De acordo com notã­cia do Mundo Marketing, e ultrapassando os octógonos e a fronteira do esporte, o UFC (Ultimate Fighting Championship) assumiu a liderança entre as marcas com mais licenciamentos no Brasil.

De camisetas e bonés a equipamentos para o público juvenil ou atletas profissionais, a organização de artes marciais mistas, o MMA (Mixed Martial Arts), modalidade criada nos Estados Unidos, acaba de ganhar o troféu de Melhor Programa de Licenciamento Adulto, durante a quinta edição da Licensing Brasil Meeting. Hoje, o Grupo Exim Licensing Brasil, agente para América Latina das marcas UFC e TUF (The Ultimate Fighter), tem contrato com 25 empresas, que são responsáveis por mais de 400 itens em diversas categorias.

Em 2011 as vendas da marca UFC cresceram mais de 40% e, para 2012, a expectativa é que o desempenho se repita. A meta do grupo é chegar em 2013 com mais de 500 produtos no mercado. Um estudo elaborado pela Applied Analysis sobre o UFC 134, contratada pela empresa Zuffa, realizado no Rio de Janeiro, mostrou que o evento gerou um impacto econí´mico de R$ 66,8 milhões, sendo R$ 24,3 milhões diretamente e R$ 27,3 milhões de forma indireta. Além disso, foram criados 435 empregos e gastos R$ 16,3 milhões em salários ou remunerações. Se comparado í  Fórmula 1, que movimenta R$ 250 milhões por ano no Brasil, o número é pequeno, porém o UFC realiza mais eventos neste mesmo perí­odo.

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