Estive nesta última semana de Abril estive no fórum ABA Esportes e Branding, que contou com uma grandea qualidade de organização, a começar pela escolho do ótimo auditório da Britcham e cuidado com segurança (especialmente pertences), preço de estacionamento honesto, indicações de locais para alimentação na pasta, entre outros exemplos de hospitalidade.

Confira um resumo das palestras que presenciei:

Avelar Martins – Gerente Executivo de Marketing e Patrocí­nio do Banco do Brasil

Martins começou falando desafio de uma empresa pública com perfil diferente dos demais patrocinadores, prestando conta continuamente a população e a tribunal de contas.

O grande desafio do Banco do Brasil é rejuvesnecer a marca (clientes tinham media de 57,5 anos e em 20 anos já esta nos 41,5). Nessa aproximação para com os jovens, começa em 1991 com patrocí­nio com o ví´lei masculino, depois circuito ví´lei de praia, futsal em 1995 e campeões olí­mpicos (desde o iní­cio do patrocí­nio em 1991, tem em seu currí­culo de patrocí­nio 16 medalhistas) tornam-se embaixadores do esporte num Projeto Ourocard, com ações com funcionários e correntistas da rede.

David Gruberg: Diretor do McDonalds

Iniciou sua palestra comentando que a marca desde 1968 está presente em patrocí­nio com a Olí­mpiada de Inverno mandando um container de comida do McDonalds para a delegação americana. Desde então tem essa relação e em 1994 estabelece o primeiro contrato oficial com a Copa, em busca de visibilidade/relacionamento/atributo, com isso trabalham com este patrocí­nio em cima de alguns 3 pilares:

Comida – fazem restaurante na Vila Olí­mpia alimentando os atletas; Consumidor final – com lojas especí­ficas e grandes nos locais de Olimpí­ada para atender ao público e já ativaram com concurso para crianças que acompanham os jogadores na entrada do campo, proporcionando essa experiência e a viagem para a famí­lia; Funcionários – fazendo uma ação de incentivo onde colaboradores trabalham na loja da Vila Olí­mpica e visitam o paí­s-sede.

Mesa merchandising Top Brands

A Top Brands, que se associou a Brunoro Sports, trouxeram visões de construção de marca e não o puro aliar de marca e esporte em visibilidade, mas indo para o contexto de provedores de heróis e mostraram. Comentaram do case Neymar, que recebeu apoio de carreira com fonoaudiologia, lí­nguas, assessoria de imprensa, gestão financeira, etc), bem como projeto Mar Branco, como a força do esporte que consegue parar guerras e unir (nem que seja proforma) nações.

A Marca Olí­mpica traz o prazer pelo esforço/amizade e lisura/sonho e esperança/inspiração

Andrey Cabral – Diretor de Marketing da Red Bull

Além dos videos alucinantes, mostrou que a empresa que surgiu de um produto criado em 1987, portanto uma empresa jovem, hoje está em mais de 164 paí­ses, o Brasil é o quarto pais referência ema vendas e investe 30% em Marketing (promocional, merchandising, eventos).

Nunca entraram na Olimpí­ada, pois a Coca-Cola blindou qualquer tipo de ação e aproximação. Em 2011 fizeram 800 eventos, 45 no Brasil, patrocinam 570 atletas em 80 modalidades esportivas. Hoje em dia mais do que nunca a Red Bull quer ser referência em conteúdo para jovens, e por isso criou Red Bull Radio, gravadora e agora uma agência de mí­dia.

Incentivadoraa de projetos de atletas, como desafios (projeto Stratos) e em seus patrocí­nios pessoais, fornece: assesoria de imprensa, técnicos, fisioterapeutas, site e nutricionistas, o Vettel é patrocinado desde os 13 anos. Tem estádio, times de futebol (05).

Enfim, uma ótima oportunidade de bater um papo de alto ní­vel – tanto participantes no palco como na platéia de decisores, produtores e interessados em obter beneficio do esporte para suas ações comerciais.

Parabéns ao pessoal da ABA e Top Brands.

Convite do Fórum Aba - Esportes e Branding

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