Um dos objetivos quando criei este boletim, era dividir noticias que são importantes no segmento de eventos, e os eventos que discutem eventos também vem aumentando.
Estive no SMEC-LA semana passada (Strategic Meeting & Events Conference – Latin America e segue um breve resumo do que ouvi e pude conferir de algumas falas). Em breve teremos por aqui informações sobre aa ExpoSystems e o Marketing Show, portanto vamos aproveitar.
SMEC-LA
Dentre algumas falas dentro do SMEC-La, destaco alguns comentários dos palestrantes:
Viviane Araújo – Pres. ABGEV
• Trabalhar com turismo de lazer e bem diferente que trabalhar com turismo de negócios, os mecanismos e instalações podem ser as mesmas , mas a abordagem e o tempo bem diferentes;
• O Brasil atua como locomotiva na América Latina, onde os outros países são vagões, em tamanho, profissionalismo, amadurecimento, isso é bom, mas traz um peso para nosso país, ainda mais nos próximo 06 anos, mas temos uma posição de liderança muito clara;
•Estudos dos grupos de estudos da ABGEV com cartilhas e indicações, acompanhar no site da entidade;
• As empresas hoje em dia querem entender mais sobre as viagens de negócios, e não por uma questão de supervisão e sim para otimizar custos e benefícios;
Bruce Mcmillan – CEO MPI
• Em pesquisa nos EUA, a cada U$ 1 dólar investido em viagem de negócios, retorna U$20,00 em beneficio da empresa
• Os olhares todos estão voltados para o Brasil e destacou novamente na ísia a Coréia
• Sobre a conectividade, falou sobre o evento além do evento, acontecendo nas redes sociais on time ou posteriormente, para utilização de outras formas
• As redes sociais precisam de estudo especifico para apoiar os eventos, citando inclusive a rigidez da China para com a informação, mas que já tem o seu facebook próprio o Kuku
• Reiterou que NíƒO existem mais eventos que não se preocupem com CRS (Corporate social responsability)
Danilo – Francheschini Consultoria
Trouxe novos dados sobre o mercado de eventos e um comparativo de outros anos (aplica-se questionários nas 1000 melhores empresas da Ver Exame) este ano com 100 entrevista e alguns números interessantes
• 63% eram da indústria e 37% do comercio e serviços
• Quem trabalha no setor de eventos, tem pos (58%) e mais de 05 anos de experiência na área e aumentou o número de envolvidos no setor (7%-industria, 18% comércio&serviço) mostrando assim uma maior empregabilidade no setor;
•70% das empresas tem calendário definido, iniciando os preparativos 3 meses antes e as empresas tem 220 eventos/ano média.
•63% das empresas tem o setor de compras atuando na decisão de compra de eventos (EUA e Europa esse numero é de 30%), mais do que nunca temos que aprender a
• Encantar o atendimento, mas também o setor de compras
• Estão preocupados com eventos verdes, descarbonização, etc;
Preocupados com a formação dos profissionais, achando que o mercado tem que melhorar (temos que estarmos nos reciclando sempre)
• Gostariam de ter mais transparência nas apresentações de projetos (preço, como, quem, …)
Mesa Redonda – Democratização do Luxo & Eventos
Uma bela apresentação da mediadora e de profissionais que organizam a Ataual Luxo-MCF e a nova feira Travel Week.
- “Luxo é tudo aquilo que nos proporciona um grande prazer pessoal e social e que trascende a nova existência cotidiana†– Suzana Campuzano
- Luxo não é produto é sensação, tem significado emocional
- “Desejável por muitos, acessível para poucos” – Jean Kapferer
- Para o luxo, os eventos são fundamentais pois conseguem o TEMPO das pessoas, que é precioso e fundamental
- Hoje em dia temos os aspirantes ao luxo
Além disso tudo, reencontrar alunos, antigos colegas, clientes sempre é muito bom.