Coma 28 anos de história, o Rock in Rio é, hoje, o maior evento de música e entretenimento do mundo, que conta com edições em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012).a Nesta 13aª edição, a tivemosa sete dias de show, cinco palcos, a 160 atraçõesa e destaque especial é dado para o setor dea turismoa (os gastos do público de fora com habitação, alimentação e outros passeios relativos í  viagem trouxeram ganhos expressivos para esse nicho).

Um dos principais motivos para que o foco nos shows aumentasse é o fato de as bandas não estarem mais vendendo tantos discos, o que costumava ser a principal fonte de receita.

Interatividade

A construção da marca explica, em grande parte, a o sucesso de público e a captação de patrocinadores (que, só nesse ano, aumentou em 20%, o que corresponde a e um total de R$ 3.1 bilhões de reais). Não por acaso, foi nesse quesito que as marcas mais surpreenderam: em 2013, o evento bateu seu próprio recorde de licenciamentos, com mais de 600 marcas.

Não há dúvida, portanto, de que os 73 patrocinadores, apoiadores e parceiros – a da indústria de cosméticos í  indústria de calçados – souberam aproveitar essa atmosfera. a Entre as ações mais surpreendentes, estão:

  • Correios: cartões postais a enviados com selo personalizado;
  • No saguão VIP, cabeleireiras estavam í  disposição para fazer penteadosexclusivos ema homens e mulheres que desejassem mudar o estilo do cabelo;
  • Itaú: o banco promoveu a experiência Astro do Rock;
  • Domino’s investiu a no projeto Lixo no lixo, Rio no Coração, que consumiu investimentos de R$ 1 milhão.
  • Aproveitar a eficácia do slogan QUANTO MAIS _____ MELHOR, da Coca Cola. Latas de 350 ml e garrafas de 600 ml da Coca-Cola eram vendidas contemplando os gênerosa gêneros musicais rock, metal, MPB, pop, clássico, eletrí´nico e hip hop. Foi criado, ainda, o aplicativo Cola-Cola Zero Música, disponí­vel para Android e iOS;
  • A empresa SKYa a trouxe Ami James e outros cinco tatuadores da Body Art Tatoo para promover o conceito Marcados pelo Rock, através doa estúdio de tatuagem que foi montado para atender o público.
Anúncio de promoção dos picolés Itália no Rock in Rio
Picolés Itália – Rock in Rio
Anúnio da Domino's para o Rock in Rio
Patrocí­nio Domino’s no Rock in Rio

Custos

De acordo com os organizadores, o custo total de produção do Rock in Rio 2013 foi de R$ 135 milhões. Com os ingressos, que renderam cerca de 85 mil por dia (ao custo de R$ 260,00 ou R$ 130,00, o correspondente í  meia entrada) o festival teve receita de R$a 87,9 milhões de reais (sem lincensing), segundo a organização informou ao Ministério da Cultura (MinC).

Além disso, o Rock in Rio também captou 8,8 milhões de reais de patrocí­nio via Lei Rouanet (aa produção do evento havia solicitado autorização da captação de 20,3 milhões, no entanto, foram aprovados apenas 11,7 milhões). Entre os principais patrocinadores que entraram na cota da Lei Rouanet, estão os Correios (2,1 milhões), a Redecard (2 milhões) e a Sky (também 2 milhões).

 

Realmente, um sucesso de público e vendas.

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