Em setembro, tive a oportunidade de fazer uma entrevista com Jarbas Medeira, da Porto Seguro, sobre algumas particularidades de seguro para feiras e eventos. Confira!

Pergunta: Qual seu nome e cargo na Porto Seguro?

Resposta: Jarbas Medeiros, gerente de ramos elementares da Porto Seguro – Companhia de Seguros.

Há quanto tempo a Porto Seguro tem produtos voltados ao setor de eventos?

Resposta:Já atuávamos com o seguro para eventos, porém, o produto passou poruma reformulação e o lançamos novamente em 2010.

Qual a dificuldade de proliferação, maiores dúvidas e receios neste setor?

Resposta:Percebo que o setor até percebe a necessidade e importã¢ncia, mas principalmente pequenas e médias empresas da área entendem que o valor seja muito alto e não têm condições de aderir.

O que vocês tem a dizer sobre isso? Podem dar algum exemplo de custo?

Resposta:O mercado de eventos no Brasil busca constantemente a profissionalização e a especialização, está em franca expansão, e já atingiu as primeiras posições no ranking de paí­ses que recebem eventos internacionais. O grande número de eventos realizados em todo o paí­s faz com que os organizadores estejam mais atentos em garantir o êxito da atração e a segurança do público e colaboradores.

O que podemos perceber é que algumas vezes as empresas organizadoras de eventos esquecem de incluir a despesa para a contratação do seguro no planejamento e orçamento do evento. O custo do seguro depende do valor e das coberturas contratadas e, em média, representa 0,5% do valor contratado. Podemos afirmar que vale muito mais contar com uma proteção e se prevenir, pois os gastos decorrentes de sinistros podem ser ainda maiores.

í‰ possí­vel ter seguro permanente ou tem que ser evento a evento?

Resposta: A vigência deste seguro inclui todo o perí­odo de duração de cada evento e, quando contratadas as coberturas de instalação, montagem e desmontagem estendem-se do primeiro ao último dia dessas operações (desde que contratadas antes do iní­cio das mesmas).

O Porto Seguro Eventos pode ser contratado por pessoas fí­sicas ou jurí­dicas responsáveis por organização, promoção ou exposição. O produto possui abrangência em todo o território nacional e cobre eventos de diferentes categorias (empresarial, técnico, esportivo,promocional, social, religioso, shows, apresentações, convenções, congressos, entre outros), realizados ao ar livre, em espaços semiabertos ou fechados; abertos ou não ao público.

í‰ verdade que existe um seguro especifico para bares e restaurantes relacionado a arrastão?

Resposta:Na verdade, nosso seguro para Bares e Restaurantes foi lançado em 2007. Em julho deste ano incluí­mos na apólice a proteção para arrastão. Ela garante automaticamente os bens de clientes do estabelecimento comercial. O seguro, desenvolvido exclusivamente para atender í s necessidades desses estabelecimentos, conta com garantias para roubo de bens e quantias em dinheiro (Subtração de Bens e Valores), além de oferecer indenização para os danos sofridos pelos funcionários e clientes (Responsabilidade Civil).

O que vem de novidade por ai?

Resposta: O que podemos adiantar e afirmar é que pretendemos continuar inovandoe surpreendendo tanto o mercado, como nossos clientes com produtos e serviços inovadores. Os corretores continuam como nossos parceiros, nosso canal de distribuição e relacionamento, tendo como missão disseminar a cultura do seguro pelo paí­s.

Onde encontrar mais detalhes (site, etc.)?

Resposta: Para maiores informações consulte seu corretor de seguros ou acesse www.portoseguro.com.br e procure por Porto Seguro Eventos.

Deixe um comentário