í‰ um engano pensar que o patrocínio é um presente dado por benfeitores solícitos que não têm nenhum interessea além de ver uma festa bem dada. Se as pessoas se prestam a realizar esse tipo de ação é porque ela vem sempre acompanhada de uma contrapartida, cujos motivos quero ilustrar aqui para ajudar gestores de eventos a olhar para algumas empresas e perceber nelas uma boa oportunidade. A seguir, confira cinco perfis de patrocinadores que podem ter muito a contribuir para o mercado de eventos:
- Empresas globais e/ou multinacionais
Por quê? Se elas costumam patrocinara eventos do gênero que você trabalha em seus respectivos países, aumentam as chances de que elas queiram perpetuar seu legado também em outras praças.
- Empresas que apresentaram perda de imagem ou que passaram por escí¢ndalos recentes
Por quê? Porque elas precisam entrar em contato com o público de uma maneira positiva. Um bom evento é uma ótima ferramenta para chamar a atenção do público,a que passa a associar a empresa com um empreendimento bacana. - Empresas com lançamento contãnuo de novos produtos e serviços (como embalagens, por exemplo)
Por quê? Porque elas necessitam de mais pontos de contato com o público do que o normal para reforçar o nome e as características de seus vários lançamentos. Fique ligado: eventos proprietários e naming rights são perfeitos para essa situação. - Empresas aniversariantes
Por quê? Ora, nada melhor para comemorar e reforçar a imagem institucional da empresa do que promover uma ação festiva que faça alusão í evolução da marca ao longo dos anos. Eventos que ocorram paralelamente í data também podem ser aproveitados: um bom exemplo é a Gerdau, que comemorou seu aniversárioa patrocinando o 100 anos de Jorge Amado, um especial multimídia para celebrar o centenário do autor. - Empresas recém-chegadas í região/país
Por quê? Elas precisam ser conhecidas e ganhar espaço das concorrentes. Nada melhor do que oferecer um evento que fortaleça suas características, bem como o seu leque de serviços e produtos, e ainda evidencie o seu nome. Eventos inovadores, com muita experimentação, são ideias para esse cenário.
****
Eu poderia listar outros itens, mas acho que é um exercício melhor para o leitor se ele mesmo fizer um levantamento de quais situações e características podem ser proveitosas para o evento que ele planeja. Outra possibilidade é criar um evento depois de tomar conhecimento de uma dada situação e perfil da empresa, é claro. Coloque a cabeça para pensar e não perca nenhuma oportunidade que possa fazer bem para o seu negócio!