A segurança dentro de um evento é um dos elementos fundamentais para garantir o sucesso e a tranquilidade de participantes e apoiadores. Por isso, saber como lidar com essa questão é importantãssimo.
Uma das grandes preocupações deve ser em relação ao porte de armas, principalmente por parte da equipe de segurança contratada. Os termos do inciso I do a§ 1aº do art. 10 da Lei naº 10.826 de 2003 prevê que esse direito é concedido a quem exerce profissões de risco:
– Servidor público que exerça cargo efetivo ou comissionado nas áreas de segurança, fiscalização, auditoria ou execução de ordens judiciais;
– Sócio, gerente ou executivo de empresa de segurança privada ou de transporte de valores;
– Funcionários de instituições financeiras, públicas e privadas, que direta ou indiretamente exerçam a guarda de valores;
– Segurança local, quando há valores. Em eventos onde há bilheteria, por exemplo, esse tipo de guarda é indicado, mas apenas em locais determinados;
– Guarda costas diplomáticos.
Policiais
As autoridades policiais e militares também podem portar armas em um show, por exemplo. Mas estão submetidos í RESOLUí‡ÃƒO N.aº 4.085/10- CG, DE 11 DE MAIO DE 2010, art.41. Vamos ver?
“a§ 2aº Ao portar arma de fogo nos locais onde haja aglomeração de pessoas, em virtude de evento de qualquer natureza, público ou privado, tais como interior de igrejas, templos, escolas, clubes, estádios desportivos, eventos culturais e outros similares, o militar, não estando em serviço, deverá obedecer í s seguintes normas gerais, além de outras previstas em normas específicas:
I – não conduzir a arma de fogo ostensivamente;
II – cientificar o policiamento no local, se houver, fornecendo nome, posto ou graduação, Unidade e a identificação da arma de fogo;
III – não havendo policiamento no local, mas existindo trabalho de segurança privada, o militar deve identificar-se para o chefe dessa segurança, quando exigido, cientificando-o de que está portando arma de fogoâ€.
Armas brancas
Outra precaução a ser tomada diz respeito í s armas brancas, como objetos de vidro, cortantes ou pontiagudos, como guarda-chuvas, pulseiras com pinos, etc. í‰ preciso deixar claro no ingresso, no site e na entrada do evento que artefatos desse tipo são proibidos. Detectores de metal, equipes de revista e profissionais treinados também devem fazer parte de um bom esquema de segurança.