Novo centro de convenções em Pirituba, São Paulo
Confirmado, mais um centro de convenções em São Paulo, no bairro de Pirituba. Construído pela Odebrecht e com capacidade para 6.500 pessoas, terá shopping center, edifícios comerciais, pavilhão de exposições e hotéis. O custo estimado é de R$ 4 bilhões. O plano é inaugurar o local será com o Congresso da FIFA durante a Copa das Confederaçoes em 2013.
Falta estrutura de turismo e eventos para Copa 2014
Apesar da notãcia anterior, em reportagem da Folha sobre feiras de negócios e a Copa, foi exposto o que muitos de nós já sabemos: não temos pavilhões de exposições suficiente, tampouco unidades hoteleiras. Acredito que o país nao pode parar com os outros setores durante a Copa, mas não temos onde transferir as feiras de negócios que movimentam R$ 13,6 bilhões/ano.
Belo desafio para a UBRAFE e nosso setor, para não termos prejuízo.
Mídias sociais e eventos
Já escrevi artigos sobre o impacto da tecnologia em eventos antes, e obviamente as mídias sociais apareciam. Mas algo que preciso reforçar é a capilaridade das mesmas. Acredito que é surpreendente o benefício da venda de linkstore, das transmissões ao vivo HD no facebook, além dos comentários que provocam a replicação do evento para muitos. Pode ser tão forte que a opinião das pessoas pode deixar seu evento no trend topics do Twitter. Sem falar que com o convite na rede você tem um termí´metro e RSVP exposto e pode manter ele vivo mais tempo, com as fotos expostos continuamente oficialmente e com as pessoas que frequentaram em seus álbuns.
Porém, fique esperto, pois com essa abrangência, fica difícil também você acompanhar críticas e minimizá-las. No balanço final, as mídias sociais trazem mais benefícios do que prejuízos, então, saibamos usar.
Turismo no Brasil
O que agrada e o que desagrada aos gringos
Pesquisa do Ministério do Turismo junto com FIPE/USP, traz que a hospitalidade que turistas estrangeiros encontram no Brasil é o que eles mais aprovam quando visitam o país, depois a gastronomia restaurantes e hotéis.
Os itens que menos agradam é o preço, rodovias, telefonia e internet e sinalização.
Turismo religioso
Faz tempo que comento sobre este mercado: Turismo religioso, Em 2010 a fé moveu 6,6 milhões de brasileiros até outros estados, 3,6% das 186 milhões de viagens domésticas registradas pelo Ministério do Turismo (MTur); e trouxe ao Brasil 250 mil fiéis de outros países, 0,5% dos 5,1 milhões de turistas estrangeiros registrados no ano. o turismo religioso tem 96 destinos em todo o Brasil, sendo 18 deles integrados aos 65 destinos turísticos indutores listados pelo MTur. Entre os 344 municípios listados no mapeamento, 177 possuem calendário fixo de eventos religiosos.
Portanto, não apenas a fé que motiva a vinda dessas pessoas, maseventos que representam , reforçam e unem as pessoas nas suas diferentes crenças e por homenagear seus ídolos também.
Campinas e Florianópolis no ranking da ICCA
As cidades de Campinas e Florianópolis vem se destacando no circuito de eventos, inclusive no ranking da ICCA. E em Floripa surge um reforço no setor, um empreendimento de R$ 80 milhões pela Hantei Engenharia, com shopping center, centro de convenções e 6 torres de apart hotel, com obras iniciando em 2013.