Um dos grandes argumentos do governo para justificar os investimentos em grandes eventos, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpí­adas 2016, está ancorado na ideia de legado. O legado desses eventos seria o impacto positivoa que as obras realizadas nas cidades-sede deixariam para a população depois que a bola rolasse e a tocha olí­mpica se apagasse.

O que muito se discute é o alto custo dessas obras, que nem sempre trazem a redenção urbana prometida pelos governantes. No entanto, é preciso pensar que o legado de um evento vai além do concreto armado. São também legados importantes a geração de empregos, a projeção e o prestã­gio adquiridos pelo paí­s no exterior, o aprendizado em termos de tecnologias e planejamento, o aumento de atividades econí´micas como o turismo e o know-how, isto é, a geração de conhecimentos adquiridos com todo esse preparo.

Muitos acham que o desastre da corrupção e da falta de planejamento podem se sobrepor aos elementos positivos.a Torço para que isso não aconteça. Hoje, o quea mais do que nunca percebo é uma profissionalização do mercado de trabalho, com o investimento na formação de pessoas. E isso pode ser muito mais importante do que se imagina.

Deixe um comentário