Tenho discutido muito com os professores de logí­stica sobre a forma de medição de participantes em eventos públicos. Inclusive, o jornal Folha de São Paulo e o Data Folha anunciaram uma nova forma de medição, que aplicaram para medir a o público presente na Marcha Para Jesus. Compare as discrepí¢ncias entre os dados apresentados:

  • Dados dos organizadores : 5 milhões de pessoas;
  • Polí­cia Militar: 1 milhão de pessoas
  • Datafolha: 335.000 pessoas ao longo do dia, com 28.000 que participaram por todo o tempo.

Comparemos os métodos:

<h3>Método Tradicional para Medir Público em Eventos</h3>

Mede-se o número de pessoas por ma² (ex: 60 pessoas/20ma²=3pessoas/ma²). Depois, a concentração média de pessoas por ma² X área útil do espaço= quantidade total de pessoas .

A critica a este método é que ela não contempla pontos mais lotados, nem o entra-e-sai durante o evento.
<h3>Método DataFolha para Medir Público em Eventos</h3>

O evento é dividido por quarteirões, a cada hora os pesquisadores andam pelo evento registrando os participantes a cada ma². Esses espaços são subdivididos em setores e contam-se as pessoas nos setores. Os pesquisadores, após contagem, voltam pelo mesmo caminho questionando a quanto tempo estão no evento, assim considera-se quem entra e sai.

Em minha opinião caminhamos para um mecanismo mais fidedigno, importante para dimensionarmos o operacional e também para entregar dados para patrocinadores.

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