O transporte é um item fundamental na logística de eventos. Pensando nisso, elaborei uma lista de perguntas que todo gestor de eventos deve se fazer ao organizar o transporte em viagens corporativas:
- Escolha da agência
Dúvidas mais que necessárias para cotar seu parceiro Destination Management Companya (DMC):a tem expertise? Atua em qual área? Quais são seus parceiros oficiais? E no atendimento, é bem avaliado? - Políticaa paraa viagens corporativas
Esse fator faz toda a diferença para a inclusão ou exclusão do local para o evento. Aa empresa que você está contratando tem uma normativa paraa viagens corporativas? Se sim, utilize-a para pleitear frequência dos ví´os para o destino do evento;a exclusividade em contratos com companhias aéreas; bandeiras, categorias, diárias e itens cobertos em hotéis; a quantidade de pessoas que viajam juntas (dependendo do cargo), tipos de seguro e formas de reembolso. - Avalie benefícios
O que as companhias aéreas estão oferecendo para você? Descontos?a Facilidades em check-in? Como ocorre o deslocamento dos participantes do seu evento (voo, í´nibus e transfer)?OBS: em eventos internacionais é comum que os participantes busquem metrí´ e trens por conta própria, mas esse é um hábito que poucos brasileiros têm. Certifique-se de que haverá um staff de apoio para levar as pessoas ao seu destino final (de preferência, com profissionais que tenham conhecimento de idiomas como o inglês ou espanhol).
- Para perguntar na hora da visita técnica
– Qual será o ponto de encontro no aeroporto?
– Onde ficarão estacionados os í´nibus e os transfers?
– Os carros de transporte estão bem identificados? Dica: eles são ótimas fontes de merchandising. Cole adesivos no carro para chamar a atenção das pessoas!
– Qual é a distã¢ncia e qual é o tempo estimado para que os traslados busquem seus participantes? Dica: nunca se esqueça de checar os horários de rush.
– O motorista do í´nibus/van sabe checar ao local? Dica: certifique-se de que ele tenha o endereço de destino em mãos (nada pior do que ficar perdido!)
– Onde e como ficam as bagagens de mão dos seus participantes? O aconselhável é separar um transporte para pessoas e outro para bagagens, que devem estar devidamente identificadas.a Dica:a no aeroporto, faça a lista de check-in do hotel e aproveite para colocar o número dos quartosa na etiquetas de identificação das bagagens; assim, na hora de chegada, a mala já é despachada (o que facilita o trabalho do receptivo no hotel).
Se você já pensou nisso tudo, toque o projeto para frente e faça umaa boa viagem! ;)
Vale lembrar: Contratar um(a) bom(a) produtor(a) de logistica;
e lembre-se do quao importante eh este(a) profissional e respectiva equipe na hora de fazer sua planilha de custos!