Aproveitando a oportundiade de que minha ex aluna Selma foi ao SWU, pedi que ela escrevesse com uma visão de profissional de eventos sobre o Festival.a Segue abaixo as suas impressões e alguns “pitacos” desta que vos fala.

SWU (Starts With You – Começa Com Você)

Quando eu fiquei sabendo do SWU, achei super interessante í  idéia dos showsa acontecendo paralelamente a um movimento de conscientização em prol daa sustentabilidade, com o intuito de mobilizar o maior número possí­vel de pessoas ema torno dessa causa, situado num lugar fora da cidade de São Paulo, criando uma novaa versão do lendário Woodstock, porém desta vez em terras tupiniquins.

SWU - Começa Por Você

Várias bandas boas confirmadas e eu pensei: preciso estar neste lugar de qualquer jeito,a e foi assim que em Agosto/10 adquiri meus ingressos ainda a preços promocionais ea comecei a agitar os amigos para irem também.

Alugamos uma casa em Salto, juntamosa uma turma de15 a 20 pessoas, alugamos uma van e fomos todos os dias para a Fazendaa Maeda curtir o evento que entraria pra nossa historia.

Chegando ao evento, empolgados como adolescentes, nos deparamos com um trí¢nsitoa na estrada de terra de acesso a fazenda e tentamos chegar o mais próximo possí­vel, masa acabamos caminhando até o portão de entrada, que tinha o acesso super tranqí¼ilo dea entrar naquele momento. Muitos tiveram dificuldades em outros horários, e fica difí­cila entender como um evento desta magnitude tem somente uma entrada, especialmentea se levarmos em conta que 40% do público levou mochila, bolsa ou algo do gênero.

O tempo da revista era enorme e as filas claustrofóbicas. Em outro canto havia umaa entrada para quem tinha ingresso de pista Premium, mas se seu carro não estivesse noa estacionamento Premium você não podia entrar por lá. Faltou um pouco de logí­stica ea coerência pura.

Dentro do local haviam diversas tendas montadas com o intuito de passar informaçõesa e dicas de sustentabilidade ao público, uma estrutura gigante, dois palcos, banheirosa em três locais, duas praças de alimentação, segurança, ou seja, um verdadeiro festivala de música, arte e conscientização. Porém, ficou faltando um detalhe importante:a mais cestos de lixo espalhados pelo evento.

Existiam diversas latas, garrafas plásticasa e todo tipo de lixo jogado ao chão, eu mesmo fiquei segurando uma lata por um boma tempo atrás de um cesto de lixo que não encontrei próximo de onde estava e mesmoa sabendo da existência de catadores de lixo que reciclavam, ali mesmo, todo lixoa recolhido durante o evento, penso que a verdadeira conscientização de sustentabilidadea deveria começar com a ação de jogar o lixo no lixo, afinal, começa com você, certo ?

Outro ponto fraco ocorreu somente no primeiro dia. Filas imensas e desorganizadasa na hora de se alimentar, algo que foi corrigido no segundo e terceiro dia. Mesmoa assim demorou um bom tempo até conseguir comprar algo pra comer.

E o frio quea estava naquele lugar? Mas isso fugiu da alçada do organizador, um vento frio que nãoa adiantava estar todo agasalhado, sentia-se frio do mesmo jeito, pois era um espaçoa aberto, no meio do mato, não tinha como não estar gelado.

Pontos fortes: além da energia boa de toda galera durante todos os shows, não vi brigasa e nem desentendimentos, as bandas foram muito bem escolhidas e a qualidade do soma estava de primeira. Isso fez toda a diferença. Todas as bandas deram show de verdade,a bom de ver e ouvir. Até mesmo as bandas que não eram do meu gosto, mandarama bem devido í  qualidade do som. Porém, a grande expectativa pra nossa galera nestea evento era Rage Agains the Machine, que em minha opinião foi í  melhor banda doa SWU, fizemos camisetas com logo sobre a banda, criados por nós e fomos todos
uniformizados. Foi muito legal isso, poder participar de um evento com caracterí­sticasa próprias.

Eu avalio o evento como sendo de boa qualidade em termos de som e estrutura, coma relação í  organização existe a necessidade de alguns ajustes para o próximo ano, umaa delas é melhorando a forma de como chegar até o local, melhorar o acesso a compra dea alimentação dentro do espaço, a conscientização “in loco” da sustentabilidade atravésa de lixos, bituqueiras e pessoas orientando.

Em resumo, a idéia do evento foi muito legala e providencial para o momento que estamos vivendo em todo mundo, uma vez que oa assunto da moda e das grandes discussões por todo mundo é a recuperação do nossoa planeta e principalmente a conscientização desses problemas junto í s pessoas que nelea vive.

Enfim, uma boa iniciativa unindo música, arte e conscientização, falando diretamentea para um publico jovem, que esta com todo gás pra mudar a historia do nosso planeta.

Parabéns aos organizadores!!!

_____________________________

Selma A. Silva
Ex aluna da Especialização em Planejamento e Produção de eventos-Anhembia Morumbi/ Produtora The Marketing Store

Uma resposta

Deixe um comentário