Tive o prazer de ser entrevistada para o site Tempos e Movimentos sobre o mercado de eventos e selecionei alguns trechos da entrevista. Confira abaixo e depois leia a íntegra lá no site (clique aqui: http://j.mp/N74OjO )
Tempos e Movimentos a – Como você avalia a procura por formação nos últimos anos?
Líbia Macedo – Um avanço. A procura por cursos é sempre muito grande. Em 7 anos aqui na universidade [Anhembi-Morumbi], apenas um semestre não tivemos curso por falta de turma.T&M – Você avalia que foi uma necessidade de mercado?
Líbia – Sim. Tivemos a entrada de multinacionais, o mercado mudou, as empresas mudaram as suas políticas de estratégias. E assim o profissional deixou de ser o fazer, hoje ele tem que ser o pensador. A realidade era a preocupação de como fazer, agora é a preocupação de como pensar… A estratégia!T&M – Profissionais de agências e empresas atuantes também procuram pelos cursos?
Líbia – Percebo no meu curso que a agência está preocupada e muitas vezes elas financiam os estudos do profissional. Outras procuram por cursos livres. Podemos dizer que 70% trabalham com diretamente com a produção do evento e 30% são clientes ou donos de empresas.T&M – Quais os principais percalços que o profissional enfrenta no mercado de evento? Quais os principais problemas?
Líbia – Primeiro, são os clientes que não entendem o processo de um planejamento. Sempre digo que eles acham que é possível ter disque eventos… Tudo é para anteontem. Não adianta pensar que uma convenção é mais ou menos igual a do ano passado. Se fosse, seria igual. Não existe copy paste de um projeto?