por Marina Galante Dorneles (Social Midia Manager)
"O Fórum Eventos é o grande encontro de conteúdo do nosso setor e este ano coincidiu com aulas agendadas, e eu estive um período por lá, mas não podia deixar vocês sem as infos que rolaram por lá, ai a Super Marina Dorneles topou fazer esse review para vocês, como uma Correspondente DICA. Aproveitem!!!" Líbia Macedo
Nos dias 29 e 30 de abril, profissionais do setor de eventos se reuniram em São Paulo, no Tokio Marine Hall, para o Fórum Eventos 2024, um evento renomado que está na sua 11versão e repleto de oportunidades para os profissionais da área trocarem experiências e fazerem networking. Este encontro proporcionou insights valiosos e reflexões instigantes sobre temas diversos como o uso das novas tecnologias para criar diferenciais para os clientes. O propósito de conectar pessoas, porém, segue sendo a prioridade.
“Usar os dados para aprender e reaprender, este é o segredo do futuro dos eventos”, afirmou Marcelo Flores , CEO da Bussiness Land.
Já Carol Mello, líder de eventos do Ifood, colocou todos para refletir sobre a incorporação da IA como ferramenta para ser usada a fim de facilitar a atuação dos profissionais, na prática no dia a dia dos seus eventos. A tecnologia não chega para substituir as pessoas, pelo contrário, mas pode auxiliar na execução de tarefas – e o conhecimento e capacidade de gestão dessas ferramentas será imprescindível no futuro, é o papel da IA nos eventos auxiliando nos processos e agilidade, numa rotina tão exigente.
A pauta do ESG (Environmental, Social and Governance) não poderia faltar nas falas, pois tem sido inclusive exigência de muitos clientes desde o briefing, seja com fornecedores e a própria concepção dos eventos também foi debatida entre muitos profissionais, como Paulo Perrotti CEO da LGPD Solution, Alexis Pagliarini da Criativa ESG4, Livio Giosa presidente da CENAM, Daniel Costa Conselheiro ESG da Evento Sustentável, Ronaldo Ferreira da AMPRO, Juliana Patti head de eventos da Bayer, Daiane Lima CEO da Facilitydoc e Patricia Ellen, líder de operações da Systemiq. Eles trouxeram para a pauta a necessidade de uma mudança de atitude e comportamento organizacional. Através da análise SWOT de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, identificaram que é necessário conscientizar todos os envolvidos: o Brasil tem muitas oportunidades para ser exemplo de transformação nesta questão. A questão dos altos custos que ainda são praticados, entretanto, ainda dificulta a implementação de boas práticas ambientais, sociais e de governança. Para solucionar a questão, e não deixar o planeta “inviável” para as próximas gerações, é necessário o engajamento de todos.
Ao falarmos sobre um personagem mega importante – O cliente – a abordagem de Paula Marins, Gerente de Omnichannel da Biogen, trouxe a reflexão de como incluir os eventos na jornada dos clientes e tornar efetivo o engajamento, utilizando o mínimo de recursos possíveis e cumprindo com a finalidade definida. Ela citou o uso da #Hashtag como ferramenta poderosa e com um custo muito baixo e que reverbera além da barreira física. O Cliente falando, comentando, somando informações ao evento e reverberando o mesmo, demonstrando o impacto e eficiência das ações. Fato é que é preciso mostrar os resultados e provar como fez a diferença, como o comentado por Rodolfo Costa, líder de eventos da Danone Brasil, que enfatizou que é preciso agregar valor às entregas, então os resultados devem ser planejados a partir de um objetivo. Na sequência, os vencedores do Prêmio Caio 2023 puderam apresentar um breve resumo dos seus projetos, o que sempre inspira como benchmark e aspiracional, para quem sabe ver o seu projeto no pódium na próxima versão do “Oscar dos Eventos”.
O uso dos eventos como estratégia de marketing também foi citado na plenária da Tatiana Ajzenberg, Coordenadora do Senac, que destacou o posicionamento da marca, para apoiar a cultura em todo o Brasil, ressaltando a pluralidade sempre. Tema importante, pois a curadoria e oportunidade de várias vertentes é fundamental. Já Tomas Miranda, Gerente de Desenvolvimento de negócios e parcerias da Sympla, tornou acessível a todos que não são da área de tecnologia alguns dos termos usados no setor e que assustam os profissionais de eventos. Todos estão lidando com essas tecnologias cada vez mais, então, segundo Miranda, temos que ser o nó forte dos eventos: a tecnologia serve para melhorar a experiência do comprador.
A vivência de um desfile de moda digital em tempo real no qual avatares de mais de 2 metros de altura desfilaram no palco do evento, idealizado por Antonio Talarico, CoFounder do Future of Front Row, que já foi realizado em Amsterdam e no Paris Fashion Week foi um ponto alto e prova viva do que é possível fazer com realidade aumentada.
Podemos entender conteúdo não só pelas palestras, mas na troca informações nas rodadas de negócios ativas, na troca de mesas com oportunidade de conhecer muito mais gente, além do coffee break onde podiam visitar estandes de espaços de eventos como da GL Eventos, Expo CN, Grupo Tauá Hotéis, Belize Tourism Board, Inovattore Design, Ponto Link e Yazo, entre outras.
Ao final do Fórum, o CEO do Grupo Conecta Eventos, Sergio Junqueira encerrou o evento enfatizando que devemos continuar. “A jornada não acabou”, afirmou Junqueira. Não podemos esmorecer a nossa luta, devemos permanecer unidos para seguir com a reforma tributária (PERSE semi aprovado) e garantir o sucesso do setor de eventos que tanto alavanca a economia do país e o conhecimento dos cidadãos. Isso fica comprovado com a nova certificação criada pela Academia Brasileira de Eventos – o CEGE – para capacitar cada vez mais os já profissionais de eventos e a coleção de livros Conecta, onde as diferentes áreas do setor de eventos são contempladas com obras onde os mais experientes foram reunidos e dividindo suas vivências e dicas, aliás a Líbia Macedo (aqui do DicaEventos) e a Ormene Carvalho também estão presentes no livro: Formação Acadêmica em Eventos e foi muito lindo ver todos esses autores e feras do live marketing autografando e numa grande confraternização, afinal de contas, coincidentemente, era DIA DO PROFISSIONAL DE EVENTOS (30/04), melhor comemoração não há.
Certeza ano que vem estaremos lá (DicaEvento, me convida de novo?????)
Resp: Lógico que sim : )