Publicado originalmente no site da consultoria Conceito Lazer – Soluções Integradas e Eventos.

2009 foi um ano de crise, mas nosso paí­s superou bem. Agora é hora de parabenizar as equipes e confraternizar em festas e ações de eventos. A Conceito Lazer pode criar atividades de lazer para suas festas de maneira personalizada. Ligue: (11) 3673-4583

No INFO.CONceito dessa semana, falamos muito sobre Copa, Olimpí­adas no Brasil e Olimpí­adas de Inverno. Também falamos Slogans e rituais em evento, além de indicações de cursos e vagas de emprego.

Boas discussões. Acompanhe.

Antenado

Slogans

FOLIAnópolis, Caminhada Alcoológica, Recifolia, Rock in Rio – Por um Mundo Melhor, Corrida Contra o Cí¢ncer de Mama, entre outros, são nomes de eventos que trazem um slogan ou uma forma de trocadilho. Isso fortalece a divulgação do evento e reforça o conceito.

  • Um slogan perfeito deve satisfazer a vários critérios. Primeiro, ele deve ser memorável.
  • Um bom slogan deve lembrar o nome da marca e o ideal é que o nome da marca seja incluí­do na frase. Trocadilhos e rimas são boas maneiras de se criar um slogan memorável. Exemplo: Te Vejo na FLIP”.
  • Um bom slogan deve incluir um benefí­cio-chave: “Projetado como nenhum outro carro do mundo” (Mercedes Benz).
  • Uma das melhores técnicas de lembrar o nome da marca é fazer um slogan com rima com ele. Exemplo: “Festival de Salvador. Vem curtir o calor.”

Explore essas técnicas de propaganda para os eventos também.

Recertificação ISO para Pró Vita Eventos.

A Pró Vita Eventos, de Curitiba (PR), é a primeira empresa de eventos do Brasil a conquistar a recertificação pela norma ISO 9001:2008. Parabéns mesmo.

Cidades e Arenas da Copa – Brasil 2014

A exposição Cidades e Arenas da Copa – Brasil 2014, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, em São Paulo, mostra os projetos dos estádios e as obras planejadas para as 12 capitais que receberão o Mundial: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasí­lia, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Natal e Recife. exposição de terça-feira a domingo, até dia 06/12 e as terças é gratuito.

Cooperação entre organização das Olimpí­adas de Londres e Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, assinaram dia 4 de novembro, um acordo de cooperação esportiva entre os organizadores dos Jogos Olí­mpicos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016. Benchmarking 1.

III Seminário das Cidades-Sede da Copa 2014

Contando com a presença de representantes do Turismo federais e das cidades-sede , da FIFA, agências de publicidade e Sport TV, oque ficou claro no seminário é que deve-se trabalhar em conjunto para promover o Brasil como um todo e que as 22 horas de intervalo entre um jogo e outro deve ser gerenciada e focada para o turismo. Além disso, devemos aprender uns com os outros e com as experiência de paí­sses que já viveram isso.

O governo do Rio de Janeiro e o Comitê Olí­mpico Internacional (COI) se reuniram último dia 30. Na ocasião, o COI destacou os principais pontos que devem ser melhorados na preparação da cidade para receber os jogos Olí­mpicos de 2016, entre eles a segurança e o transporte.

Planeta Terra

No Planeta Terra – festival de música em São Paulo – 20 seguranças agrediram fãs e imprensa na hora do show do Stooges, quando o vocalista Iggy Pop incitou a platéia a subir no palco.

Nada justifica a violência, mas celebridades precisam cooperar mais, né?

Red Bull House of Art

O projeto, patrocinado pela marca de bebida energética, escolheu o Hotel Central para sediar a primeira ação do gênero que a companhia faz no mundo.

Entre os dias 11 e 22 de novembro, os artistas construirão seus ateliês dentro do espaço do hotel e todas as peças poderão ser conferidas pelo público, gratuitamente; outro evento diferente é o Free Art Fest! São mais de 50 artistas vindos da Irlanda, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Argentina e Espanha, além de brasileiros com trabalhos nos mais variados suportes: papel, papelão, reciclaveis, telas, gravuras, fotografia, madeira e por aí­ vai.

Uma ação única no Free Art Fest! é que ao fim do evento, que promete ser um sábado ensolarado, todas as obras serão distribuidas gratuitamente para os visitantes. í‰ só pí´r debaixo do braço, ir pra casa e pendurar na parede. Pra cena ficar completa, B.Boys e MCs ao som dos DJs Guinho e Brown. Confir amais em www.9370.org .

Casa Cor Trio: Boa Mesa, Office e Entretenimento.

O Grupo Casa Cor inaugura o calendário do segundo semestre com um novo projeto, o Casa Cor Trio, atração que reunirá três eventos simultã¢neos: Casa Boa Mesa, de gastronomia e decoração; Casa Office, versão para escritórios e mundo corporativo; e o inédito Casa Entretenimento, com ambientes ligados ao universo da diversão, como cinemas, restaurantes e bares, entre outros. A exposição será aberta ao público na quinta-feira, 5, e segue até o dia 6 de dezembro, no Jockey Clube de São Paulo.

Jogos Panamericanos 2015 em Toronto

Os Jogos Pan-Americanos voltarão ao Canadá pela terceira vez, a cidade de Toronto sediará o evento em 2015. Winnipeg organizou a competição em 1967 e 1999.No documento enviado í  Odepa, Toronto afirma que investirá US$ 720 milhões em gastos operacionais e outros US$ 700 milhões em instalações esportivas, entre as quais se destaca a vila pan-americana com capacidade para 8,5 mil esportistas em uma área de 80 hectares.

Medalhas Recicladas nas Olimpí­adas de Inverno 2010

Mais sobre o Canadá; desenvolvidas pelos artistas Corrine Hunt e Omer Arbel, as medalhas das Olimpí­adas de Inverno 2010 que ocorrem em Vancouver, serão feitas de ouro, prata e bronze reciclados de eletrí´nicos antigos. Além do formato ondulado, inspirado no terreno de Vancouver, no Canadá, elas também serão gravadas a laser com desenhos diferentes, portanto cada medalha será única.

Festivais Musicais de São Paulo no Meio e Mensagem

Tomo a liberdade de reproduzir parte da reportagem do Meio e Mensagem on line, sobre os festivais em SP:

A Tim, em março, desativou seu festival, um dos maiores do Paí­s. A Skol decidiu trocar o “Beats” pelo “Sensation”. A crise internacional empurrava a passagens de grandes nomes internacionais da América Latina para o sudeste Asiático.

Apesar de um 1aº semestre com boas atrações, como os shows de Elton John, Alanis Morissette, Iron Maiden, Radiohead e Oasis, o público esperava por uma confirmação como as acontecidas nos anos anteriores: Madonna, em 2008, Aerosmith, em 2007 e U2, em 2006.

O grande show para fechar o ano não veio, apesar da apresentação do AC/DC no dia 27 deste mês, que estará pela segunda vez no Brasil. O grupo austrialiano fará o show único no Morumbi, em São Paulo, com produção da Time For Fun. Já o quarteto americano The Killers se apresenta, também na capital paulista, uma semana antes. Com produção da Mondo Entretenimento, o show acontece na Chácara do Jóquei, dia 21.

Apesar de não contarem com nenhum nome de grande impacto, foram os três festivais programados para este penúltimo mês do ano que reacenderam a presença internacional por aqui: Maquinária, Planeta Terra e Natura Nós About Us.

Muitos organizadores reclamam da falta de espaço para mais de 20.000 pax: a Vila dos Galpões usada ano passado pelo Planeta terra foi vendida, a Chácara do Jockey também será vendida e grandes áreas para shows estão escassas. Ultimamente andam tilizando Playcenter e Interlagos.

Isso pode ser oportunidade para abertura e adaptação de espaços. Fiquem atentos.

Ortografia

Dica de Ortografia: As palavras que passaram a ser escritas com “rr” são aquelas formadas de prefixos terminados em vogal seguidos de termos iniciados pela letra “r”, como é o caso de “autorretrato” (auto + retrato).

Sa letra final do prefixo for idêntica í  inicial do termo subsequente, haverá hí­fen. Assim: contra-ataque, entre-eixos, arqui-inimigo, micro-ondas, sub-bibliotecário, pan-negritude, circum-murado, ad-digital, hiper-realista etc. Foge a essa regra apenas o prefixo “trans-“, que se aglutina com o termo posterior, desde que este não se inicie por “h”. Daí­ “transexual”, mas “trans-histórico”. Vale ainda a observação, a tã­tulo de lembrete, de que os prefixos terminados em “r” não sofreram alteração com a reforma.

Continuam requerendo o hí­fen diante de “r” e “h”. Assim: super-requintado, inter-regional, super-homem, super-herói etc. Nos demais casos, basta fazer a aglutinação: interestadual, superexposição, cibercafé, nupercasado (siní´nimo de “recém-casado”), hiperativo etc.

Ritual e Eventos

Li um livro, um tempinho atrás, interessante sobre Ritual e quando falamos de eventos, Um ritual está sendo preparado e gostaria que refletissem junto comigo, sobre os Eventos, sob sua ótica mais conceitual, e trago alguns pontos interessantes para nossa prática e reflexão:

  • Rituais são eventos considerados especiais, que sejam únicos, excepcionais e diferentes.
  • Um ritual expande, ilumina e ressalta o que já é comum a um determinado grupo. Rituais são bons para transmitir valores e conhecimentos e também próprios para resolver conflitos e reproduzir as relações sociais e dar oportunidade para que encontros ocorram.
  • O ritual é um sistema de comunicação simbólica.
  • Segundo Durkhein, cultos são a prova experimental das crenças, sustentando-as. Os cultos (ou rituais) são “atos da sociedade”. Através deles, a sociedade toma consciência de si, se recria e se afirma. Para este autor, rituais criam um corpo de idéias e valores que, sendo socialmente partilhados assumem uma conotação religiosa.
  • Arnold Van Gennep, classificou os rituais: os funerais são ritos de separação, casamentos de incorporação e os de puberdade de transição. Destaco também os ritos de patente – como os de formatura, canonização, condecorações, etc, e os de castigo como os enforcamentos antigos e cadeira elétrica atual;
  • Gluckman, em 1962, falava sobre os rituais como “cerimí´nias”, indicando que é uma organização complexa da atividade humana e que envolve comportamentos expressivos das relações sociais. Já Evans-Pritchard, ligava rituais í s “noções mí­sticas”. Leach, outro estudioso, colocava que os ritos tornam-se uma forma de transmitir e perpetuar conhecimento socialmente adquirido.
  • Rituais tanto reafirmam quanto questionam a sociedade, mas o fazem de várias maneiras: festiva, contestadora, exagerada, por etapas, exclusiva, entre outras.
  • Se o ritual possui caracterí­sticas marcantes de esteriotipia, redundí¢ncia, condensação e , í s vezes, formalidade, esses são traços de eventos sociais em geral – no ritual eles apenas são reforçados. Vide as alas de escolas, fantasias, nas escolas de samba; as divisões em estádios: da geral í  camarote, os dias para ir í  feiras: fechada, semi-aberta e aberta ao público, etc.
  • Através dos rituais de uma sociedade, podemos observar aspecto fundamentais de como uma sociedade vive, se pensa, se transforma – o que não é pouco. A ritualí­stica que já esta construí­da nos diversos tipos de eventos e a ritualí­stica que podemos criar representa diversos aspectos, ora mais profunda, ora mais superficial, ora conservadora, ora contemporí¢nea, mas a representatividade está sempre presente. Atente-se í  isso.
  • Através dos rituais de uma sociedade, podemos observar aspecto fundamentais de como uma sociedade vive, se pensa, se transforma – o que não é pouco. A ritualí­stica que já esta construí­da nos diversos tipos de eventos e a ritualí­stica que podemos criar representa diversos aspectos, ora mais profunda, ora mais superficial, ora conservadora, ora contemporí¢nea, mas a representatividade está sempre presente. Atente-se í  isso.

Livro Rituais Ontem e hoje – Mariana Peirano – Jorge Zahar editora

Na Rede

Event Marketer

O site fala por si só. Obrigatório: www.eventmarketer.com

Transformando arquivos HTML em PDF

Que tal transformar um texto de HTM para PDF sem instalar nenhum software? Digite o endereço da página que você quer mandar para PDF e automaticamente será convertido. http://html-pdf-conversion.com/

Pelé cria música para divulgar São Paulo

Ví­deo de divulgação de São Paulo, música criada e cantada por Pelé, no canal da SP Turismo no YouTube. www.youtube.com/spturis

Reciclando

Curso para Cerimonial & Protocolo, dia 05.12, em SP. Informações no telefone (11) 3578- 8140.

Curso de : Formação em 3D. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3168-2123.

Curso : Investimento em Cultura e Construção de Reputação, dia 24/11, 9:00 í s 18:00 horas,na ABERJE. Av. Angélica, 1757 – 12aº andar, São Paulo. Associado: R$600, Não associado: R$830. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3662-3990

Livro: Dicionário de Mensuração e Pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Dom W.Stacks.

Classificados

CONSULTOR(A) EVENTOS C/ Carro, p/ trabalhar no ramo de promoção. Comp. í s 9h até 17 hs 2*á 6*feira R: Cardeal Arcoverde, 2210 – Pinheiros.

GARí‡ONS Buffet de Alto Ní­vel, contrata p/ eventos. Fone: (11)2879-2280

GARí‡OM C/exper p/eventos. Iní­c. imediato. CV p/ buffetmikeli@uol.com.br

CAPTADORES de Recursos, Artistas, Produtores de Eventos, Estudantes: Comunicação, Produção Cultural, Turismo, Marketing. Projeto Cultural Chancelado por Ministérios. T.2548-7578 www.carnavaldasculturas.org (RJ)

REPRESENTANTE COML Com condução própria experiência em vendas no setor de feiras. CV adelson@adelsoneventos.com.br

COORDENADOR(A) DE EVENTOS C/exp., inglês fluente. Currí­culo com pretensão salarial p/ e-mail: rh-selecao-2006@uol.com.br

RELAí‡Ã•ES Públicas – Recém fomado em comunicação social, p/atuar no segmento de eventos e formaturas. Currí­uclo para o e-mail: alexandre@designformaturas.com.br.

Somente divulgamos as vagas, não nos responsabilizamos pelas mesmas!!! Vocês também podem colaborar, se tiverem algum assunto, dica, crí­tica ou sugestão, envie para nós.

Deixe um comentário