Publicado originalmente no site da consultoria Conceito Lazer – Soluções Integradas e Eventos.

Em ritmo de Natal, fechamos o ano de 2009 com o gostinho de que mais eventos poderiam ter sido fechados, mas o lado positivo é que muitos contatos foram feitos, que demos cursos aqui em São Paulo e Fortaleza, consultorias, chegamos ao número 200 de nosso INFO, e que 2010 tem muito mais (livro, cursos no exterior e maiss).

A quem é aluno na área, sucesso em suas carreiras, aos profissionais que façam um balanço de 2009 e tracem metas factã­veis para 2010 e que o Espí­rito de Natal seja de rever nossa postura: seja de dar uma palavra de carinho ao outro e que tracemos um próximo ano realmente nota 10 e que …vcs continuem curtindo o nosso Boletim, aproveitem e mandem dicas do que querem ler ano que vem.

Boas Festas!

Libia Macedo

Antenado

Feira Preta

Dia 13.12, ocorreu a Feira Preta. Nesta 8a edição o tema principal foi “Heranças Compartilhadas Negros e índios”, temática que abordou duas culturas que tiveram que reagir se defender, resistir e tentar revidar para não sucumbir í  opressão durante a formação do Brasil.

Economia – Eventos Internacionais do Brasil

A pesquisa encomendada pela EMBRATUR para a Fundação Getúlio Vargar sobre eventos internacionais no Brasil revelou que estes injetaram U$ 34,9 milhões na economia nacional, sendo 61% em hospedagem e alimentação. O gasto médio do estrangeiro de eventos é de U$ 285,00 superior aquele que vem a negócios U$112,90 e o de lazer U$73,40. A área médica é responsável por 44% dos eventos, tecnologia e meio ambiente 27%.

T1K em São Paulo

A cidade de São Paulo recebeu no dia 05/12, o T1K, um encontro de “tuiteiros”. Detalhes: só participam aqueles que possuem mais de mil seguidores no serviço de microblog. O evento promoverá troca de experiência e de relacionamento entre usuários do Twitter, apresentações sobre mí­dias sociais e debates entre os participantes.

ExpoZebu – Feira Sustentável de Verdade

Belo exemplo da feira, a ExpoZebu (12 dias de evento, 355.000 visitantes, mais de 3.000 animais), que se preparou efetivamente para o quesito sustentabilidade: compostagem dos resí­duos do gado, uso racional da água, coleta seletiva, separação de lixo orgí¢nico, posto de recolhimento de lí¢mpadas frias e pilhas, coleta de óleo de fritura consumido nas barracas (ano que vem com usina para transformar o óleo em biodiesel), apresentações de trabalhos mostrando pecuária sustentável.

Parabéns !!!

Exposystems

Estive no evento do Grupo Feira & Cia. Além de rever amigos, trago breves resumos do que ouvi e vi por lá:

Claus Holtman – Networking para Eventos de Alta Qualidade

  • Dono da Holtman Messe-Alemanhacomentou que hoje em dia as empresas de eventos devem aperfeiçoar-se na parte de tecnologia e capacitação.
  • Que nas feiras, 3 elementos são fundamentais: diálogo, emoção, sustentabilidade.
  • Mostrou um stand onde ele tinha uma estrutura básica, mas que mudava a cor e os efeitos especificamente vários momentos do dia (simples, diferente e sustentável).
  • As associaçõees devem trabalhar conjuntamente para se auxiliarem.

Rodrigo Leme – Eventos Promocionais

  • Profissional da Banco de Eventos, bem descontraí­do, mostrou o case Camarote da Brahma, que esse ano faz 20 anos e é o carro chefe da empresa.
  • Qualquer projeto atual da Banco de Evento deve ter alguma ação envolvida com sustentabilidade.
  • Apresentou o case Dia do Amigo, onde reforçou a oportunidade com feriados e datas aplicadas a caracterí­sticas da marca, no caso a Skol, que é jovem, se aproveitou do feriado.

Glaucus Cianciardi – O Estande Promocional: a Embalagem da Embalagem do Produto.

  • Profissional que fala com propriedade do assunto, dando várias dicas e trazendo muitos cases.
  • Integrar para comunicar, pense nisso ao pensar o conceito de seu estande.
  • Ao realizar um projeto considere: brilho, movimento e pessoas.
  • Preto é uma cor mais masculina, evite texturas elas repelem.
  • 83 % das pessoas são visuais, mas trabalhe o conceito de visibilidade e hospitalidade.
  • Aconchego = linhas horizontais e orgí¢nicas, cores bege, marrom,verde, textura fosca, luz indireta.
  • Jovialidade = linhas inclinadas e verticais, cores contrastantes, texturas lisas e brilhantes, luz direta;

Fernanda Graef – Eventos Temáticos Proprietários

  • Abordou com muita desenvoltura o tema, indicando que evento proprietário é o meio de comunicação mais segmentado que existe, e que este tipo de evento consegue transformar o branding em experiência paupável.
  • Comentou sobre os í­cones FreeJazz , Carlton Dance, Hollywood Rock como plataformas de oportunidade, pois as marcas de cigarro sabiam que as restriçoes de publicidade iam aumentar e precisavam continuar se comunicando com seus consumidores e/ou potenciais e portanto, nada melhor que criar algo para falar com eles, na forma destes eventos.
  • Trouxe o case Boteco Bohemia e mostra como ele também trabalha o trade, pois os bares participam, vendem ingressos, tem estandes, sendo uma plataforma completa.
  • Deixou uma afirmação: “Os eventos deixarão de ser propriedade das marcas e passarão a ser proprietários dos publicos”.

Gabriel Rossi – A dança frenética do mundo digital

  • Trouxe algumas dicas e utilizou muita a experiência da platéia (até demais).
  • Veja o que já estão falando de você na web e replique.
  • O computador para a classe C está cada vez mais acessóvel, prepara-se apra monitorar isso.
  • “Quem retwita, ganha”, para açõeso durante o evento. Twitter é on time, portanto, faça sua açao e verifique a resposta on time.
  • Peça para que os visitantes escrevam a newsletter com você.
  • Construa um senso de comunidade pós-evento.
  • A arte de escutar ganhou uma nova dimensão;

Carlos Pazetto – A Ferramenta Emoção no Luxo

  • Com sua paixão explicita pelo que faz, trouxe sua experiência em eventos de moda e ator para a área de eventos de luxo com muita elegí¢ncia. Este ano abriu uma filial da Escaravalho Eventos em Miami.
  • Emoção é o elemento mais importante no mercado de luxo, parafraseando Lipovetsky: “luxo é comprar emoção.”
  • Indicou que os fornecedores devem chamar os contratantes, mostrando suas novas aquisições, assim organizadores de eventos se lembram destes quando precisarem.
  • Luxo mora no detalhe.
  • Na Louis Vuitton existe um diretor mundial de eventos que acompanha e aprova o projeto de qualquer evento que ocorre no mundo. A empresa tem um manual com os mí­nimos detalhes do que pode e o que não pode. Ex: 17cm é a altura de qualquer degrau de cenografia (pois é a altura de um degrau onde qualquer mulher mantém-se elegante, independente da roupa).
  • Sempre entregue aquilo que apresentou;

GeraEvento Ganha Prêmio

A GeraEventos, do meu ex-aluno de eventos Geraldo Giovani, recebeu o Prêmio Fornecedores de Confiança 2009. Parabéns!

Na Rede

Agora é oficial, a ABRAFESTA Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais, foi instituí­da no último dia 25. A solenidade da primeira posse da associação reuniu grandes nomes do segmento, que celebraram em grande estilo a chegada da ABRAFESTA, em comemoração fechada no Club A.

O site do diretório Freeshop está com um software novo para acesso gratuito dentro do site para auxiliar os organizadores em check list e cronogamas. Confira em www.freeshop.com.br

Dica de livro: Desvendando o twitter, Sara Milstein & Tim O’Relly, Ed. Digerati.

O conceito de inovar se aplica também aos destinos de eventos. Vejam o que o Sawarak Convention Bureau, na Malásia, fez para se divulgar: http://www.youtube.com/watch?v=H1g_d9Hsqhw

Reciclando

Abertas as inscrições para a Especialização em Planejamento e Produção em eventos & MBA em Gestão e MKT de Entidades esportivas-chancela Real Madrid na Anhembi Morumbi, acesse: www.anhembi.br

Curso Produção Executiva para Artes Cênicas, Shows e Eventos, de 19-22.01 (noite), 23.01 das 10h30 í s 18h30. Informe-se : manufatura1@yahoo.com.br

Livro: O Poder do Marketing de Exposições, Barry Siskind, Ed. SENAC 2009

Esta semana meus amigos Marina e Cláudio Mello, junto com Auli de Vitto e João de Simoni, lançaram o Livro: Gifting, um novo conceito em brindes, vale a pena.

Livro: As melhores viagens do mundo, Dorling Kindersley, Ed. Publifolha.

Livro: Borbulhas – Tudo sobre champanhes e espumantes , Aguinaldo Zachia Albert, Ed. SENAC

Inscrições abertas para premio de estandes, acesse e inscreva-se www.estandesign.com.br.

Classificados

Estagiário (eventos e apoio espaço de dança) – Turno de 4 ou 6 horas. Os horários são: das 10hs í s 14hs ou das 10h í s 16h., de segunda a sexta-feira e eventualmente aos finais de semana. Se o turno for de 6 horas e ele escolher fazer uma hora de almoço deve sair uma hora mais tarde, í s 17hs. O salário é de R$ 400,00 para 4 horas e R$ 600,00 para 6.Enviar CV para o email renata@apaa.org.br

GARí‡ONS Buffet de Alto Ní­vel, contrata p/ eventos. Fone: (11)2879-2280

Assistente de eventos, Experiência em logí­stica, pacote Office e eventos corporativos, CV para contato@academiadetalentos.tur.br

MOTORISTA Empresa região da Mooca admite motorista com categoria D. Interessados enviar CV p/ milleniumeventos@uol.com.br ou (11)2965-404

Auxiliar de Eventos. Empresa do segmento de Educação seleciona pessoas para atuarem como Auxiliar de Eventos em suas filiais.

  • Boa Vista – RR
  • Caratinga – MG
  • Feira de Santana – BA
  • Macapá – AP
  • Paracatu – MG
  • Petrolina – PE
  • São Carlos – SP
  • Valença – RJ
  • Vitória da Conquista – BA

Atividades a serem desenvolvidas: * Recepção de Alunos/ Entrega de Material Didático/ Auxí­lio na Organização da Unidade/ Freelancer- * Valor da diária: R$ 40,00. * Os eventos acontecem de 2 a 3 vezes na semana.Interessados enviar currí­culos para: rhestagio08@yahoo.com.br, mencionando no assunto: Nome da cidade que deseja trabalhar;

GERENTE DE CONTAS Profissional e / ou Empresas. Para venda de Eventos em Hotel localiz. em Caburi – Litoral Norte. Tratar (12)3865-1452 hc ou Enviar CV p/ eventos@novocambury.com.br

PROJETISTA P/ STANDS (M/F)Exp. feiras e Eventos. Utilizar Auto Cad e 3D. (11)2296-1273 CV: adm.uniartes@uol.com.br

Tí‰CNICO EM GASTRONOMIA M/F – Com experiência em restaurante, gerenciamento de equipe, cardápios e eventos. C.V. para Caixa Postal 21.293 – CEP 04602-970

ASSISTENTE DE ATENDIMENTO – empresa de ramo de eventos e mí­dia, procura estagiário para apoio e suporte o departamento comercial da empresa. Suas funções incluem auxiliar o departamento financeiro nas cobranças e controle de comissões, circulação de contratos, preenchimento de planilhas gerencias. Preferencialmente Feminino, Até 25 anos, Curso Técnico completo ou Superior em curso – Administração, Ciências Econí´micas, Eventos, Marketing, Conhecimento do pacote office (word, excel, power point), Regime de contrato: estágio, Horário: de Segunda a Sexta das 09h as 18h. CV urgente para : fernando@visualfarm.com.br

Somente divulgamos as vagas, não nos responsabilizamos pelas mesmas!!! Vocês também podem colaborar, se tiverem algum assunto, dica, crí­tica ou sugestão, envie para nós.

Deixe um comentário