O LAMEC – Latin America Meeting & Event Conference, que aconteceu agora em Agosto, teve um dia destinado a discussões relacionados com muitos temas importantes para o setor.

Iniciando com um café da manhã que propiciava muito networking, alguns patrocinadores se apresentaram via ví­deo e até com samba enredo, logo na sequencia Fischer da TotalCom, o publicitário que hoje é reconhecido por ser pai do SWU, fez muito propaganda de sua agencia, mas expos o quanto o evento mais do que fazer parte da comunicação integrada é mecanismo de alinhavar várias possibilidades de relacionamento efetivo de marca. O SWU é exemplo de um evento que conglomera: conteúdo, entretenimento, envolvimento, meio ambiente – é multo.

Nas várias salas, foi difí­cil optar em qual ficar, entre temas como sustentabilidade, nova tecnologias, gamification, grandes marcas e patrocí­nios em evento, grandes marcas e eventos proprietários, etc. Um pouco confuso para acharmos as salas e os temas, mas tendo que optar entre os vários temas interessantes, ouvi sobre gamification (o uso de games em eventos – num resumo bem direto) e as possibilidades são infinitas pois os games facilitam o acesso as pessoas presencial e virtualmente e com o score isso cria uma relação que se estend – interessante que um painelista falava conosco direto dos EUA.

Em um mesa com alguns dos maiores eventos do Brasil, tivemos acesso a algumas informações bem bacana sobre o segmento. Confira:

  • Festival de dança de Joinville: onde um evento acontece numa cidade que não é capital, mas ficou conhecida como capital da dança, sendo o único festival do mundo com vários estilos de dança num mesmo, onde vários bailarinos saí­ram para brilhar no exterior (legado) e é o mairo evento de dança do mundo. Além do concurso, com aulas, oficinas, apresentação ao ar livre e uma feira da sapatilha;
  • Festival de cinema de PE, desde 1997, lançado em SP e que em 6 meses de planejamento conglomera conteúdo e lançamentos interessantes e agora faz história exportando seu formato para o 1aº Festival de cinema de angola com expertise brasileiro;
  • Planeta Atlí¢ntida, evento consolidade, onde seu gestor Flavio steiner, se diz um homem de negócios que faz eventos, não um org, de eventos que vende cotas;
  • A representante do CVB de Campos de Jordao, falou do festival de inverno que existe desde 1970, mas só em 2004 teve patrocí­nio privado e a partir desse ano a gestão do mesmo passa a OSESP (conteúdo), o sucesso é vitrine e ao mesmo tempo “peso”pois a cidade tem que trazer gente em outr épocas e para outros eventos;

Mais tarde, assisti a mesa sobre Grandes Marcas e Eventos Próprios, onde a Coordenadora de Marketing Institucional da Natura Fernanda Paiva, explicou a maturidade de mudar do Natura Us para Natura Musical, pois a marca tem uma “pegada”brasileira como podia patrocinar nomes internacionais junto com nacionais sendo que isso ofuscava a participal local e a possibilidade de ter experimentação de uma maneira muito simpática, com banheiros montados durante show com os produtos e também protetores solares. Confira alguns destaques do que aconteceu nesta mesa

  • Luiz Gonzaga que trouxe a tela gigante (325ma²) em ações para a Telefonica e Vivo Open Air e que já levou essa receita para Madrid, Portugal e Chile, mesmo parecendo ser um cinemão, as possibilidade de contato da marca com as pessoas através de bilheteria, temas de filmes, festas antes e depois da projeção, gifts nas poltronas, áreas VIPS, enfim infinitas possibilidades.
  • Gabriela Steinberg da BMW, representa toda a parte de comunicação da empresa e comentou que o BMW Jazz Festival surgiu da oportunidade de aproveitar um evento existente (Antigo Tim Festival) + paixão do presidente da empresa (adora jazz e é o curador) e a uma forma de transformar fãs em clientes e clientes em fãs (obs: eu sou fã, mas não consegui ter verba para um BMW, rs) interessante que os ingressos são vendidos no mesmo dia, mas a BMW diz que evento não se paga, mas é interessante para seus objetivos.

No encerramento do evento, um lado social com o evento divulgando e apoiando uma ONG de animais abandonados e a mesa falando sobre tendências com a representantes da TV1, MPI, ESPM.

Um ótimo evento, mostrando que o segmento está em efervescência, e que ainda será seguido esta semana coma o 16a° Encontro de Promoção e Eventos (de 20 e 21 de agosto na ESPM) e logo mais IXa Seminário da Asoociação Nacional de Pesquisa e Pos Graduação em turismo, 30 de agosto e 01 de setembro, na Universidade Anhembi-Morumbi.

Outros Workshops e Conferências

Nas últimas semanas, tivemos outros dois eventos bacanas sobre o mercado, que merecem menção:

MCI – Eventos 3.0

A MCI a realizou um evento discutindo e mostrando no design do próprio evento o que entende por EVENTOS 3.0 para meeting planners de muitas empresas, mostrando novo formatos, vivenciando o hibrido, destacando a sustentabilidade, indicando tendências, trazendo on line palestrantes do outro lado do mundo. Foi nota 10.

Workshop MPI Education

No mesmo dia a MPI Education fez um workshop, trazendo temas como cenografia, gestão estratégica, logí­stica para profissionais de maneira bem didática e com apoio da Universidade Anhembi Morumbi. Bem bacana.

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