Muito mais do que um comprador convidado, hosted buyer é uma dessas expressões que não passam despercebidas ao profissional da área de eventos.

O conceito ganhou popularidade através da feira empreendida pelo IMEX Group, que visava proporcionar aos organizadores de eventos a chance de entrar em contato com os principais compradores e contratantes do mercado. O programa, que desperta interesse especial nos nos expositores do segmento MICE (Meetings, Incentive, Congresses and Exibithions), hoje é siní´nimo para uma das maiores feiras de prospecção e conclusão de vendas em Marketing.

Destaca-se ainda oa o Meeting Professionals International que, no programa realizado em 2012,a contou com 240 organizadores de eventos e 163 fornecedores.

Como funciona?

O objetivo dos programas de hosted buyers não é apenas agendar encontros nos stands ou em hotéis, mas travar um primeiro diálogo antes da realização do evento, no qual serão discutidos os produtos e serviços oferecidos até que comprador e fornecedor encontrem um denominador comum antes de fechar o negócio.

O encontro face to face é importantã­ssimo para desenvolver o a relação comercial que virá a seguir, pois personaliza o trabalho e evita que inúmeros e-mails ou convites que os participantes recebem dos expositores se percam em suas respectivas caixas de entrada antes que o negócio seja concretizado.

Brasil

Temos sido procurados principalmente para preencher a posição de suppliers, o que demonstra a busca pelo nosso mercado cheio de belezas e atrativos. Feiras como Exposystems, Evento Business Show (EBS), Feira Internacional de Turismo (Fitur) e World Travel Market Latin America (WTL) apostam neste formato, para o qual o setor de trading tem dado maior atenção nos últimos anos.

Vale lembrar que eventos nesse formato devem ter critérios efetivos no que se refere ao perfil de seus convidados, pois muitos gestores de eventos podem se candidatar ainda que não tenham poder de decisão. Agências de comunicação que se inscrevem devem de fato comprovar sua lista de clientes e previsão de briefings como pré-requisito serem aceitos.

Muitas empresas (principalmente multinacionais e do setor farmacológico) têm restrições quanto a convites para programas de hosted buyer; aliás, algumas chegam até a impedir que seus coordenadores de eventos corporativos participem desse tipo de feira expositiva! Nesses casos, sempre é possí­vel apostar nas rodadas e de negócios e em visitas técnicas mais comedidas, sem que estas infrinjam as regras internas da polí­tica em viagens corporativas.

 

Uma resposta

Deixe um comentário