Uma amiga me pediu para falar do começo da carreira no segmento de eventos.
Parei para refletir e lembrar um pouco do meu início, pensando se seria possível ter receitas ou escrever algo como “Os 10 passos para iniciar a carreira em Eventos”, mas acho que o caminho é outro, e serve para qualquer momento da carreira, não apenas para quem estó no começo da carreira: fazer algumas perguntas a si mesmo.
Como pessoa e como profissional, quais habilidades e perfis eu tenho?
Capacidade é a perspectiva de conseguir realizar algo. Habilidade é a competência de realizar algo bem. Portanto avalie como esses elementos são para você:
- atividades fora da rotina, horários alternativos de trabalho, períodos de descanso curtos ou que demorem a acontecer, etc.
- Trabalho em equipe e equipes ecléticas, rapidez de empatia, poder de síntese e articulação, extroversão, atuação sob pressão
- Formato de contratação freelancer (principalmente no início da carreira)
Muitas pessoas não possuem capacidade e habilidade para o segmento de eventos, que tem exigências muito específicas, como alguns dos que citamos.
Pretendo trabalhar com eventos. Mas quais tipos e onde?
Sociais, artísticos-culturais, esportivos, corporativos, educativo-cientificos,etc. Qual ou quais deles lhe interessa? O segmento de mercado e área de trabalho também: você como fornecedor ou executor (produtor), como cliente, vendas ou atendimento? Cada um tem um perfil, um mercado, uma dinâmica, demanda conhecimentos específicos e cruzar esses dados com os elementos citados no item acima, é fundamental.
se você não ainda sabe a resposta para esta pergunta, uma forma pode ser ir experimentando nos vários tipos e segmentos, aproveitando a fase de estágio e de idade onde “freelar” variadamente não é mal visto.
O curso de formação que estou realizando tem aderência real com a área de eventos?
Hoje em dia temos cursos tecnólogos e de graduação focados na área de eventos, bem como muitos cursos na área de Hospitalidade e Comunicação contemplam disciplinas de Eventos. Se você está fazendo algo assim, a resposta é SIM.
Se a resposta é não, você pode fazer outra graduação ou até mesmo buscar cursos de Pós Graduação em Eventos que ajudarão a compreender e se inserir no mercado.
Eu frequento frequento eventos em número suficiente?
Na carreira de eventos, além dos atributos técnicos, é muito pautada em termos contatos e estarmos antenados ao que acontece. Um dos melhores locais de obtenção de networking são os eventos. Além da criatividade, boas práticas e a capacidade de enxergar oportunidades, características alimentadas por novos livros, contato com novos fornecedores, novos cardápios, novos produtos, novas tribos, novos talentos, novos lugares, etc. Tudo isto pode ser visto em feiras, vernissages, inaugurações, lançamentos, festas e nas pessoas que os frequentam e nos nutrem de novidades e possibilidades.
Eu realmente conheço o segmento de eventos?
Você sabe levantar quanto dinheiro tem movimentado o setor, quais são as formas de negociação, volume de ações das empresas?
Verifique associações e entidades especificas no seu estado/país, sua missão, seus números, seus serviços de apoio a novos profissionais e empreendedores, isto pode ajudar a sua inserção no mercado seja com informações, seja com programas de apoio, seja com rede de contatos e divulgação.
O sentido de fazer estas pergunta é uma direção em nossa na carreira de Eventos, essa cativante área tão exaustiva e empolgante, mas que, como em qualquer profissão, merece e precisa ter pessoas apaixonadas pelo que faz, corretas com seus pares e em busca da excelência.
Será que ajudei neste início de sua carreira em eventos?