O FIPTUR – Mega Eventos, uma série de palestras e seminários sobre marketing e comunicação para grandes eventos – já aconteceu em Recife e Porto Alegre em 2011 e este ano aconteceu em Salvador, nos dias 31 de Maio e 1.o de Junho e voltado principalmente para a Copa 2014.

A idéia provocar as bases locais para questões de qualidade, capacitação, engajamento publico e oportunidades e reuniu estudantes, professores, profissionais e empresários de Salvador e de outras localidades diversas.

Na mesa, a presença de secretários, vereadores e representantes da Embratur discutindo, entre outros assuntos:

  • o projeto Embratur BRA (Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas), mostrando estes destinos em road show nos EUA e Londres.
  • A questão da mobilidade urbana e a falta de investimentos nesse segmento.
  • Aviso do Secretário de Turismo, aconselhando oo trade de hotelaria para não pecar como o trade cario na RIO+20, que elevou de forma assustador as tarifas hotelerias, sofrendo grandes crí­ticas e rejeições até que a Embratur interviu.
  • Djanira da AMPRO, comenta das oportunidades, lembrando que omo os patrocinadores principais já vêm ao Brasil com quase tudo empacotado, as oportunidades para outras empresas estão mais ligadas a ações de guerrilha e em ações de incentivo.
Palestra de Lí­bia  Macedo na FLIPTUR Megaeventos Salvador - Copa 2014
Palestra na FLIPTUR Megaeventos Salvador – Copa 2014

Em minha palestra, destaquei como os eventos esportivos podem ajudar na exposição do destino turí­stico, pois estes atuam como um holofote para o sede local, mas é preciso entender o fení´meno esporte com seus aspectos comportamentais e impactos que regulam a forma desse torcedor consumir o destino e seus serviços e produtos

í‰ preciso também levar em conta que existem os frequentadores de perfis diferentes: torcedor de grupo, de famí­lia, sozinh, a de incentivo, de patrocinadores, de mí­dia e comunidade. Cada um com um necessidades e volume de gastos diferentes.

Por último, comente sobre os maiores eventos esportivos do mundo e seus formatos e as ações possí­veis relacionadas com as caracterí­sticas de cada modalidade.

Saldo positivo e muita lição de casa para todos e que venha o próximo FIPTUR (que será em Maceió ou Curitiba, ainda a definir).

Parabéns especial í  figura do Sr. Gorgí´nio Loureiro que além de sua simpatia e hospitalidade baiana, tem levado a frente este evento para várias localidades e contribuindo efetivamente para a Copa 2014 no Brasil.

Deixe um comentário