No último sábado estive em mais um encontro da AMCHAM, tem trabalhado com excelência nos que diz respeito í networking, temas emergentes e hospitalidade nos encontros que realiza.
O tema deste encontro do comitê do Comitê de Viagens e Negócios foia Futuro dos Eventos, e contou com Roger Tondeur (MCI), Fortuné Levi (Tempos e Movimentos) e João Nagy (WTC)
O convidado internacional, Roger Tondeur, que com a MCI desde 1987 se preocupa com o rumo dos eventos para atender as necessidades de mercado e dos clientes,a foi quem teve o: maior tempo de palestra e trouxe alguma informações interessantes
- Hoje a MCI tem 47 escritorios em 23 países e 12.866 funcionários e vem explorando novas abordagens e conceitos de eventos.
- Eventos virtuais e híbridos são muito valiosos, mas é perciso cuidado e manter o face a face.
- A tecnologia pode ser usada principalmente para apoiar o pré, o trans e, principalmente, o pós-evento. Por exemplo para pesquisa, para manter grupos, checar resultados, etc.
- Com essa tecnologia toda que nos cerca, o mercado de companhia aéreas deve repensar seu produto para business event e os hotéis tendem a ter uma diminuição de solicitação em diárias, mas aumento de espaço/sala para impactar muitas pessoas num evento virtual ou hibrido.
Os outros convidados reforçaram a importã¢ncia do face a face, ainda mais numa cultura latina, mas que os clientes e agências precisam estar atentos aos conteúdos a serem passados, pois não importa se um evento tem alta tecnolgoa, mas com informações se diluam rapidamente ou conteúdo pobre.
A plateia alertou sobre 2 aspectos interessantes:
- Que a tecnologia chegou, mas que o Brasil tem muita dificuldade acompanhar essas demandas, pois depende de equipamentos e serviços de como 3G/4G que não atendem o que prometem ou os eventos precisam;
- Que o panorama profissional está pedindo não apenas o “fazedor” de eventos, mais do que nunca o “pensador”. E que a formação profissional em eventos deve acompanhar esta mudança.
Valeu muito o evento, que contou com muitas outras discussões relevantes.
Para finalizar uma frase de Tondeur: “Profissional de eventos não é mais assessor de áreas, ele está no negócio da empresa.”