agências finalistas brasileiras e grandes agências estrangeiras para o maior prêmio mundial do marketing promocional na noite de 20 de outubro.
A premiação reuniu CEOs, presidentes e executivos das principais agências de serviços de marketing promocional de todo o mundo. destaque para a Tudo Eventos e Conteúdo, do Grupo ABC, que levou o prêmio de Melhor Agência do Ano, além da conquistar outros seis troféus. Acompanhe os vencedores nacionais: http://www.ampro.com.br/globes/vencedores/2011/
Dicas sobre Checklists
Esta semana em minhas aulas abordei o tema de check list. Muitos dos alunos, não necessariamente serão produtores de eventos, mas é importante que tenham idéia do Todo e como elementos específicos impactam na logística, prazo, visibilidade da marca, entre outros. Não sou adepta de modelos, mas seguem algumas dicas.
O que é um Check List
Check list é um passo a passo das necessidades para que o evento aconteça, pense nas áreas envolvidas, que diferenciam-se dependendo do tipo de eventos, mas algumas são mais genéricas: Catering (A&B), Comunicação (mídia, divulgação, promoção, merchandising), Segurança, Transporte, Hospedagem, RH (todos os profissionais e/ou fornecedores envolvidos que estarão in loco), Receptivo, Informática, Cerimonial (MC, Moderador, Autoridades), Montagem, entre outros, lembrando que estas se subdividem. Além do que as vezes há um setor de logística que distribui materiais de todos ou cada um é responsável pelo transporte, armazenamento, manuseio,etc.
Por onde começar um Check List
Comece de trás para frente, pense no dia do evento e vá voltando para trás para visualizar os prazos, criando assim um cronograma de ações, visualizando prioridades;
Check List e comunicação
As informações, os prazos, as especificidades e quem é responsável por o quê devem ser comunicados a todos, todo o tempo e informadas sempre que forem atualizadas.
Reuniões com os gerentes e responsáveis de áreas são fundamentais, bem como uma reunião geral próxima do evento – de preferência in loco – para ensaio e análise de pequenos ajustes;
í‰ muito importante ter tudo documentado, informado, visualmente fácil de ser compreendido e depois é só seguir e comemorar o sucesso.
Planejar, é bom.