No início do mês, fui convidada pelo pessoal da UBM para falar aos expositores da Intermodal, a segunda maior feira de logística do mundo, que acontecerá de 1 a 3 de abril, no Transamérica Expo.
Neste encontro, dei dicas de como otimizar a participação das marcas e cuidados no planejamento num estande de feira. Cada vez mais, promotor e expositor devem trabalhar juntos, o que sempre rende resultados positivos a todos. Mais do que capacitar, é preciso alinhar estratégias conjuntas para que todos saiam ganhando. Discorri sobre 14 pontos, e aqui escolho um para dividir com vocês, expositores de plantão.
O estande
O ambiente de feiras de negócios é o evento mais face to face que podemos encontrar, e se caracteriza como a mais diversificada vitrine de um setor produtivo e de serviços. Gera negócios para grandes, médias, pequenas e micro-empresas. A feira é o local onde os objetivos de vendedores e compradores estão muito próximos. Mas esse ambiente também traz muita “espionagemâ€: comparações e competição acirrada e constante são inevitáveis. Por isso, a participação deve ser planejada com critérios.
Nesse sentido, construir um bom estande é fundamental, uma vez que ele é o palco da participação de uma empresa numa feira. O estande deve traduzir os objetivos traçados e viabilizar as mensagens, de maneira que, quando o visitante olhar, deve compreender qual é e como é a empresa, conhecer seu produto ou serviço e entender o que ela pode fazer pelo cliente.
Quanto ao formato, você pode optar por tematização, gigantismo, espaços semi-abertos ou que simulem uma situação real, criar um projeto sustentável, entre outros. O importante é ter um ambiente que mostre as novidades, possibilite encontro comercial, remeta aos elementos de marca e tenha uma atmosfera de hospitalidade.
O resultado vem com os leads prospectados e pedidos feitos. Isso é sucesso revertido em vendas e visitações!