Ao classificarmos eventos, um dos quesitos é periodicidade do evento. Mais do que simplesmente categorizar, é importante entender como estas divisões impactam na organização e função dos mesmos.

Classificação de Eventos por Periodicidade
Tipo Definição Exemplos
Data fixa ou permanente Ocorrem com frequência determinada
Feriados cívicas e religiosas e datas precisas do calendário
Desfile de 7 de setembro
Corrida São Silvestre
Ex: Feira Benedito Calixto, feira de antiguidades e artesanto que ocorre todos os sábados há 25 anos
Data móvel Seguem o calendário relacionado ao tipo de produto ou a análise da organização do evento. Os intervalos podem ser irregulares, mas mantém uma certa ocorrência no mesmo período. Ex: coleções (outono/inverno-primavera/verão), programas de sáude (dengue, vacina, etc), colheita SPFW (São Paulo Fashion Week)
Festa do Morango de Atibaia
Data esporádica
ÚNICO
Fatos extraordinários, Comemorações específicas, Oportunidade única Tributo a Ayrton Senna (10 anos)
100 Anos Jorge Amado
Vernissage (abertura é feita uma vez só)

Agora que separamos os tipos, pensemos um pouco sobre como esta classificação impacta na efetividade dos eventos:

  • Quando temos eventos com data fixa é mais fácil programarmos a participação;
  • existe histórico que pode ser pesquisado e referenciado para versões em outras localidades;
  • se tal data é muito relacionada com certas áreas, a busca e o interesse de patrocinadores é focada e mais fácil;
  • o tempo para preparação é otimizado: é possível determinar uma data fixa. Ex: Todo último domingo do mês. Ccom isso as pessoas se programam para participar, independente de data. O risco disso é que pode coincidir com algum feriado.

Em eventos de data móvel:

  • é preciso conhecimento técnico dos elementos á serem abordados. Ex: colheita de morango é de agosto a dezembro, mas em setembro costumeiramente é o auge da colheita.
  • ainda tendo como exemplo a colheita do morango: atenção a problemas com chuvas ou secas, que prejudicar a qualidade e a quantidade do produto principal do evento.
  • estes fatores podem atingir a divulgação, que deve ser feita com antecedência. Aqui o interessante é que temos uma certa expectativa para com o evento, mas como não sabemos quando efetivamente acontecerá, será necessário ficar em busca de informação e informando seguidores em blogs, sites, redes sociais para perderem os ingressos ou promoções.

Em eventos esporádicos:

  • um tema da atual pode ser rapidamente explorado;
  • algo novo como a abertura de um lugar traz um grande interesse da mídia e participantes, por isso inaugurações e lançamentos bem arquitetados impactam diretamente no sucesso do empreendimento.
    Ex: Um projeto premiado da Gafisa/Agencia Innova, o “Square in the sky experience”, onde as pessoas ficavam a 80 m num container/apto para sentirem como seria a vista de sua varanda do empreendimento imobiliário que não existia. Conseguiram com isso, na única oportunidade de venda, fazer com que os prospects vivenciassem como seria viver naquele prédio.

Deixe um comentário