Estive na cidade onde o Brasil nasceu para mais um evento debatendo a Copa do Mundo 2014 e outros mega-eventos. O Fiptur Porto Seguro trouxe integrantes da SECOPA, Comitês Locais, SENAC, SEBRAE, CNC, CVB e entidades de classe do mercado turístico e de alimentação, para analisar de que forma os micro, pequenos e médio empresários podem se beneficiar do Mundial da FIFA e de outros eventos esportivos que acontecem no Brasil.
Como sempre, a plateia no Nordeste é bastante participativa, o que torna o debate bastante interessante, apesar que muitos esperam que palestrantes tragam as respostas e fórmulas prontas e sabemos que estes eventos servem para refletirmos e adaptarmos soluções, casos e idéias í s nossas realidades.
No painel que participei, pude falar sobre as características do consumidor de eventos esportivos e perspectivas de bidding, modalidades esportivas bizarras, cuidados na logística, oportunidades de patrocínio em competições e ações personalizadas.
Alguns tópicos importantes que gostaria de destacar:
- Os destinos turísticos precisam entender que a Copa é um motivo para que as pessoas se reúnam e assistam aos jogos juntos, nada melhor que um destino/cidade que proporcione entretenimento junto aos jogos, independente de estar ligado a alguma Fanfest oficial da FIFA ou não;
- São bilhões de espectadores no mundo, é precio trabalhar como oportunidade de divulgação para os destinos turísticos brasileiros
- Porque não criar ações promocionais relacionados a torcer e jogos, mas sem ferir lei de apostas e de patrocinio FIFA?
- A mídia que vem cobrir a Copa das Confederações e o Mundial também esta em busca de conteúdo sobre o Brasil e sua população – poderiam ser convidados para conhecer destinos e eventos
- Perfil dos frequentadores de Copa do Mundo: 83% homens, 60% solteiro, 45% de 25-34 anos, 83% fazem outros passeios aliados aos jogos, 75% na primeira Copa – isso quer dizer se queremos este consumidor precisamos criar produtos para este perfil
- Mais do que trabalhar o Share of Mind, trabalhar o Share of Heart – esporte faz isso. Pois a paixão domina o marketing de atitude (J. Cocco)
- A área de alimentos e bebidas precisa entender que a qualidade no atendimento deve ser estimulado, independente do profissional migrar para outro empregador no futuro, isso só aumento o nível de qualidades dos estabelecimentos;
- Com relação a sustentabilidade, mais do que reciclar e reverter o que sobra dos eventos, é precio evitar ter tanta sobra. O evento FIPTUR, por exemplo, evitou folders, não entregou papel ou sacola, estimulou a carona solidária, teve coffee-break com uso de louças, gastronomia com insumos locais, venda de artesanato de artistas locais, arranjos florais reutilizáveis e quem mais contribuiu com os itens de sustentabilidade ganhou brindes – além da neutralização do evento com patrocinador para o plantio das árvores.
Valeu muito a pena o evento: boas discussões, novos contatos, rever Porto Seguro (cidade com uma capacidade hoteleira incrível e muita hospitalidade), surpresas gastroní´micas nos convites a restaurantes da região e a torcida para que a cidade consiga receber uma delegação já que é Team Base Camp.
Axé a todos.
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