(Publicado originalmente no jornal Logotipo Comunicação e MKT, ano 1 número 1, em 15 de agosto de 2004)
Desde o convite para escrever nesta coluna fiquei pensando como iria iniciar a discussão sobre o tema proposto. Achei melhor iniciar do zero, com uma questão que é importantãssima: conceituar, ou melhor, identificar o que entendemos por Eventos, Lazer Empresarial e Endomarketing.
Hoje em dia, infelizmente, a palavra Eventoficou banalizada, pois tudo, absolutamente tudo, é considerado evento: da festinha de 1 ano do Zezinho ao lançamento do carro da montadora e por aí afora. Existem 1000 definições, das quais concordo com umas 50, porém é fato que evento diz respeito a um acontecimento que ocorre para comunicar, divulgar, ensinar, mostrar, contemplar, enfim, celebrar algo. Por isso considero Evento como:
“Promessa de entretenimento, expectativa de sucesso e certeza de vivência emotiva.”
Francisco Paulo de Melo Neto, 1999
Dentro disso seguimos com a difícil tarefa de conceituar Lazer Empresarial, que não se encontra nos livros e publicações mas sim no dia a dia das agências durante o briefing, quando é necessária uma ferramenta não tão formal que consiga trabalhar com o treinamento de equipes, que reforce informações de campanha de incentivo, que auxilie na construção ou melhoria do clima interno das empresas e suas parceiras, que dissemine o conceito de qualidade de vida, que seja ferramenta de ações promocionais, que celebre e comemore metas, enfim – o lazer mostra-se como ótima ferramenta para se alcançar certos objetivos dentro de certas ações mercadológicas.
Complementar a isso, temos os funcionários das empresas trabalhando arduamente com o objetivo de conquistar e manter clientes, mas será que estes atuam como os primeiros a acreditarem que a sua empresa oferece o melhor serviço e produto em determinada área? Aí temos o endomarketing, pois a palavra cliente hoje em dia mostra-se mais abrangente, pois este não é apenas aquele que compra e utiliza o produto ou serviço, mas também o que vende, o chamado cliente interno, ou melhor, o colaborador. O endomarketing é uma ação do marketing que trabalha com a compreensão, satisfação e aliança do público interno com intuito de convencer e atender melhor os clientes externos, senão a relação fica muito frágil tanto entre vendedor e comprador quanto na rede interna da empresa.
Com toda esta introdução queremos convencê-lo que, mais do que nunca, que ações internas devem e têm que ser feitas para fortalecer a relação do funcionário com sua empresa, seus produtos e serviços, e isso pode ser trabalhado através de diferentes tipos de eventos utilizando a ferramenta do lazer para abordar certos conceitos necessários para essa rede de necessidades.
Dentre as possibilidades temos as ações de lazer temáticas, que facilmente reforçam campanhas publicitárias e características do produto bem como atuam dentro da possibilidade de interação e exploração da criatividade do funcionário em prol de subsídios e elementos para auxiliar na abordagem com os colaboradores. Uma outra forma de educação corporativa é através do que denomino de entretreinamento, onde, através de atividades lúdicas, conceitos são abordados de maneira mais alusiva e direta porém sem expor pessoas, setores e práticas corriqueiras, onde através da participação em jogos e diní¢micas remete-se í uma reflexão e posterior mudança de atuação. Alguns exemplos como paintball empresa X concorrente; conquista de mercados através de bandeiras alocadas pelo hotel; construção de fortes comparado com a força e defesa da marca, entre outros; obviamente todos dentro de um contexto específico.
Em vista disso, entender o lazer, o jogo e a diversão como uma maneira mais fácil e prazerosa de abordar conceitos mercadológicos não pode mais ser desconsiderada.
Porém, uma última ressalva refere-se a questão delicada de que ao lidarmos com adultos não podemos expor as pessoas, pois no máximo o indivíduo pode se divertir e rir de si próprio, mas não provocar o riso do outro. Devemos estar atentos para criar uma atmosfera lúdica e confortável, e í s vezes ir num crescente para deixar o participante í vontade nas situações de lazer corporativo.
Nosso desafio para com os funcionários participantes de uma ação destas é a de trabalhar com a perspectiva de atividades recreativas, possibilitando a descontração e o desprendimento e ao mesmo tempo explorar as atitudes que surgem, em prol de uma eficiência na compreensão de conceitos e na transmissão dentro da atuação profissional, pois não é de hoje que sabemos que o aprendizado e a fixação do mesmo é mais fácil quando ele se aproxima do brincar.
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