Drones são veí­culos aéreos não tripulados e controlados í  distã¢ncia que têm sido utilizados na agricultura, na polí­cia, na publicidade e, agora, em eventos também. As imagens que esse aparelho capturaa são de alta qualidade e o custo, quando comparado com o de alugar um fotógrafo + um piloto de helicóptero, é infinitamente menor (a partir de R$ 2a mil). Além disso, o drone também sobrevoaa a 500 metros de altura.

Hoje qualquer pessoa pode comprar um drone, com a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Existem algumas restrições para o uso de drones em áreas urbanas e povoadas, sim, mas em jogos, no carnal, em paradas, casamentos e até na cobertura de eventos pela imprensa sua utilização costuma ser liberada. Se nos Estados Unidos os drones só podem ser utilizados pelos militares, no Brasil a legislação é inconclusiva (definições mais claras devem ser votadas até o final deste ano).

O que a nova lei propõe? Primeiro, que os equipamentos sejam de até 25 kg (existem drones com até 500 kg, acreditam?) para sobrevoar até 120 metros de altura, a fim de que a cobertura de eventos seja o mais segura possí­vel. Outro aspecto que deve ser contemplado é a questão da privacidade, com o intuito de que o aparelho não seja usado comoa um “paparazzi” tecnológico. O bom senso, o cuidado com a qualidade dos equipamentos e a escolha de bons operados podem fazer toda a diferença para que o local mapeado não apresente riscos para ninguém.

Espero que logo a legislação permita o uso desse equipamento em eventosa e que não ocorram acidentes como o que aconteceu na Arena Castelãoa na reinauguração do estádio em 2013, quando uma drone se chocou contra a torcida. Ninguém se feriu, mas poderia ter sido uma tragédia.

2 respostas

  1. Um dos maiores problemas hoje em dia são os LaDrones… Muitas empresas estão deixando de alugar drones por ser um equipamento caro que está sendo cada vez mais roubado… Quadrilhas especializadas captam a freqí¼ência de controle remoto e vem com um controlador de sinal mais forte pra controlar seu Drone e levar embora. Um brinquedinho de 40 mil dólares, tem muita gente de olho!

Deixe um comentário