Construir uma boa reputação para uma empresa ou marca não é fácil, mas nada como um evento bem sucedido para consolidar uma imagem positiva. Seja ao promover, organizar ou participar de um evento, não há dúvidas de que esse é o momento em que a empresa/marca mostra para o público quem é e o que faz; em contrapartida, para se tornar referência no mercado, é preciso tomar alguns cuidados.
Um bom indicativo para descobrir se o evento foi ou não bem sucedido é o feedback do público. Essa avaliação é fundamental, pois ela envolve não só o desempenho da empresa durante o evento como as repercussões deste. Nesse sentido, aa reputação seria o resultado de três fatores:
a) aa experiência de cada indivíduo
b)a o comportamento da empresaa (quais são suas atitudes, qual tratamento foi dispensado ao público?)
c)a aa interação do público com terceiros (momento em que os participantes do evento disseminarão impressões e comentários sobre a ocasião, o famoso “boca a boca”).
Profissionalismo
Há um longo caminho entre planejar e fazer acontecer. Por isso, definir quais são seus objetivos, qual mensagem você quer passar e certificar-se de que as estratégias das quais você está se valendo para se comunicar com o público são as mais eficazes é o diferencial para o sucesso da empreitada. Não confundir o evento com uma festa ou confraternização institucional:a mais do que a sua marca ou a sua empresa,a o que você deve vender é aa melhor experiência possível.
Confira abaixo algumas dicas que podem contribuir para a sua reputação:
- Utilize uma abordagem que torne sua marca ou empresa única: clientes, prospects, fornecedores, colaboradores,a comunidade e imprensa devem não só receber a mesma mensagem, mas ser atendidos de acordo com suas respectivas expectativas.
- O público sempre vem em primeiro lugar (afinal, é para ele que você está fazendo o evento!).
- Reputação é a história que todos contam sobre você. Por isso, valorize toda e qualquer interação de seu público com sua marca ou empresa e certifique-se de que sua mensagem não foi apenas transmitida, mas entendida.
- Pense a longo prazo: um evento não termina no “até a próxima”. Mantenha um bom relacionamento com o público após ocasião.
- Seja coerente: o que você fala e o que você faz contribuem para que o público respeite e confie em você.
- Tenha um plano B:a problemas ocorrerão e você deve estar preparado para isso, pois até mesmo um erro pode ser o suficiente para manchar sua reputação.