Gestão Estratégica de Eventos

Libia Macedo e Maria Cecilia Giacaglia, autora do livroa Gestão Estratégica de Eventos

Na primeira semana de aula da Especialização de eventos que coordeno, recebemos nossa amiga Maria Cecí­lia Giacaglia que falou um pouquinho do tema de seu livro Gestão estratégica de eventos.

Ela comentou que a parte operacional continuará existindo, mas as empresas necessitam do “pensador” de eventos que indica a melhor forma de estar num evento, seja criando, patrocinando, apoiando um evento. Onde existe um profissional interno fazendo isso ou contratado, mas que entenda o DNA da empresa.

Mais, só lendo o livro, rs…

São Paulo Indy Run

Bela associação, um evento surge a partir de outro, agora teremos a São Paulo Indy Run 8k será realizada no dia 30 de abril, véspera da prova da Fórmula Indy, no mesmo trajeto que será percorrido pelos carros no dia seguinte.

A largada será feita em movimento, com o pelotão puxado por um pace car, e a bandeirada de chegada será dada pelo piloto Tony Kanaan; A prova será realizada í s 19h, depois do término dos treinos da Indy. A organização abriu inscrições para três mil atletas.

Geo Eventos Assume a Outplan

E mostrando que a Geo nao está para brincadeira, a empresa ataca também no setor de esportes assumindo o controle da Outplan, empresa dedicada í  comercialização de tickets e entradas para eventos de futebol, através do sistema FutebolCard. Com a negociação, a Geo passa a ter uma frente de atuação nas vendas de entradas para jogos de futebol, tanto via internet como também pelas bilheterias. Dizem que o próximo passo dessa divisao, seja com projetos de sócio-torcedor dos clubes e atividades de hospitalidade em camarote. Isso que eu chamo de visao Copa 2014.

CarnaNegócio

FSP-CARNAVAL-SP, SíƒO PAULO, SP, BRASIL, 04-03-2011: Desfile da escola de samba TOM MAIOR com o enredo "Salve Salve São Bernardo, pedaço do meu Brasil a– Terra Mãe dos Paulistas", na primeira noite do carnaval paulista. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress, COTIDIANO)

O Carnaval passou e não deixou nenhum gosto de quarta de cinzas não. Considerado um dos maiores eventos do planeta, é a representação cultural das mais reconhecidas do Brasil, obviamente muito do seu espontã¢neo tem se perdido com enredos patrocinadores, camarotes com programação para a TV entre outros, mas traz muitos turistas e aquece muitos setores e ainda mais o de eventos que fatura direta e indiretamente com a festa.

Fiz uma clipagem de itens que nos interessam e podem nos ajudar a refletir e apostar em certas áreas:

  • Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, respectivamente – movimentam mais de R$ 2,2 bilhões ea geram cerca de 325 mil postos de trabalho (diretos e indiretos).
  • Salvador tem seus números 06 dias R$ 1 bilhão, 2 mihões de pessoas (sendo 550 mil turistas), médiaa de custo de um camarote por dia R$ 1.500,00 se pensarmos que temos 70 camarotes, gira muito $, pora exemplo no EXPRESSO 2222, Flora Gil gasta R$ 5 milhões e recebe 1.200 pessoas por noite;
  • Já no Rio de Janeiro,a 700.000 pessoas circulam pela cidade e trazem R$ 2 bilhões, com 400.000 pax em empregos diretos ea indiretos. Dados SEBRAE-RJ
  • O Galo da Madrugada perdeu a vaga no Guiness Book para o Bola Preta, os blocos conseguiram 1.6a milhão e 2 milhões de pessoas frequentando a sua folia.
  • Os sites de compras investindo em ações promocionais durante o carnaval para arrecadar mailing ea também vendendo pacotes de pousadas e hotéis e até ingressos para os desfiles;
  • Nas alegorias e cenografias a tecnologia estava fortemente presente, em telas gigantes, luzes ema fantasias, leds em carros alegóricos, …
  • No Facebook , a Suvinil, fez uma brincadeira interessante, você colocava adereços em sua foto convidavaa amigos para compor seu bloco se “fantasiando”também… – Bloco virtual, é mole ?!
  • Também estamparam no carnaval campanhas de conscientização como:
    • Contra as drogas
    • Respeito ao patrimí´nio público
    • Se beber nao dirija
    • Sexoa seguro e DST
    • Fumo
    • Turismo sexual
  • No Rio de Janeiro o tema das escolas de samba foi: a Superação; por tanta logí­stica para apresentar um carnaval dea qualidade, mesmo com tantos contratempos e perdas;
  • De olho no público GLBTS, o Rio de Janeiro ganhou o primeiro camarote GLS, batizado de Candybox, (Grupo pací­ficaa e siper QG) , custou R$ 4.500,00 por pax e não teve patrocinador.
  • Primeiro no Rio de Janeiro, o Camarote da Brahma, faz 20 anos e se despede do local, pois vai ceder o espaço para aa prefeitura do RJ para obras relacionadas a 2016. – Criativos dos eventos, aí­ está uma grande oportunidade paraa 2012
  • Cordeiro, o profissional ao lado dos trios que separa os com abadás e os da “pipoca”, recebe R$ 30,00/diaa + VT, na Bahia foram 60.000 cordeiros trabalhando – Para muitos a oportunidade de estar pertinho da foliaa do carnaval, mesmo trabalhando;
  • 424 blocos, 2.5 milhoes de pessoas, contou com 7.400 banheiros quí­micos, 800 agentes de trí¢nsito, guiaa de blocos em português e inglês – Patrocí­nio Itaú e Antarctica
  • A média registrada com a transmissão dos desfiles – que ocupou as madrugadas dos quatro dias dea carnaval na TV Globo – foi maior nos dias em que a emissora exibiu as escolas paulistanas, bem comoa a apuração que em SP teve 26 pontos de audiência e no RJ 17; aos poucos SP vai conquistando postoa de carnaval tão profissional e de qualidade quanto do RJ; assim como cidades com suas caracterí­sticasa populares não só com Bahia e Recife, mas tambem em MG, Sao Luiz do Paraitinga reerguendo-se, entrea outros.
  • Recife 800 milhões de pax, gerar 7000 empregos diretos e indiretos e R$ 3 milhoes de receita
  • Porque os maiores patrocinadores são de cerveja? Simplesmente porque mantem as vendas do verão pora mais tempo (blocos, bares, camarotes, ambulantes, praia, etc. Ainda mais este ano em março.
  • O NíƒO marketing – a Duracell patrocinou o trio de Daniela Mercury, fazendo alusao a pilha e o espiritoa da artista e a durabilidade 7 horas no ar. O fato é que em meio a folia, a energia acabou e o trio ficou sema luz durante 5 minutos, depois ficou 1 hora parado na frente do camarote de Ivete por falha mecí¢nica. Ema tempos de internet blogueiros e twiteiros colocaram: “O coelhinho da Duracell não aguentou” – Que azar !!!

Deixe um comentário