Com a inauguração da Triple Bottom Line, da ISO 26000 e da ISO 20121:2012, muito se tem falado sobrea responsabilidade socioambiental na gestão de eventos.

Pensando nisso, elaborei uma lista coma os 5 C’s da ISO 26000: como tornar os eventos verdes?.

Confira:

  • Comunicação: a no diálogo com as organizações ou indiví­duos, deixe claras suas metas e ferramentas para promover sustentabilidade. Como? Usando todas as ferramentas de comunicação que estiveram í  sua disposição.
  • Colaboração:a quanto mais pessoas você atingir, mais fácil será alcançar a meta estabelecida. A união faz a força: converse sobre o seu projeto com as pessoas e desperte nelas a vontade de ajudar.
  • Compliance: em inglês, o termo remete í sa regras e polí­ticas indicadas para cumprir os princí­pios de uma corporação. Ele também se aplica na hora dea considerar itens como matéria-prima de fornecedores, certificações, entre outros.
  • Contexto: a comunidade deve respeitar as limitações do local onde se planeja executar o evento. Por exemplo: em uma região carente, onde a vegetação esteja sendo dizimada, opte por um tema que alertea a comunidade sobre os riscos associados í  depredação ambiental.
  • Cultura:a não dá para sobreviver no mercado sem repertório cultural. Antes de conceber suas propostas, pesquise, procure saber se o seu evento pode ou deve ser realizado naquele espaço, para aquele público. Desse jeito, você se safa de uma furada e ainda pode se tornar referência no meio (o olhar amplo pode ser a chave para uma proposta mais criativa, multimí­dia).

Seguindo ou não essas indicações, o que importa é que as organizações comecem a ir do além do discurso ea efetivamente sigam os princí­pios e metas a que se propõem a fazer, por meio de ações concretas.

Eventos verdes já!

Deixe um comentário