Mais 10 dias de evento e mais 10 comentários sobre Copa do Mundo.

Impacto socioeconí´mico da Copa do Mundo no Brasil

A próxima Copa do Mundo de futebol, que será sediada no Brasil, deve movimentar R$ 142,3 bilhões até 2014. í‰ o que indica o estudo “Brasil Sustentável – Impactos Socioeconí´micos da Copa do Mundo 2014”, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No total, estima-se que serão injetados diretamente R$ 22,4 bilhões na infraestrutura e na organização necessárias para o evento. Já as despesas operacionais e de visitantes consumirão mais R$ 7 bilhões, além de R$ 112,79 bilhões que deverão ser gerados indiretamente por setores da economia. Dos 55 segmentos analisados, o da construção civil será o mais beneficiado, com estimativa de R$ 8,14 bilhões, enquanto o de serviços prestados í s empresas deverá movimentar cerca de R$ 7 bilhões. O setor de hotelaria terá aproximadamente R$ 3 bilhões adicionais e alimentos e bebidas, R$ 2,5 bilhões.

O levantamento da FGV aponta ainda para um aumento de cerca de 3,6 milhões de empregos, gerando um impacto sobre a renda de R$ 63,4 bilhões. Outros R$ 18,1 bilhões devem ser somados aos cofres públicos com arrecadação, o equivalente a 2,17% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro previsto para 2010. O fluxo turí­stico também deve aumentar e espera-se que o número de visitantes internacionais até a Copa chegue a 79%, com a chance de crescer nos anos seguintes.

Troféus roubados da FIFA

Sete réplicas do troféu da Copa do Mundo foram roubados do escritório da Fifa na cidade de Johannesburgo.

A posse dos troféus das Copas do Mundo

A taça da Copa do Mundo inicialmente foi batizada como Jules Rimet, em homenagem ao ex-presidente da Fifa que implementou a competição no calendário mundial.

Até 1970, ela era entregue aos campeões de cada edição. Após o tã­tulo do Brasil no Mundial do México, o terceiro da seleção brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ganhou o direito de ter posse permanente do troféu. Entretanto, a taça foi roubada da sede da entidade, no Rio de Janeiro, em dezembro de 1983, e teria sido derretida pelos ladrões. Uma nova taça foi criada desde então, nomeada Troféu da Copa do Mundo FIFA, e não é mais dada definitivamente í  qualquer seleção independentemente do número de tã­tulos.

A taça só será substituí­da quando a placa em sua parte inferior estiver totalmente preenchida com os nomes dos vencedores de cada Mundial. Isso só vai acontecer em 2038.

Os mascostes do torneio

O leopardo Zakumi, mascote oficial do torneio, tem seu nome composto da sí­laba ZA, que é a sigla para ífrica do Sul e “Kumi”, que significa o número dez em vários idiomas africanos.

A estoria de mascotes pela 
FIFA de designar animais de todo o mundo começou há 40 anos, no campeonato que se realizou em 1966 no Reino Unido.

Projetos 20 Centros para 2010

O projeto “20 Centros para 2010” é a campanha oficial da Copa do Mundo da FIFA ífrica do Sul 2010. O seu objetivo é alcançar uma mudança social positiva por meio do futebol, construindo 20 centros Football for Hope para a promoção da saúde pública, da educação e do futebol em toda a ífrica.

Reconhecimento da FIFA aos trabalhadores da Copa

Em sinal de reconhecimento, a FIFA e o Comitê Organizador Sul-Africano da Copa do Mundo da FIFA 2010 decidiram entregar dois ingressos de categoria 4 aos trabalhadores que ajudaram a construir os estádios do Mundial, 27.000 pessoas serão beneficiadas.

Venda de ingressos na Copa

O comitê organizador local anunciou que comercializou algo em torno de 97% dos ingressos da Copa do Mundo, mesmo patamar da edição passada, realizada na Alemanha.

China quer a Copa do Mundo de 2022

Após sediar a maior Olimpí­ada da história, a China já pensa em organizar outro evento de grande porte a COPA; mas isso só para 2022.

Adidas e responsabilidade social no Ebay

A Adidas colocou em prática, em 30 de Junho, uma ação de responsabilidade social por meio de um leilão global via Ebay, que contém 32 pinturas dos principais craques de cada seleção da Copa de 2010 assinadas por algumas das celebridades africanas das artes plásticas.

Toda a renda arrecada com os quadros, inclusive as comissões que o site de leilões cobra, será revertida para a fundação 46664, ONG criada por Nelson Mandela para desenvolver ações sociais na ífrica do Sul e batizada em homenagem ao número da cela mais famosa em que o lí­der africano ficou preso por 27 anos por sua luta contra o Apartheid.

Marca da Copa do Mundo 2014 no Brasil

No dia 08 de Julho, em Johanesburgo, será feita a cerimí´nia de apresentação da marca do mundial no Brasil em 2014 (fato inédito pois sempre ocorre ao término do evento).

Diz-se que o sí­mbolo é uma arara com as cores do Brasil. Confira.

Deixe um comentário