Estive nesta última semana de Abril estive no fórum ABA Esportes e Branding, que contou com uma grandea qualidade de organização, a começar pela escolho do ótimo auditório da Britcham e cuidado com segurança (especialmente pertences), preço de estacionamento honesto, indicações de locais para alimentação na pasta, entre outros exemplos de hospitalidade.
Confira um resumo das palestras que presenciei:
Avelar Martins – Gerente Executivo de Marketing e Patrocínio do Banco do Brasil
Martins começou falando desafio de uma empresa pública com perfil diferente dos demais patrocinadores, prestando conta continuamente a população e a tribunal de contas.
O grande desafio do Banco do Brasil é rejuvesnecer a marca (clientes tinham media de 57,5 anos e em 20 anos já esta nos 41,5). Nessa aproximação para com os jovens, começa em 1991 com patrocínio com o ví´lei masculino, depois circuito ví´lei de praia, futsal em 1995 e campeões olímpicos (desde o início do patrocínio em 1991, tem em seu currículo de patrocínio 16 medalhistas) tornam-se embaixadores do esporte num Projeto Ourocard, com ações com funcionários e correntistas da rede.
David Gruberg: Diretor do McDonalds
Iniciou sua palestra comentando que a marca desde 1968 está presente em patrocínio com a Olímpiada de Inverno mandando um container de comida do McDonalds para a delegação americana. Desde então tem essa relação e em 1994 estabelece o primeiro contrato oficial com a Copa, em busca de visibilidade/relacionamento/atributo, com isso trabalham com este patrocínio em cima de alguns 3 pilares:
Comida – fazem restaurante na Vila Olímpia alimentando os atletas; Consumidor final – com lojas específicas e grandes nos locais de Olimpíada para atender ao público e já ativaram com concurso para crianças que acompanham os jogadores na entrada do campo, proporcionando essa experiência e a viagem para a família; Funcionários – fazendo uma ação de incentivo onde colaboradores trabalham na loja da Vila Olímpica e visitam o país-sede.
Mesa merchandising Top Brands
A Top Brands, que se associou a Brunoro Sports, trouxeram visões de construção de marca e não o puro aliar de marca e esporte em visibilidade, mas indo para o contexto de provedores de heróis e mostraram. Comentaram do case Neymar, que recebeu apoio de carreira com fonoaudiologia, línguas, assessoria de imprensa, gestão financeira, etc), bem como projeto Mar Branco, como a força do esporte que consegue parar guerras e unir (nem que seja proforma) nações.
A Marca Olímpica traz o prazer pelo esforço/amizade e lisura/sonho e esperança/inspiração
Andrey Cabral – Diretor de Marketing da Red Bull
Além dos videos alucinantes, mostrou que a empresa que surgiu de um produto criado em 1987, portanto uma empresa jovem, hoje está em mais de 164 países, o Brasil é o quarto pais referência ema vendas e investe 30% em Marketing (promocional, merchandising, eventos).
Nunca entraram na Olimpíada, pois a Coca-Cola blindou qualquer tipo de ação e aproximação. Em 2011 fizeram 800 eventos, 45 no Brasil, patrocinam 570 atletas em 80 modalidades esportivas. Hoje em dia mais do que nunca a Red Bull quer ser referência em conteúdo para jovens, e por isso criou Red Bull Radio, gravadora e agora uma agência de mídia.
Incentivadoraa de projetos de atletas, como desafios (projeto Stratos) e em seus patrocínios pessoais, fornece: assesoria de imprensa, técnicos, fisioterapeutas, site e nutricionistas, o Vettel é patrocinado desde os 13 anos. Tem estádio, times de futebol (05).
Enfim, uma ótima oportunidade de bater um papo de alto nível – tanto participantes no palco como na platéia de decisores, produtores e interessados em obter beneficio do esporte para suas ações comerciais.
Parabéns ao pessoal da ABA e Top Brands.